logo-lebbe

Less, but better.

O que é marketing digital e como montar uma estratégia matadora?

marketing digital

O marketing digital é a peça fundamental para alavancar um negócio no universo on-line. Basicamente, é um conjunto de estratégias digitais que os profissionais executam, obtendo análises dos resultados em tempo real. 

Garantir um bom posicionamento digital é fundamental para crescer e se tornar referência no mercado. Com as estratégias bem aplicadas, você consegue aumentar a autoridade da marca, criar relacionamentos com os clientes e atrair novos negócios. Por isso, é uma das soluções mais práticas e rentáveis para qualquer empresa.

O marketing digital evolui dia após dia, e os usuários estão cansados de encontrar sempre “mais do mesmo”. Mas mesmo sendo amplamente conhecido, é fundamental adquirir algumas habilidades e aprender como aplicá-las no seu negócio.

Neste post, vamos explicar o que é marketing digital, suas principais vantagens e como criar uma estratégia matadora para que sua empresa possa performar melhor na internet e ampliar mercado.

Vamos lá?

O que é marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de atividades que uma empresa pode executar, de modo online, para ganhar autoridade da marca. Começou a aparecer quando as grandes empresas ingressaram no universo digital e, assim, foram surgindo novos meios de comunicação, como blogs, e-mails, sites, redes sociais etc. 

Nos anos 2000, houve um aumento acelerado da internet e os empresários perceberam que os usuários também eram clientes em potencial. Esse crescimento fez com que os investimentos em tecnologia e comunicação digital aumentassem gradativamente. 

Os impactos foram tão grandes que a internet foi vista como uma boa alternativa de promoção de marcas, produtos e serviços, até se tornar o que é hoje. 

De acordo com pesquisas da “We Are Social”, há mais de 3 bilhões de usuários ativos espalhados em vários canais da internet. No Brasil, cerca de 54% das pessoas passam mais de 5 horas por dia conectados.

Contudo, é importante entender que o marketing digital é um conceito dinâmico que se renova a cada instante. Os profissionais da área precisam estar sempre atualizados sobre o mercado, acompanhando também as tendências tecnológicas.

As ferramentas de marketing facilitam a comunicação entre a sua empresa e o consumidor, fortalecendo a marca e, consequentemente, aumentando as vendas. Com a estratégia certa, você pode conseguir: 

  1. Aprimorar e otimizar as relações com os clientes; 
  2. Atrair mais negócios; 
  3. Aumentar sua visibilidade;
  4. Construir um diferencial de marca;
  5. Conhecer melhor sua audiência, seu mercado e até mesmo os seus concorrentes.

Os 4 Ps do marketing

  1. Os 4 Ps do marketing é um conceito que resume os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing:
  2. Produto: aborda o que é comercializado pela empresa, considerando também os serviços, ou seja, tudo aquilo que é oferecido aos clientes.
  3. Preço: a quantidade de dinheiro que o consumidor paga pelo produto. Este é o único pilar que gera receita para a empresa.
  4. Praça: responsável por responder como você vai chegar até o cliente (canais de distribuição e os pontos de venda, sejam físicos ou virtuais).
  5. Promoção: é a maneira de divulgação do produto, da comunicação e da linguagem que será usada para atingir os potenciais clientes.

Também conhecido como Mix de Marketing ou Composto de Marketing, o conceito foi criado em 1960 pelo professor Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler

Como já citamos, o marketing está em constante evolução, ainda assim, os 4Ps continuam sendo utilizados para a elaboração de uma boa estratégia. A ideia é que você estude cada um desses aspectos para planejar e executar ações mais assertivas. 

Depois é preciso alinhar e planejar os 4 Ps em conjunto. Afinal, um influencia o outro e, juntos, determinam o melhor caminho para sua estratégia. Assim, você consegue atingir o seu público-alvo e alcançar os seus objetivos de divulgação, vendas e construção de autoridade da marca.

Qual a diferença entre marketing digital e marketing tradicional? 

O marketing tradicional é a maneira como as empresas se comunicam por meio de canais off-line, como televisão, revistas e jornais impressos, rádio etc. Também podemos destacar outras ações, como panfletagem, telemarketing e anúncios em outdoor. 

Já o marketing digital envolve o uso de diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real. 

Uma das principais diferenças entre os dois é a maneira como o consumidor é impactado pela mensagem. 

No tradicional, a abordagem é mais direta, também conhecida como Outbound Marketing. O objetivo é trazer clientes oferecendo serviços ou produtos. Portanto, a mensagem interrompe o possível cliente enquanto ele está fazendo outra atividade, como assistir TV, por exemplo. 

No digital, a comunicação é mais indireta e menos invasiva, utilizando o conceito de Inbound Marketing. A ideia é que conteúdos sejam preparados para quando seus potenciais clientes procurarem por você.

A maneira de tratar o público também é diferente. O marketing tradicional trabalha com uma grande quantidade de pessoas de uma única vez. Já o marketing digital busca atingir cada pessoa de maneira personalizada. 

Mesmo com o avanço da tecnologia, o tradicional não caiu em desuso e continua alcançando resultados positivos, mas os investimentos e os custos são bem mais altos. 

Ainda assim, você não precisa escolher uma só estratégia, é comum mesclar as duas. Só não se esqueça de verificar o Retorno Sobre o Investimento (ROI), que mostra quais canais são melhores para investir de acordo com o seu objetivo. 

Vantagens do Marketing Digital 

Agora que você já entendeu como o digital mudou a maneira de fazer marketing, vamos abordar as vantagens de investir nessa ferramenta. 

As estratégias online costumavam ser um privilégio de empresas maiores e que podiam fazer grandes investimentos. Atualmente, os pequenos empreendedores também conseguem trabalhar com o marketing digital.

Segundo o The Ultimate List of Marketing Statistics for 2021 da Hubspot, mais de 60% dos usuários buscam por produtos e serviços quando utilizam a web. Com esse dado, podemos perceber melhor como é importante ter um bom posicionamento na internet para aumentar as vendas e fortalecer a imagem da sua marca.

Destacamos as principais vantagens do Marketing Digital. Conheça: 

  1. Segmentação

Você pode segmentar o seu público de forma muito mais precisa, como por idade, cidade onde mora, hábitos. Dessa maneira, é possível criar campanhas e anúncios exclusivos para esse grupo de pessoas.

As estratégias de marketing digital permitem que você reúna uma grande quantidade de dados sobre as pessoas pela internet, por meio da criação de formulários, por exemplo.

  1. Custos mais baixos 

As estratégias digitais também precisam de investimento, mas tem um custo menor em vista do tradicional. Essa é uma das vantagens que chamam atenção, pois, além de ser mais barato, fornece resultados mais precisos e um ROI maior. 

O seu investimento pode ser utilizado para contratar profissionais qualificados, que vão entregar um serviço eficiente e que alcance os objetivos propostos. 

  1. Relacionamento com os clientes

As ferramentas de marketing digital ajudam na relação com os seus clientes e prospects. Afinal, a internet proporciona a possibilidade de se comunicar de forma bilateral. 

Isso permite que o time de marketing lance campanhas que interajam com os clientes e recebam feedbacks diretos. Assim, sua empresa consegue se aperfeiçoar sempre. Além de se relacionar e comunicar melhor, fidelizando clientes e formando verdadeiros defensores da marca.

Como fazer um planejamento de marketing digital?

Investir em marketing digital pode trazer muitos resultados positivos para o seu negócio. Para isso, é preciso executar as ações corretas e ter um planejamento estratégico

Pesquisa

Tudo começa com uma boa pesquisa. Identifique adequadamente o seu público-alvo, analise o seu mercado de atuação, e conheça bem seus concorrentes. Assim, será possível traçar objetivos e as estratégias corretas para alcançá-los. 

Plano de ação

Coloque o plano de ação na sua estratégia de marketing digital. Defina os canais a serem trabalhados (de acordo com os objetivos) e qual o tipo de conteúdo será criado. 

O marketing de conteúdo é essencial para o sucesso da sua estratégia. É nesse momento que você decide o que será divulgado e de que maneira isso chegará ao público. 

Cronograma

Depois de fazer todas as pesquisas, definir os canais de divulgação e montar um planejamento de conteúdo, você deve criar um cronograma. Com ele, você pode controlar a frequência das postagens e a distribuição do conteúdo na internet. 

Também é a melhor maneira de organizar as tarefas do time de marketing e garantir que todas as etapas serão cumpridas. 

Monitoramento

Por último, monitore todos os resultados. Assim, você pode acompanhar as ações e os dados apresentados. Se algo não estiver como o esperado, repense, atualize e recomece o planejamento estratégico até que os objetivos tragam resultados positivos.

Principais conceitos do marketing digital

O marketing digital possui seus próprios termos. Destacamos os principais conceitos que você precisa conhecer antes de investir na área. Todos eles devem constar nas suas estratégias. 

Persona

As Buyer Personas são perfis semi fictícios baseados nos seus consumidores reais, e que representam o seu cliente ideal. O intuito é que você crie ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas certas.

Diferentemente do público-alvo, a persona tem nome, idade, renda e estilo de vida específicos. Geralmente, é baseada em dados reais dos seus atuais clientes. 

Lead

Lead é um cliente em potencial, por exemplo, alguém que preencheu sua Landing Page com dados pessoais para receber um material rico. Ou seja, é o consumidor que demonstra interesse no seu produto ou serviço.

Assim, ele se torna uma oportunidade de negócio e você consegue nutri-lo com informações relevantes até que ele esteja pronto para o momento de compra.

Funil de vendas

O funil de vendas (também conhecido como Jornada do Consumidor) é o caminho percorrido pelo cliente durante todo o processo de compra. Começa antes mesmo dele conhecer sua marca, segue até o momento de decisão e continua no pós-venda. O intuito é que você acompanhe o cliente em cada etapa e crie ações estratégicas de acordo com as informações apresentadas. 

SEO

SEO (Search Engine Optimization), que em português significa otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas para melhorar o rankeamento do seu site e/ou blog. As técnicas são baseadas em pré-requisitos exigidos pelas plataformas de pesquisa.

Com o SEO, é possível aumentar o tráfego orgânico na página, ganhar mais autoridade e até mais oportunidades de vendas. 

CTA

Call To Action (Chamada para Ação) propõe exatamente o que o nome diz. O objetivo é levar o usuário ao próximo passo depois de visitar sua página, por exemplo, ler outro conteúdo do blog ou até realizar uma compra. 

A ação é escolhida de acordo com a etapa do funil em que esse potencial cliente está. Dessa maneira, o fluxo continua até chegar o momento de decisão. 

Estratégias de marketing digital

Existem inúmeras estratégias de marketing digital, o segredo é saber como usá-las. É preciso conhecer quais são e como fazer as melhores escolhas de acordo com as necessidades da sua empresa. Confira algumas delas:

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a principal estratégia utilizada para atrair mais leads. Além de proporcionar informações relevantes para o público, é possível solucionar problemas e conquistar até fãs da sua marca. 

É uma opção prática, econômica e rápida. Segundo a Demand Metric, o Marketing de Conteúdo é 62% mais barato que o tradicional e gera aproximadamente 3 vezes mais leads. 

Nessa estratégia você publica materiais e informações relevantes com o objetivo de atrair, converter e encantar sua audiência. Algumas maneiras de criar conteúdo e conseguir tráfego para o seu site são por meio de:

  1. Blog;
  2. Site institucional;
  3. Redes Sociais.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing faz parte da estratégia de marketing de conteúdo. Conhecido também como Marketing de Atração, seu principal objetivo é criar conteúdos de valor para ser encontrado pelas pessoas certas.

Nessa estratégia você deve seguir o planejamento, entendendo as dores e necessidades da sua persona e, assim, definir os melhores canais de divulgação e comunicação. 

Posteriormente, você aplica a estratégia publicando materiais relevantes e solucionando problemas reais.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma ótima estratégia para abrir um canal de comunicação direto com o usuário. Ele pode ser utilizado para gerar tráfego para o site, fortalecer sua marca, enviar promoções, interagir mais com clientes, aumentar vendas etc. 

Com essa estratégia é possível realizar campanhas com listas segmentadas. Você pode, por meio das métricas, analisar se você teve êxito.

Mídias pagas

A mídia paga é toda comunicação realizada com investimento financeiro. É utilizada para aumentar o alcance do seu negócio, promover sua marca e acelerar os resultados. Por exemplo, links patrocinados de buscadores e anúncios em redes sociais.

Uma das suas vantagens é que não há um valor mínimo ou máximo de investimento. Cada empresa pode avaliar as suas estratégias e investir o quanto for viável. 

SEO

Já explicamos o que é o SEO, mas para ter sucesso nessa estratégia você precisa otimizar suas páginas de acordo com o interesse do seu público e dos algoritmos dos buscadores. 

Ou seja, produzir conteúdos relevantes, com as técnicas necessárias para melhorar seus rankings. Esse é o desafio para criar uma estratégia de SEO de qualidade, que renda bons resultados em médio e longo prazo. 

Principais métricas de marketing digital

É extremamente importante acompanhar os resultados das suas estratégias. Para cada objetivo existem métricas específicas que indicam os resultados das suas ações. Conheça as principais: 

Retorno Sobre Investimento

O ROI (Return on Investment) é uma métrica financeira que analisa os dados das suas estratégias de marketing, comparando o quanto você cresceu em vendas e o quanto você gastou.

Para calcular esse número, siga a fórmula: ROI = (Lucro do investimento — Custo do investimento) / Custo do investimento.

Custo de Aquisição de Clientes

Também conhecido pela sua abreviação, o CAC significa exatamente o que o nome diz. É uma métrica que mostra a relação entre o número de clientes e o seu gasto com marketing e vendas. 

O ideal é que esse número seja baixo para garantir que as ações tragam mais pessoas por um custo reduzido. O cálculo é simples: soma-se os investimentos para adquirir um cliente, e divide esse resultado pelo número de clientes adquiridos em um determinado período.

Taxa de Retenção e Churn

Essa métrica permite que você descubra se o seu conteúdo é entregue de uma maneira capaz de reter a atenção do usuário. É importante acompanhar para saber a quantidade de rejeição por ações e períodos.

A retenção pode ser calculada usando o número total de clientes no começo e no fim do período, junto com o número de novos clientes. 

Ferramentas de marketing digital

Existem diversas ferramentas que podem facilitar o seu dia a dia e da sua equipe. Elas ajudam a identificar o que precisa ser feito para melhorar os seus resultados e tornar a sua estratégia ainda mais profissional.

Google Analytics 

O Google Analytics é a plataforma de monitoramento do Google. Você pode utilizá-la para identificar a origem do tráfego dos seus canais, encontrar conteúdos que geram mais visitas, entre outras funções para site, blog, redes sociais e campanhas.

A ferramenta é gratuita e ajuda na mensuração dos resultados das suas estratégias.

MailChimp

O MailChimp é uma ótima ferramenta para auxiliar com os e-mails marketing. É bem intuitivo e possui versão gratuita. Ela permite a criação de listas personalizadas, realizar a segmentação de campanhas, testes A/B e até mensurar os resultados por meio de relatórios. 

RD Station

O RD Station é uma plataforma de automação de marketing. É uma solução bem completa que permite gerenciar todas as suas etapas do funil de marketing e vendas. 

Você também consegue criar fluxos de nutrição de e-mails, campanhas de e-mail marketing, Landing Pages, e muito mais! 

HubSpot

O HubSpot também é uma plataforma de automação. É ideal para impulsionar suas vendas e permite mapear os caminhos que os visitantes fazem até se transformarem em leads.

Nessa ferramenta você também consegue criar segmentações com base em informações e ações dos usuários, priorizando os leads que estão mais próximos da decisão de compra. 

Para saber mais sobre o assunto, leia o nosso artigo: 30 principais ferramentas de Marketing Digital.

Conclusão

Para investir em marketing digital e alcançar o sucesso é preciso adquirir conhecimento. Afinal, cada ação realizada deve ser bem planejada e analisada. 

Neste artigo, mostramos também a importância do acompanhamento de métricas em tempo real. Esse é um grande diferencial do digital e a chave para o aperfeiçoamento constante das suas estratégias

Agora que você conhece um pouco sobre esse universo, que tal se aprofundar ainda mais no assunto e alavancar o seu negócio no meio digital? Conheça as 06 vantagens de contratar uma agência de marketing digital.

Até a próxima.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin