Branding content da Barbie: Como uma boneca se tornou um ícone global

Branding content

Sumário

Nos últimos meses, o assunto mais comentado e agitado entre todas as gerações foi o filme da Barbie. Com certeza, você já teve a oportunidade de se deparar com essa notícia, seja por curiosidade ou por apreciar a icônica boneca.

A repercussão do filme foi imensa, impactando o mercado de forma significativa. A distribuidora Warner Bros anunciou que o filme Barbie é a maior estreia do ano nos Estados Unidos e Canadá até o momento. O sucesso alcançado chamou a atenção de marcas e renomados artistas. 

Além disso, a trilha sonora do filme desempenhou um papel fundamental em sua consagração. Ao contar com a colaboração de cantores no auge de suas carreiras, como Dua Lipa, Billie Eilish, Lizzo, Nicki Minaj e até mesmo Ryan Gosling – que, além de ator, demonstrou seus talentos musicais – a produção conquistou ainda mais destaque e atraiu uma base de fãs diversificada.

Mas a pergunta é: por que um brinquedo trouxe tanta relevância para o mercado e qual é a lição que os empreendedores devem observar? 

Antes de explicar, queremos destacar que esse não é apenas um caso de um filme que fez sucesso, mas sim de uma campanha de branding content muito bem elaborada que vem dando certo.

De acordo com uma matéria divulgada na CNN Brasil, os números das bilheterias tornam Barbie a estreia mais lucrativa de um filme dirigido por uma mulher e a quinta maior estreia de uma produção original – não associada a um título ou franquia existente – em território norte-americano.

Continue nos acompanhando, no artigo de hoje vamos analisar juntos os motivos por trás desse sucesso e entender como essa estratégia de branding content foi eficaz. 

O que é branding content?

Branding content

Branding content ou conteúdo de marca, é uma tática de marketing utilizada para fortalecer e construir uma identidade através da criação de conteúdos relevantes e envolventes. 

As marcas desenvolvem esses materiais criativos de divulgação para engajar e criar um vínculo com o seu consumidor. 

Já mencionamos diversas vezes em nosso blog a importância de estabelecer uma conexão emocional com o público-alvo. Essa é uma maneira inteligente de promover a percepção positiva, aumentar o reconhecimento e, consequentemente, impulsionar o engajamento e as vendas.

Para ilustrar esse conceito, destacamos o notável trabalho realizado no lançamento do filme da Barbie como um excelente exemplo de branding content. O engajamento alcançado foi extraordinário, atraindo diversos públicos de diferentes faixas etárias e origens nacionais.

Através do “branding content”, a Barbie transcende sua condição de simples boneca e se torna uma verdadeira experiência emocional para seus consumidores. A marca conseguiu habilmente transformar o produto em um símbolo de aspirações e valores, criando uma conexão profunda com o público.

Com o lançamento do filme, a cor rosa se fez presente em comidas, roupas, acessórios e tantos outros tipos de produtos.

O varejo soube aproveitar bem a oportunidade, incorporando o charme e o estilo associados à marca, criando uma gama diversificada de produtos que cativaram os consumidores.

Leia também: Branding: dicas para uma gestão de marca inteligente.

A construção da marca e a repercussão do filme

Branding content

A Barbie é um dos casos mais emblemáticos de estratégia de marca na indústria do entretenimento. Uma boneca lançada em 1959 pela empresa Mattel se tornou um símbolo da cultura pop.

A estratégia de marketing vem dando certo até os dias atuais porque o marketing não deixou de ser trabalhado. A linha de brinquedo vem se reinventando, abrindo espaço para alcançar outros públicos.

Atualmente, podemos observar uma notável expansão da linha Fashionistas da marca, com a inclusão de novos tipos de corpo, uma diversidade de tons de pele, estilos de cabelo e uma variedade impressionante de roupas. Essa abordagem representa mais do que um simples posicionamento moral, pois é, na verdade, uma estratégia inteligente que se alinha com as mudanças nos hábitos dos consumidores.

Essa iniciativa certamente gera comoção e estabelece uma conexão mais profunda com o público, mas sua relevância vai muito além disso. Ao compreender as mudanças nas preferências e valores dos consumidores, a marca Barbie demonstra sensibilidade e proatividade em abraçar a diversidade e a inclusão.

Deste modo, podemos ver mais uma vez o posicionamento da marca ao trazer aos seus fãs um filme com a narrativa de uma boneca que está alinhada às discussões atuais, mantendo como um ícone cultural, que se adapta à medida que a sociedade avança e evolui.

Da vida real para os cinemas: como as marcas podem aprender com o branding content da Barbie?

Agora, como os empreendedores podem aprimorar sua análise sobre essa estratégia? 

Ao acompanhar nossas observações no conteúdo de hoje, fica claro que estamos tratando não somente de um brinquedo infantil que lançou um filme, mas de um posicionamento de marca extremamente inteligente, que se manteve relevante ao longo de 64 anos.

As vendas não se limitaram apenas aos ingressos, como mencionamos. Foram resultados de collab entre marcas, um posicionamento e um alto nível de engajamento com o público. É essencial considerar todos esses aspectos ao analisar essa tática, buscando inspiração para aplicar táticas similares em seus próprios negócios.

A Hyundai por exemplo, mostrou o novo loniq 6 no filme “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”. Com isso, a empresa aumentou a exposição de seu novo modelo e fortaleceu ainda mais sua marca, aproveitando a popularidade do universo cinematográfico da Marvel. 

Em resumo, essas ações podem ser usadas como fonte de inspiração e aprendizado por empresas que desejam estabelecer uma identidade de marca forte, contar histórias cativantes, alcançar diferentes públicos, procurar parcerias estratégicas, adotar um propósito genuíno, inovar de forma contínua e aproveitar as mídias sociais de maneira eficiente.

Ao incorporar esses princípios em suas próprias estratégias de branding content, os empreendedores têm a oportunidade de fortalecer suas marcas e alcançar o sucesso no mercado.

Se você está procurando por uma gestão de marca inteligente e eficaz, não hesite em contar com o suporte de especialistas qualificados. Entre em contato com a Lebbe e descubra como podemos auxiliá-lo na construção e fortalecimento da imagem da sua marca.

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