As 30 principais ferramentas de Marketing Digital

Sumário

ferramentas de marketing digital

A utilização de estratégias e ferramentas de automação de marketing se torna cada vez mais necessária, tanto para despertar o interesse, quanto para engajar os consumidores, gerando leads mais qualificados.
Com as ferramentas de marketing, é possível lidar com um grande volume de informação, acelerando os processos e, com isso, impulsionar seus resultados.
As ferramentas de Marketing Digital são bons exemplos de soluções que as empresas têm procurado para reduzir o custos e melhorar os resultados.
Pensando nisso, nesse texto apresentaremos 30 ferramentas importantes que você precisa conhecer caso obter melhores resultados. Continue lendo e confira!

1. Adbeat

A primeira das ferramentas de marketing digital que indicaremos é o Adbeat, que se trata de uma plataforma empresarial que permite que você veja todos os anúncios feitos pelos anunciantes particulares.
Ela tem funcionalidades como: geração de insights sobre estratégias de compra de mídia, landing pages, e uma estimativa de gastos com propaganda, entre outros.
Isso te ajuda com suas estratégias on-line e pode fazer com que você encontre concorrentes que nem sequer sabia que existiam.

2. Ahrefs

Ahrefs é uma das ferramentas de marketing digital que possibilita o acesso a informações sobre links externos, domínios e IPs, melhores páginas, o texto âncora principal usado e muito mais.
Veja também exatamente quais as palavras-chave que os seus concorrentes estão usando, suas classificações nos resultados orgânicos e a quantidade de tráfego que cada um deles tem.
A ferramenta ainda tem funcionalidades como auditoria de sites, explorador de conteúdos, rastreador de classificação, e exploração de sites para conhecer os backlinks e ranking de palavras chave de seus competidores.

3. Anúncios no Facebook

Pagar um valor mínimo por sua publicidade no Facebook Ads pode reforçar a visibilidade do seu conteúdo no feed de notícias, aumentar o reconhecimento da marca, gerar mais cadastros, gerar mais vendas online, entre outros.
Com tantas funcionalidades, o Facebook Ads é uma das ferramentas de marketing digital essenciais nos dias de hoje.
O mais indicado nestes casos que citamos, é o recurso de Pay Per Click, disponível no Facebook Ads, que faz com que você alcance um número maior de leads segmentados, mas sem ter que gastar muito com isso.

4. Buffer

O Buffer é uma das ferramentas de marketing digital que pode ser usada para agendar o seu conteúdo a ser publicado no Facebook, LinkedIn e Twitter para postar no tempo em que achar que obterá uma melhor resposta.
O Buffer também ajuda a simplificar o processo de distribuição de conteúdo para cada canal de forma rápida e eficaz.
Como se não fosse o bastante, você também pode acompanhar a performance de suas mídias sociais, gerar relatórios a mesma, e ainda facilita a navegação nos comentários para que você possa se engajar mais facilmente com sua audiência.

5. Canva

Canva é uma ferramenta de design baseada na nuvem que você pode usar para criar imagens únicas para compartilhar em suas redes sociais, sites, blogs e muito mais.
Você pode usar o Canva para criar imagens criativas e originais a partir do zero ou para tratar alguma imagem que já possui.
Uma das melhores características da ferramenta é a capacidade de criar imagens para mídias sociais dimensionando perfeitamente os tamanhos adequados para cada uma.

6. DashGoo

DashGoo é uma ferramenta de marketing digital voltada para a criação de relatórios de dashboards de mídias sociais e campanhas. Tudo feito de maneira fácil e prática, poupando tempo e esforços.
Dessa forma, com todos os dados disponibilizados pelo DashGoo, é possível desempenhar um papel muito mais interessante no Google Adwords, no Analytics, nas redes sociais e em seu próprio site.

7. Evernote

O Evernote é o aplicativo com fins organizacionais que traz consigo diversas funções que vão além de uma simples agenda.
Amplamente conhecido, para muitos é uma forma de estar atento a tudo que diz respeito ao seu empreendimento, e inclusive de suas tarefas e compromissos domésticos.
Use o Evernote para não perder nenhuma de suas ideias produtivas e também para não esquecer de tarefas críticas, mesmo através do seu celular.

8. Fanpage Karma

Com diversas funcionalidades, e uma cartela de clientes como Amazon, BMW e Honda, o Fanpage Karma é uma das ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer.
Ele permite inserir a URL de qualquer página de fãs no Facebook e avaliar a quantidade de fãs, seu crescimento e uma série de outras métricas de desempenho. O pacote premium também inclui o monitoramento do Twitter. Você pode também automatizar respostas para comentários e emails.
Esta ferramenta te ajuda a otimizar suas estratégias, através da análise de sua página e do número de páginas de seus competidores, do ranqueamento de buscas pelo Facebook, entre outras funcionalidades.

9. Feedly

Feedly é um aplicativo agregador de notícias para vários navegadores da web e dispositivos móveis executando iOS e Android.
Desde que o Google Reader teve suas operações descontinuadas há algum tempo atrás, o Feedly tomou o seu lugar de principal leitor de RSS da internet, ajudando clientes a rastrear tópicos e trends relevantes para o seu negócio e se tornando uma das várias ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer.

10. GIMP

Crie visuais impactantes para o seu conteúdo usando o GIMP.
Trata-se de uma ferramenta similar ao Photoshop, mas o que torna o GIMP um exemplar relevante neste post é o detalhe de se tratar de um software livre. Isso mesmo! Você não precisa pagar nada para manipular imagens.

11. Google Analytics

Uma das ferramentas de marketing digital mais conhecidas, o Google Analytics é uma plataforma gratuita e indispensável para qualquer empresa que se importa com a efetividade do seu site ou blog.
Com uma ampla gama de funcionalidades, esta ferramenta permite acompanhar suas principais métricas, fontes de tráfego, comportamento dos usuários, conversões, e ainda gerar relatórios com seus principais KPIs.
Apesar de não ser tão simples de dominar, o Analytics é fundamental para qualquer estratégia de Marketing digital.

12. Google Keyword Tool

Usando mais uma das utilíssimas ferramentas de marketing digital da Google você será capaz de procurar os exemplares mais indicados de palavras-chave para usar nas manchetes e no corpo de seus artigos.
É claro que não se trata de um milagre no ranqueamento do seu conteúdo, mas as suas chances de acertar com o Google Keyword Tool são infinitamente maiores.

13. HubSpot

Uma das ferramentas de automação de marketing mais completas do mercado, a Hubspot pode ser uma ótima maneira de impulsionar vendas, especialmente quando casada com uma boa estratégia de Marketing.
Esta ferramenta permite mapear os caminhos que os visitantes fazem no site até virarem leads e posteriormente uma possível oportunidades de vendas.
Com as funcionalidades de criar segmentações com base em informações e ações dos usuários, é possível priorizar leads que você sabe que estão mais próximos da compra.
Na hora de fazer contato para vender, ter o máximo de informações sobre o lead ajuda a apresentar um valor personalizado e com a utilização da Hubspot, você já obteve estes dados nas conversões anteriores.

14. Hubspot.com

Sucessor do Inbound.org, pode ser usado para encontrar uma grande quantidade de conteúdo relevante sobre o mundo do Inbound Marketing.
Para quem trabalha com Marketing Digital e deseja se tornar autoridade no assunto, nada melhor do que ficar por dentro diariamente deste universo através das atualizações deste ótimo site, que tem opções também para vendas, serviços, operacional e CMS.

15. Issuu

É uma das ferramentas de marketing digital das mais visualmente impressionantes. Útil para a criação de revistas on-line e lookbooks, e na transformação de artigos em PDF para flipbooks mais amigáveis aos mecanismos de SEO. Existem no Issuu versões gratuitas e pagas deste software. Esta escolha dependerá de suas necessidades de conteúdo e realidade de orçamento.

16. Leadlovers

Outras opção de ferramenta também brasileira é a Leadlovers, que conta com recursos online para gerenciamento de leads. A plataforma possui ferramentas integradas que auxiliam em um processo automático de nutrição de leads.
Por meio da Lead Lovers é possível segmentar contatos e realizar abordagens mais relevante utilizando e-mail marketing e chat bots.
Entre os benefícios destacam-se o suporte em português, a disponibilidade de modelos de estratégia pré-desenvolvidos que ajudam quem tem pouca experiência na área e os preços mais acessíveis.

17. MailChimp

O MailChimp é um dos recursos mais intuitivos em seu modo de operar quando o assunto é e-mail marketing. Ainda não tem uma lista de e-mail?
Este programa cria uma para você e ainda a distribui.
Saiba que o e-mail marketing ainda é um dos principais meios de divulgação e conversão em vendas da internet. Portanto, aproveite os recursos do MailChimp, e veja seu ROI crescer.

18. Majestic Site Explorer

Fornece um perfil detalhado de links para qualquer website, dando a possibilidade de descobrir quem está linkando para o seu site.

Além de trabalhar com os dados atuais, você também pode verificar seu índice histórico, a fim de ver os resultados ao longo do tempo.

19. Mention

Programa que combina mídia e acompanhamento social: controla os conteúdos publicados em páginas da web, sites de notícias, blogs e fóruns em 42 idiomas.
Ele fornece alertas sociais em tempo real e tem um excelente aplicativo móvel. Há um plano gratuito, e sua atualização sai a partir de US$ 6,99 por mês.

20. MindNode

Mapeie suas sessões de brainstorm para entender melhor quais decisões estão no caminho certo e o que não está funcionando em sua estratégia de conteúdo usando o aplicativo MindNode.
É possível criar mapas de ações para que suas boas ideias sejam melhor estruturadas quando chegarem à fase de execução,.

21. Moat

Moat é uma ferramenta gratuita de busca de anúncios, ela permite a introdução dos nomes das marcas de seus concorrentes e você pode descobrir o que eles têm feito recentemente.
Pelo Moat você pode medir a atenção dada a diferentes marcas em diferentes canais, dispositivos e plataformas.

22. Open Site Explorer

Este é um motor de busca de links, o qual fornece informações de páginas e domínios, o texto âncora utilizado e muito mais.
Com essa ferramenta você também pode comparar perfis de ligação para até cinco websites.

23. Open Social Buzz

Apresenta busca no Twitter, Google+, Facebook, LinkedIn em tempo real. Escreva o nome dos seus concorrentes no quadro de pesquisa e veja o destaque social que eles têm.

24. Paper.li

Outra fonte de tópicos interessantíssimos buscados nos principais sites da internet que poderão fazer toda a diferença em seu aprendizado.
O Paper.li suporta fontes do Twitter, Facebook, Google+, YouTube, RSS, assim como praticamente qualquer outro conteúdo de toda a web.

25. Pinterest

Use o Pinterest para organizar os seus recursos, o conteúdo de outros publishers, e também os seus sites favoritos, que servem de inspiração para o seu marketing de conteúdo.

26. RD Station

Nem todas as ferramentas de marketing digital são estrangeiras. O RD Station é uma ferramenta de marketing de automação brasileira criada pela Resultados Digitais. As funcionalidades disponíveis na ferramenta incluem blog, SEO, landing pages, mídias sociais, campanhas de e-mail marketing e gerenciamento de leads.
A ferramenta é particularmente útil para e-commerces que desejam investir em uma estratégia de funil de vendas, acompanhando os estágios do lead conforme ele avança na jornada de compra.
A ferramenta também conta com um recurso chamado Lead Scoring, que ajuda a identificar leads mais qualificados e manter um fluxo de vendas mais relevante.

27. SEMRush

Uma das ferramentas de marketing digital que permite que você monitore as palavras-chave orgânicas, assim como as expressões combinadas para obter ótimos resultados em suas campanhas.
Conta também com ferramentas de SEO, além de uma boa quantidade de dados disponíveis a partir da barra de pesquisa livre na homepage.

28. SimilarWeb

Ferramenta de análise de monitoramento de competitividade, a qual fornece dados acerca das fontes de tráfego, melhores conteúdos, engajamento social e muito mais.
Há uma quantidade enorme de dados disponíveis no módulo gratuito, incluindo websites de referência, tráfego de pesquisa e palavras-chave, mas os pacotes ­– que começam por US$ 99,00 mensais – oferecem ainda mais dados.

29. Trello

Sabe aqueles quadros que ficam em locais visíveis para todos, onde são demonstrados tarefas e lembretes? Esqueça-os. O Trello faz isso de uma forma muito mais eficaz através de um aplicativo multi plataformas, que pode ser acessada por qualquer um em qualquer lugar.

30. Zapier

O Zapier é uma ferramenta de integração de atividades entre diferentes ferramentas de marketing digital, comunicação e gestão.
A plataforma permite configurar integrações entre, por exemplo, uma ferramenta de pop-ups e sua ferramenta de automação de marketing, passando os leads gerados de uma para a outra de maneira automática.
Poupe tempo e garanta que está aproveitando cada lead gerado com muito suor!

Conclusão

E aí, gostou de nossas indicações?
Uma boa estratégia, muito bem amparadas pelas ferramentas certas, podem muito eficazes e trazer ótimos resultados para seu negócio. Basta escolher quais ferramentas melhor atendem suas necessidades e começar a usá-las imediatamente.
Agora que você teve acesso a nossa lista de ferramentas de marketing digital, é a sua vez de agir. Esperamos que esse conteúdo tenha lhe ajudado.
Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco, estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos. Grande abraço e até a próxima!

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