Tempo estratégico X Tempo não estratégico.
Já pensou nisso?
Em uma empresa devemos trabalhar, como gestores ou mesmo colaboradores, com o pensamento focado em 2 frentes: aumentar o tempo estratégico e reduzir o tempo não estratégico.
Tempo não estratégico é aquele que é gasto com ações que não impactam no lucro da empresa, como reuniões longas e desnecessárias ou mesmo foco em problemas urgentes mas de pouca importância.
Tempo estratégico é o que faz o lucro da empresa aumentar. Ou seja, se nos perguntarmos se o trabalho que estamos fazendo irá aumentar ou não o lucro da empresa, e entendermos que sim, este trabalho deve ser priorizado.
Aí então, entra o conceito de custo estratégico e custo não estratégico.
Invista em custo estratégico, que é o que traz receita para a empresa como marketing e vendas. Invista sempre mais que seus concorrentes nisso.
Reduza o custo não estratégico como despesas operacionais e pessoas que não trazem bons resultados.
É muito importante para as empresas pensar em lucro como principal indicador de sucesso.
Porque é o lucro que possibilita a sustentabilidade do negócio e o investimento em crescimento e principalmente em pessoas.
Atendo muitos clientes de várias áreas e vejo um erro corriqueiro básico na maioria deles.
Não se posicionar corretamente e não determinar mercados (nichos) a serem atacados pelo marketing.
Para isso, é sempre bom fazer um exercício básico de posicionamento e aprofundar nas respostas a estas perguntas:
- O que vc vai representar na mente dos clientes?
- Em que negócio estou?
- Qual é meu objetivo?
- Que benefícios ofereço?
- Quais minhas vantagens competitivas?
- Qual é meu medo?
- Qual meu público alvo?
- Consigo focar em pequenos mercados (nichos)?
Continue a perguntar:
- Sua posição oferece algum benefício que o público realmente quer?
- Esse benefício é realmente honesto?
- Ele sinceramente me destaca da concorrência?
- É único e difícil de copiar?
- Posicionamento é a chave do marketing e sem ele, qualquer plano ficará fraco. Aproveite. Aproxime.