Segredos de growth hacking para ajudar nas vendas 

Sumário

“Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual”

Essa frase é atribuída a Albert Einstein e pode valer tanto para a ciência como para o empreendedorismo. 

Em um experimento científico os detalhes são extremamente importantes e podem impactar significativamente os resultados. No growth hacking acontece da mesma forma, qualquer pequena alteração pode afetar o processo de compra dos seus clientes e aumentar ou diminuir suas vendas. 

Quer entender o que é growth hacking e como você pode usar essa estratégia para vender mais? 

Continue a leitura desse texto com dicas práticas para fazer seu negócio crescer.

O que é growth hacking 

Growth hacking é uma maneira de pensar focada em atingir o maior crescimento possível com mínimo de esforço. Isso é feito com base no experimento e análise de hipóteses, como em um laboratório científico.

A ciência evolui com base em estudo, dedicação e meticulosidade, no marketing não é diferente. Quem deseja uma fórmula mágica para triplicar resultados não encontrará aqui. 

O diferencial não está em uma ideia genial, mas na aplicação das técnicas. O que vai levar o seu negócio a atingir os melhores resultados é a disciplina e a constância com que você aplica, mensura, analisa e inova. 

6 segredos do growth hacking 

O principal segredo do growth hacking está na disciplina, constância e cuidado. As técnicas devem ser aplicadas com precisão, dessa forma você consegue medir qual ação gerou qual resultado e reproduzir o processo. 

Ele propõe um crescimento sustentável, portanto não é sobre um ir rápido e sim sobre crescer de maneira controlada e escalável. 

Se você quer ter um único pico de vendas, essa não é a estratégia ideal para o seu negócio. Mas se deseja descobrir os segredos para aumentar as suas vendas de forma gradual e constante, conheça os 6 segredos que separamos para você. 

1- Vá com calma

Um grande problema dos empreendedores que buscam resultados rápidos é que não dão a devida atenção a todas as etapas. Certos detalhes acabam passando batido em meio a ansiedade.

Nesse processo, a empresa pode até aumentar o número de vendas. Porém elas não são escaláveis, ou seja, a equipe não consegue recriar as condições que alavancaram as vendas. 

O growth hacking requer processos mensuráveis, que possam ser ensinados e reproduzidos. 

2- Estabeleça prioridades 

No marketing, cada ação pode ser medida de diversas maneiras. Em um e-mail, por exemplo, com um CTA que direciona para a página de vendas de um curso, você pode medir:

  • Taxa de abertura do email;
  • Taxa de cliques;
  • Taxa de inscrições advindas daquele e-mail. 

Se você fizer o teste de enviar o mesmo email em horários diferentes para dois grupos, provavelmente os resultados não serão os mesmos. 

As possibilidades são inúmeras e não há como experimentar todas as hipóteses. 

Algo muito parecido ocorre em experimentos científicos e a solução é selecionar apenas uma ou poucas condições externas para serem manipuladas e mensuradas. 

Isso é definido de acordo com os objetivos ou metas que se deseja atingir. 

3. Saiba onde você quer chegar 

Você provavelmente deseja aumentar as vendas suas e promover o crescimento do seu negócio, não é mesmo?

Para implementar uma estratégia eficaz de growth hacking é importante que você seja mais específico. 

Reflita sobre as seguintes perguntas:

  • Qual produto ou serviço eu desejo promover?
  • Quero vender para clientes novos ou antigos?
  • Qual tipo de relação eu desejo construir com esse cliente? 
  • O que eu desejo aprender com esse processo?

Crie objetivos mensuráveis para cada uma delas. Assim, você consegue avaliar de maneira concreta os resultados. 

4. Defina a jornada do cliente 

É importante que você trace a jornada que seu lead ideal vai percorrer desde o primeiro contato com seu conteúdo até o pós-venda. 

  • Qual o seu papel nessa jornada?
  • Em quais momentos você entra em ação para fazer um convite especial para o seu cliente? 
  • Como você o aborda?

Essas perguntas são essenciais para te ajudar a conduzir o seu público de maneira estratégica e eficaz até o momento da compra.

O seu timing é super importante. Se você agir de maneira insistente e enviar mensagens em excesso seus leads se cansam e vão embora. 

Por outro lado, se ficar um período longo sem fazer contato, eles se esquecem da sua marca. 

Talvez você esteja se perguntando: “Quanto tempo devo esperar para fazer contato com o meus leads?”

E a resposta é: depende, isso é algo que varia de pessoa para pessoa. 

Por isso, a próxima dica é essencial!

5. Conheça seu cliente ideal 

Esse é um segredo básico, não apenas para o growth hacking, mas para qualquer estratégia de vendas

Não adianta você ter ideias incríveis que não são atraentes para seu público. Portanto é essencial que você saiba com quem você está conversando.

Para isso, deve considerar as pessoas que já compram da sua marca e também aquelas que você deseja atrair. 

É possível ter mais de um perfil de cliente ideal, ou persona, neste caso cada ação será direcionada para um cliente.

Para definir a sua persona, responda algumas perguntas: 

  • Seu cliente ideal é um homem ou uma mulher?
  • Qual a sua idade?
  • Qual o nível de escolaridade?
  • Com o que ele ou ela trabalha?
  • Essa pessoa é casada ou solteira?
  • Tem filhos?
  • Quais são os hobbies dela?
  • Quais as suas principais dores ou dificuldades?
  • Como o seu produto ou serviço pode solucionar essa dor?

Com essas respostas em mãos, você garante uma comunicação eficaz que gere vendas para o seu negócio. 

6. Faça o básico bem feito 

Por último, mas não menos importante, essa essa última dica é uma das principais premissas. 

A cada dia, o marketing apresenta caminhos diferentes para chegar ao resultado desejado: vender mais. 

Se você está sempre correndo atrás das novidades e aplicando as últimas tendências, não consegue focar em uma estratégia e aplicá-la por tempo suficiente para trazer os resultados esperados. 

Portanto, inicialmente, coloque o seu foco em fazer o básico da melhor maneira possível. Depois que você dominar o feijão com arroz então, pode começar a inovar e experimentar novas técnicas. 

Como aplicar o growth hacking no seu negócio

O growth hacking é mais do que uma técnica, é um processo cíclico, no qual a empresa estuda os próprios resultados, aprimora as técnicas aplicadas, experimenta e volta a estudar. 

É uma estratégia que se adapta a diferentes contextos e pode ser aplicada a empresas de segmentos variados. 

Se você está buscando aumentar as suas vendas de forma controlada e sustentável, invista em uma agência full service com experiência e expertise em growth hacking. 

Solicite um orçamento e descubra as melhores estratégias para a sua marca.

 Por hoje é só, até o próximo conteúdo! 

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