Branding: dicas para uma gestão de marca inteligente

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Gestão de marca é uma das atividades mais importantes para o sucesso de uma empresa. 

Isso porque, as estratégias são traçadas a partir de um conjunto de ações, que são realizadas para construir uma imagem positiva e coerente, sendo a marca facilmente reconhecida pelo seu público.

Uma marca que mantém a sua força e sucesso diante de um mercado tão competitivo, realiza frequentemente uma gestão. 

Essa é uma maneira de criar valor, fidelizar clientes e de expandir a empresa no mercado.

Philip Kotler, um dos mais renomados especialistas na área de marketing, define posicionamento de marca como o processo de criar uma imagem única e diferenciada para os consumidores.

Posto isto, é necessário criar conexões emocionais e duradouras com os consumidores para se diferenciar da concorrência e se tornar um sucesso. 

As empresas precisam estar sempre atentas às mudanças do mercado e nas necessidades dos consumidores para ajustar sua posição conforme necessário.

Neste artigo, iremos dar algumas dicas para uma gestão de marca inteligente, confira!

O que é branding?

Algumas pessoas têm marcas favoritas e não abrem mão de comprar em empresas que são concorrentes porque já existe um forte vínculo emocional. 

Apple, Coca-Cola, Nike e outras empresas famosas são um exemplo de love brand, ou seja, essas grandes marcas trabalham de forma estratégica e inteligente, para que os consumidores não comprem apenas produtos ou serviços, mas também as histórias.

Portanto, o love brand é uma estratégia mais específica de branding que se concentra em criar um forte vínculo emocional entre a marca e seus consumidores.

O branding em si, é uma estratégia voltada para criar uma imagem única e diferenciada da marca na mente dos consumidores, sendo essa uma maneira de fortalecer a instituição. 

É importante ressaltar que as estratégias e as ações de branding envolvem diversas áreas, desde a identidade visual até a comunicação e a experiência do cliente.

Assim, a estratégia envolve logos, cores, tipografia, publicidade, atendimento e  qualidade do produto ou serviço.

Esse é um trabalho que traz resultados promissores, porém ele deve ser contínuo para criar valor, fidelizar clientes e aumentar o ticket-médio da empresa. 

Por isso, o branding é uma área essencial para o sucesso de qualquer marca, independentemente do tamanho ou setor de atuação.

Diferença entre branding e marca

Marca é o nome, símbolo, design ou qualquer outra característica que identifica um produto, serviço ou empresa. É a forma como a empresa é reconhecida pelo público.

branding é o processo de gestão da marca, sendo essa estratégia desenvolvida com a criação de uma identidade única e diferenciada.

Todo processo realizado no branding se baseia na personalidade, valores, missão e visão da empresa. Dessa forma, as ações se tornam coerentes e marca memorável para os consumidores, através da criação de uma imagem positiva.

Qual a importância do branding?

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Independente do segmento ou do tamanho da empresa, é necessário o investimento em branding para obter sucesso e outras vantagens, como:

  • Reconhecimento de marca: O branding realiza uma gestão inteligente para que a marca se torne facilmente reconhecível e memorável para os consumidores, sendo a empresa facilmente lembrada, o que pode gerar mais vendas.
  • Diferenciação: Com um reconhecimento no mercado, a marca atrai mais clientes, gera valor e aumenta o ticket-médio.
  • Fidelidade: Sendo bem gerenciada, a empresa se torna uma love brand. Isso significa que os clientes vão preferir comprar os seus produtos ou serviços em vez dos concorrentes.
  • Valorização: Uma marca forte e bem gerenciada pode ser mais valiosa para a empresa. Isso pode significar que a empresa pode vender seus produtos ou serviços por um preço mais alto do que a concorrência.

Leia também: Como uma agência full service pode ajudar na gestão de marca.

Como fazer uma gestão de marca inteligente?

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Uma gestão de marca quando bem feita, traz muitos benefícios para empresa, como mencionamos anteriormente. 

Porém, é importante lembrar que uma agência full service sabe como realizar essa gestão de marca, sendo uma opção valiosa para a empresa, uma vez que os profissionais têm expertise, conhecimento, acesso a ferramentas e tecnologias que podem ser úteis.

Além disso, os profissionais saberão identificar o público-alvo e desenvolver as melhores ações e estratégias para importá-los positivamente. Confira algumas etapas para realizar uma gestão de marca inteligente:

Defina a personalidade da marca:

Os princípios são fundamentais para guiar as ações das empresas e a forma como ela se relaciona com o seu público. Por este motivo, deve ser realizada uma análise interna para identificar quais são os valores da marca.


Essa etapa envolve o estudo da empresa, para que assim possa ser estabelecida as características que a tornam a marca única e diferenciada. 

Conheça o seu público-alvo:

Os comportamentos dos consumidores devem ser estudados, para que as ações possam ser desenvolvidas de acordo com os hábitos de consumidores, interesses e outras características.

Com base nessa análise, a empresa pode criar uma persona, que é uma representação fictícia do cliente ideal, com características, necessidades e comportamentos definidos.

A persona ajuda a empresa a entender melhor o público-alvo e a criar táticas de comunicação e marketing mais eficazes para atingi-lo.

Crie uma identidade visual forte: 

Com a personalidade da marca definida, fica mais fácil desenvolver a identidade visual. Não podemos deixar de lembrar que as imagens e as cores também nos comunicam algo.

Sendo assim, o designer gráfico é capacitado para criar a identidade visual, utilizando suas habilidades técnicas e criativas para desenvolver os elementos que irão representar a marca, como logotipo, cores, elementos visuais e tipografia. 

Invista em experiências de marca:

Além da compra, as pessoas querem uma experiência marcante. Esse comportamento deve ser levado em consideração pelas empresas, pois influencia diretamente na satisfação do cliente e, consequentemente, na sua fidelidade e recomendação da marca para outras pessoas.

Essa estratégia deve ser bem planejada, uma vez que uma experiência negativa pode afastar o cliente e gerar uma imagem negativa da marca, prejudicando sua reputação e afetando suas vendas. 

Seja consistente: 

A consistência da marca é um conjunto de diretrizes que definem sua identidade visual, tom de voz, valores e propósito. 

Essas diretrizes são chamadas de manual da marca ou brandbook e são essenciais para uma comunicação coerente.

Isso pode aumentar a fidelidade dos clientes e contribuir para o crescimento da marca.

Monitore a percepção da marca: 

O monitoramento é importante, pois é preciso entender como a comunicação está e quais estratégias seriam necessárias para melhorar a gestão da marca.

Uma agência, por exemplo, realiza a análise de métricas, como o engajamento nas redes sociais, a taxa de abertura de e-mails e as taxas de conversão. 

Essa gestão permite avaliar o impacto das ações que estão sendo feitas pela empresa, identificando oportunidades e pontos de melhoria.

Construa uma imagem forte no mercado com uma gestão de marca inteligente

Como podemos ver durante o conteúdo, o branding e a gestão de marca são essenciais para uma empresa obter sucesso, ser inovadora e ter um bom posicionamento.

É importante ressaltar que este trabalho deve ser feito por uma agência, para garantir um retorno financeiro e os benefícios de uma marca valorizada no mercado. 

Se você está em busca de uma gestão de marca inteligente e eficiente, não hesite em buscar ajuda de profissionais especializados. Entre em contato com a Lebbe e saiba como podemos ajudá-lo a construir e fortalecer a imagem de sua marca no mercado.

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