Google AdWords: Tudo que você precisa saber sobre essa ferramenta.

Sumário

O Google AdWords é a plataforma de Anúncios do Google que lidera o mercado de Mídia Online. Através do Google AdWords, conhecido também como Google Ads, é possível criar anúncios de pesquisa, de display, no Youtube, no Gmail e no Google Shopping.

Você já deve ter ouvido falar nesse nome em temas relacionados ao marketing digital, mas é natural não entender muito bem como a ferramenta funciona logo de primeira e muitas vezes não utilizar dessa ferramenta por puro desconhecimento. Quando resolvemos buscar por informações no Google, procuramos por algo específico. Essa atitude mostra que temos uma intenção. Desta forma fica fácil entender qual a importância do Google AdWords e como ele pode ser eficaz para determinadas ações.
Continue lendo para saber mais sobre essa ferramenta, suas funções, qualidades e como utilizá-la com exito.

O que é o Google AdWords?

O Google AdWords, que atualmente é conhecido como Google Ads, se trata da plataforma de anúncios do Google, que lidera o mercado de Mídia Online. Através do Google Ads é possível criar anúncios de pesquisa, de display, no Youtube, no Gmail e na Play Store.

Através desse serviço, empresas podem, de certa forma, pagar o Google para se destacarem no mecanismo de busca. O grande diferencial dessa ferramenta é que as empresas que anunciam podem se destacar para um público super segmentado, ou seja, não é só pagar para aparecer mais, sim investir para aparecer para as pessoas certas, para uma audiência verdadeiramente qualificada.

Como funciona?

O Google AdWords funciona permitindo também que ajustes sejam feitos durante o processo, visando elevar o sucesso e acertos dessa campanha para a empresa. Ou seja, ser no meio de uma campanha algum erro é identificado, isso pode facilmente ser resolvido e alterado.

Com base em cookies e em palavras-chave, os anunciantes conseguem determinar onde os anúncios serão exibidos. O Google AdWords possui algumas formas de anúncio, como:

1. Anúncios em redes de pesquisa

São exibidos nos resultados de pesquisa para certas palavras-chave. Eles ficam em destaque no início e no fim da página de pesquisa e com um pequeno destaque de “Anúncio” para informar que se trata de um link patrocinado.

É um formato útil para alcançar pessoas que buscam por produtos ou serviços específicos. A grande vantagem desse formato é que o anunciante só paga quando a pessoa clica no link do anúncio, o que gera um ótimo custo benefício quando bem aplicado.

2. Anúncios em redes de display

Esse modelo campanha normalmente aparece em sites, blogs e páginas de notícias, e essas aparições juntas formam a conhecida Rede de Display do Google.

Os anúncios gráficos possuem opções específicas para palavras-chave, informações demográficas, segmentação e remarketing. Você acaba influenciando seu público a lembrar e interagir com sua marca, podendo até realizar a esperada ação.

3. Anúncios no YouTube

Você que utiliza o YouTube já deve ter visto que alguns vídeos possuem anúncios e propagandas, que podem ser antes do início ou até mesmo durante a exibição do vídeo.

Você também pode criar campanhas para serem veiculadas em formato de vídeos nessa plataforma. Nela você pode selecionar o público-alvo desejado com base na idade, no local, no sexo, nos seus interesses e muito mais.

E segundo o próprio YouTube, você só paga quando as pessoas interagem com a campanha. Se o anúncio for pulado antes de determinado tempo, você não pagará por aquela exibição.

4. Google Shopping

Para você que tem um e-commerce com uma grande variedade de produtos, existe uma possibilidade no Google AdWords que pode ajudar no seu caso, e que proporciona ótimos resultados para lojas online.

Com os anúncios de Google Shopping, é possível criar campanhas para promover os produtos de e-commerce, intensificar o tráfego para o seu site ou para lojas físicas e atrair leads mais qualificados.
Para esse formato, os anúncios não utilizam palavras-chave em sua segmentação, e sim as informações do produto, que o Google vai relacionar com o que as pessoas estão buscando.

5. Anúncios de aplicativos

Esses são anúncios mais focados para quem possui aplicativos e quer aumentar seu alcance com a plataforma do Google. Com esse formato você pode promover seu negócio ou até mesmo seu aplicativo para usuários de Android ou iOS.

Após a configuração, seu anúncio estará qualificado para alcançar uma grande quantidade de pessoas na Rede do Google, incluindo Pesquisa Google, Google Play, YouTube e muitos outros sites e aplicativos para dispositivos móveis.

Por que anunciar no Adwords?

O Google AdWords pode fazer muito por suas campanhas de marketing. Essa ferramenta oferece uma série de vantagens, como poder segmentar melhor suas campanhas e fazer alterações quando preciso.
Continue lendo e confira algumas das vantagens de se utilizar essa ferramenta.

1. Apareça para quem está buscando seu serviço ou produto

Uma grande porcentagem de todo o tráfego de pesquisa online do mundo é feito pelo Google e isso quer dizer que o seu cliente final pode estar procurando pelo serviço que a sua empresa oferece neste exato momento e este é o motivo principal para anunciar no Google AdWords.
A ferramenta permite configurar os anúncios para que somente pessoas interessadas em determinados produtos ou serviços sejam impactadas.

2. Acompanhamento e otimização

Com o Google AdWords também é possível acompanhar a taxa de conversão das palavras-chave selecionadas para compor cada uma de suas campanhas. Elas precisam ser relevantes para o seu negócio e, pensando nisso, é necessário identificar as palavras que podem trazer os usuários certos para o seu site e identificar termos que têm as maiores taxas de conversão.

3. Gere mais vendas com o Google Shopping

O Google AdWords tem um sistema exclusivo para que os e-commerces vendam mais. Neste formato os anunciantes pagam para que seus produtos estejam na lista de destaque do Google Shopping. É possível que os anúncios sejam exibidos na página de resultados somente quando a palavra-chave buscada esteja relacionada aos produtos.

4. Remarketing

O sistema de remarketing é criado para atingir aqueles usuários que fizeram quase todo o processo de compra. Com o rastro deixado pelo usuário é possível acompanhá-lo em outras plataformas e exibir o anúncio do item que ele demonstrou interesse. Assim, esse anúncio, desse produto específico, aparece várias vezes para essa pessoa em diversas páginas de pesquisa.

5. Apareça no YouTube

Muitas pessoas acessam constantemente o YouTube, pessoas com perfis diversos, consumindo conteúdos diversos. Diante disso, a plataforma é ótima oportunidade para muitas empresas, independente do segmento, já que bilhões de pessoas estão reunidas no site. Outra vantagem é o tempo de permanência dos usuários do YouTube na plataforma, que é maior se comparada aos outros canais de mídia social.

Quanto custa?

Cada vez que alguém clica em seu anúncio, você realiza o pagamento, pois o formato de cobrança do Google AdWords acontece através da busca pelas palavras-chave. Dependendo do setor em que você inserir sua campanha, as palavras-chave podem ser baratas ou caras, podendo variar bastante dependendo de sua relevância.
Um dos maiores erros no lançamento de uma campanha como essas, é não fazer uma pesquisa de palavras-chave apropriada antes iniciar sua campanha. Para obter alguns dados mais profundos, você precisa pesquisar palavras-chave que tenham relevância para sua empresa e que trarão usuários verdadeiramente qualificados.

Hora de colocar a mão na massa

Agora que você já sabe tudo sobre essa ferramenta, é hora de colocar a mão na massa. Esse é o momento de descobrir como a ferramenta funciona e aprender a criar seus anúncios de forma correta. Continue lendo e confira.

1. Crie sua conta

Você deve acessar o site do Google AdWords e fazer seu cadastro. Caso já tenha uma conta Google (um endereço do Gmail), basta inserir login e senha e continuar.

2. Crie sua campanha

Já no painel do Google AdWords, seu primeiro anúncio começa na aba “Campanhas”, que fica no canto da tela. Você verá um círculo em azul com o sinal de adição. Clique nele e selecione “Nova Campanha”.

3. Determinando o tipo de publicidade

O Google Adwords oferece diferentes formatos de anúncios, como já foi dito. Se já identificou qual é o mais adequado para a sua estratégia, faça sua escolha.

4. Configurando sua campanha

Você deve preencher as informações solicitadas por ela, não se preocupe, pois a plataforma é bastante intuitiva. Esta etapa inclui as metas, que são as ações que deseja que os usuários tomem. Não esqueça de inserir o endereço de seu site antes de prosseguir. Escolha um nome para a campanha e defina seus detalhes, como local, idioma e o orçamento.

5. Criando o anúncio

Agora vem a parte visual dos eu anúncio. Você deve definir o que irá aparecer no título, na URL e na descrição do anúncio, entre outras informações solicitada pela plataforma.

6. Revisando e publicando

Para finalizar, não se esqueça de fazer uma boa revisão, uma vitoria completa de sua campanha. Com tudo certo e do jeito que você queria, é só dar início à divulgação e começar a mensurar os resultados dela.
Dessa forma você irá começar a capturar leads muito rapidamente!

Espero que você tenha aprendido um pouco mais sobre o Google Adwords, seu funcionamento, seus formatos de anúncios e suas muitas vantagens.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
Abraço e até a próxima!

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