Marketing Digital para pequenas e médias empresas

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Sumário

Saiba o que o Marketing Digital para pequenas empresas pode fazer pela sua empresa.

A internet é uma ferramenta que ampliou bastante os meios de comunicação social, sendo uma das mais usadas atualmente para esses fins. Grande parte da população brasileira está conectada nessa “rede” e o público acaba sendo muito amplo, englobando todas as idades e demais diversidades.


Essa realidade produzida pela internet, conseguiu atender à todos. E é aí que o marketing digital ganha espaço, por ter uma grande variedade de público, faz com que a informação chegue com muito mais facilidade a quem está destinada, propiciando uma maior captação de possíveis clientes, ouvintes, leitores etc.


O investimento em Marketing Digital pode trazer para sua empresa diversos benefícios, como uma maior segmentação de seu público, a fidelização e a possibilidade de mensuração de dados relevantes, dentre muitas outras vantagens.


Consegue perceber o quanto o marketing digital pode ajudar a sua empresa a crescer? Neste artigo, iremos apresentar à você algumas informações e passos para você criar uma estratégia de marketing digital eficaz para sua empresa. Continue lendo.

O Marketing Digital

A internet mudou radicalmente a forma como as empresas podem chamar a atenção de seu público. Hoje existe muito mais opções de formatos de mídia do que antigamente, canais de informação diversos para atender ao público de forma mais segmentada e com mais eficácia.


Quando alguém quer comprar algo, os consumidores têm confiado na internet como forma de ajuda nessa tomada de decisão. As pessoas buscam informações sobre o produto ou empresa, comparando preços, consultando opiniões de usuários e aceitando recomendações e avaliações nas redes sociais.


O Marketing Digital tem algumas características que auxiliam nessa atividade, permitindo um bom retorno sobre o investimento.

Vantagens do Marketing Digital para empresas

São muitas as vantagens de começar a se investir em Marketing Digital para pequenas empresas, que vão desde a distribuição do conteúdo, que gera um fácil acesso, à segmentação. Segue abaixo alguns dos benefícios do Marketing Digital que selecionamos:

1. É um meio de criar segmentos

Separar os leads de acordo com o interesse de cada um deles e a partir disso, promover ações com um foco muito maior é um diferencial do Marketing Digital. Isso é chamado de segmentação.


Essa característica faz do Marketing Digital uma estratégia muito menos intrusiva e mais assertiva do que o que há de mais tradicional no mercado. Seu público em potencial pode estar em diferentes momentos de seu interesse.

2. Permite atração gratuita

Seja por meio de busca orgânica, anúncios ou redes sociais, e-mail, o público é atraído de forma crescente para sua empresa, aumentando as chances de vendas e de alcançar resultados.

3. É uma forma de mensurar

Com o Marketing Digital, conseguimos medir de forma mais detalhada os resultados de campanhas e saber o que funciona e o que não funciona. Fazendo com que assim, possamos continuar investindo nas ações corretas, que dão melhor resultado.
As métricas fornecem importantes informações sobre a situação do negócio. O monitoramento melhora o desempenho das ações de sua empresa em várias questões.

Oportunidade de empreender

Com todas essas características, várias empresas têm experimentado ótimos resultados e como consequência, estão investido cada vez mais no Marketing Digital.


Para as pequenas e médias empresas , esses benefícios são ainda mais claros, pois em geral esses negócios dispõem de poucos recursos a serem investidos para promover os serviços prestados.


A internet é o meio onde as boas ideias e uma boa execução têm muito mais valor. No entanto, vários empreendedores e responsáveis pelo marketing das empresas ainda não aproveitam esse potencial, seja por desconhecerem as técnicas ou por terem receio de utilizar o meio.

Como posso utilizar o marketing Digital para conseguir clientes?

A princípio, toda empresa deve realizar uma pesquisa de mercado, para conhecer e ter uma maior consciência sobre seu posicionamento no mercado e conhecer sua concorrência.


É preciso conhecer os seus clientes, saber de seus hábitos, seus desejos, saber o que buscam, do valor que estão dispostos a pagar pelo serviço, e por aí vai.


Essa importante técnica do marketing, trazida para o espaço digital lhe dá a oportunidade de traçar estratégias cada vez mais precisas e direcionadas. Como por exemplo direcionar um anúncio por área de abrangência, idade, gênero, escolaridade etc.


O que possibilita um afunilamento e direcionamento mais preciso e direto ao público específico. Ou seja, um investimento com marketing digital, em um anúncio dessa natureza lhe trará um retorno muito mais elevado que um investimento com um, cartaz ou outdoor.

Monitoramento, conversão e análise

A mensuração lhe auxilia a entender as mudanças no mercado, reconhecer o seu público e saber onde encontrá-lo, identificar o que as pessoas estão falando do seu nicho e ter a possibilidade de interagir com elas.


A atração acontece quando, ao identificar o público, ações de captação são direcionadas, gerando conhecimento da sua empresa e conquistando acessos em suas mídias digitais.


A conversão não é a etapa mais importante, mas é nela que a conversão monetária irá acontecer, e você, dono de um negócio, busca reverter suas interações em compras diretas.


O Marketing Digital possibilita interação direta com o cliente através das mídias sociais, e possibilita conduzir o cliente a ação tão desejada de consumo.


Você também consegue avaliar os dados e mensurá-los a fim de traçar estratégias para gerar mais interações e mais clientes.

O que é Inbound Marketing e como posso utilizá-lo?

O Inbound Marketing funciona como uma estratégia de atração a partir da produção de conteúdo qualitativo e relevante. Também conhecido como “marketing de atração”, o Inbound Marketing é uma estratégia inovadora que se baseia em ganhar o interesse das pessoas com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração, fazer com que ele conheça sua marca voluntariamente.


Ou seja, no Inbound Marketing, o cliente que procura pela empresa, não o contrário. A partir dessa primeira interação é feito um trabalho para manter um relacionamento duradouro entre cliente e empresa, através da produção de conteúdo relevante e personalizada.

Como posso utilizar as redes sociais?

Os dispositivos móveis são grandes aliados para o marketing digital, pois as pessoas permanecem conectadas o tempo inteiro através deles, recebendo informações das mais diversas possíveis e sendo impactadas.

ma frase simples que tem grande peso é: esteja onde o seu cliente está.Redes sociais são uma excelente forma de alcançar e interagir com seu público. E as principais redes sociais são: Facebook, Youtube, Instagram, Linkedin e Twitter.


Lembrando que estas são algumas das principais, existem muitas outras que atendem a uma grande variedade de público.


Aprender como criar uma estratégia de marketing específicas para as redes sociais garante um maior retorno para seu investimento, tanto em conversões de leads quanto em vendas.

Otimize seu site para os usuários e mecanismos de busca

O site da sua empresa está desatualizado? É hora de consertar isso, a maioria dos consumidores são bastante impacientes, você costuma buscar por resultados instantâneos e sua empresa possui períodos curtos de atenção dos usuário, por esses motivos, se o seu site não for atrativo, demorar para carregar ou não for didático, seu cliente rapidamente vai sair da sua página e vai procurar pelo seu concorrente.


Certifique-se de que seu site seja fácil de navegar e não se esqueça de adicionar chamadas para ação claras que informam ao cliente o que devem fazer e chamem sua atenção. A responsividade também é extremamente importante, o Google costuma penalizar o seu site se ele não for otimizado para celular, certifique-se de que o seu site é adaptável para dispositivos móveis.

Use e abuse das palavras-chave

A pesquisa por palavras-chave deve ser uma parte obrigatória de toda estratégia de marketing digital para pequenas, médias e até grandes empresas, você pode usar as palavras-chave para diversos fins.


Se trata de uma maneira de descobrir exatamente quais termos as pessoas estão usando para pesquisar os produtos e serviços que a sua empresa oferece.


Também é bastante útil conferir as recomendações de pesquisa na parte inferior da página do Google. Com isso, você pode encontrar palavras-chave relevantes para seu negócio. Insira as palavras-chave nas páginas do seu site ou nas postagens do blog.

Crie conteúdo relevante para seu negócio

Blogs são muito bons quando o assunto é otimização de mecanismos de busca. Ele permite que você tente ranquear para termos e palavras-chave variadas.


Produzir o tipo certo de conteúdo para cada etapa da jornada do consumidor também auxiliará você a colocar sua marca na mente do usuário e futuro cliente.

Mantenha a frequência do conteúdo

Trabalhe com conteúdo frequente na rede em que identificou como a mais promissora e relevante para sua empresa. A internet serve inicialmente para que as marcas criem relacionamentos com as pessoas.

E relacionamentos só são possíveis com um contato minimamente frequente e quando esse contato é de interesse das partes.
Busque sempre se organizar para publicar em uma frequência adequada. Mantenha os estudos em dia para identificar quais são os conteúdos mais interessante para o seu público alvo.

Não há forma mais legítima de se tornar relevante para seus clientes do que entregar conteúdos relevantes e de qualidade, gerando o interesse, fidelizando seu público e prendendo a atenção.

Os visitantes que se identificam com os seus conteúdos chegam até você em um momento mais avançado do funil de vendas. Ele já sabe de sua necessidade relacionada a seu serviço. O conteúdo também é uma forma de atrair mais acessos qualificados para o seu site.

Email Marketing

Email Marketing é o processo de enviar mensagens com fins comerciais para um grupo de contatos obtidos por uma empresa na internet. Ele pode ser utilizado como método de fortalecimento da marca, vendas, comunicação com clientes e potenciais clientes.


O canal de mensagens direto com o usuário é uma ferramenta inigualável e pode trazer resultados muito efetivos. Inclusive, é possível segmentar suas listas seguindo diversos fatores, como taxa de abertura dos emails, respostas, downloads de um material, entre outros.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o Marketing Digital, seus muitos benefícios para pequenas e médias empresas e algumas dicas de como ele pode ser aplicado?


Então agora é hora de colocar a mão na massa e agir de forma mais consciente com relação às técnicas corretas de Marketing Digital que podem fazer muito bem ao seu negócio.

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