O comportamento do consumidor digital no Brasil em 2023: Tendências e Insights.

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Sumário

O comportamento do consumidor deve ser observado de forma constante pelas empresas que desejam traçar estratégias inteligentes e obter resultados promissores.

Isso porque, as marcas precisam acompanhar os hábitos e os costumes de seus clientes, para desenvolver estratégias eficazes e alcançar seus objetivos de vendas.

Além disso, quando os gestores de marketing conseguem entender quais fatores influenciam o comportamento do público, é possível adaptar suas estratégias, aumentando as vantagens competitivas.

O relatório “Digital 2023 Brazil” da Datareportal é um estudo sobre os insights do uso de dispositivos e serviços digitais no Brasil em 2023.

A pesquisa destaca que o país é um mercado digital em constante crescimento, com uma população total de 215,8 milhões de pessoas. Com base nessas informações divulgadas, é possível que as empresas desenvolvam planos mais eficazes para atender às necessidades e desejos dos seus consumidores.

Para entender mais sobre esse tema, continue conosco! No artigo de hoje, vamos abordar como as empresas devem ficar atentas para este comportamento do consumidor e como utilizar os insights e tendências divulgadas na pesquisa para elaborar uma estratégia de marketing. 

Comportamento do consumidor: O que é e por que as empresas precisam ficar atentas?

Para entendermos bem como satisfazer os desejos e as necessidades dos nossos clientes, primeiramente precisamos compreender como o público se comporta. Costumes, hábitos, crenças e outros fatores podem influenciar o comportamento de cada um.

Segundo o especialista Philip Kotler, o comportamento do consumidor é um estudo que analisa pessoas que realizam compras de produtos, serviços, ideias ou experiências para suprir suas necessidades e desejos.

Kotler aponta o estudo como peça fundamental para obter sucesso no marketing, pois permite que as marcas realizem estratégias mais eficazes para atrair e reter clientes. 

Com isso, as atitudes do comprador devem ser estudadas, esse é um fator crucial para o sucesso de qualquer ação de vendas, especialmente no cenário atual, onde a concorrência é cada vez mais acirrada e os consumidores têm cada vez mais opções.

Vejamos, se uma determinada empresa vende produtos ou serviços em lojas virtuais, ela precisa compreender onde os seus clientes estão e como alcançá-los através das plataformas digitais mais utilizadas.

O estudo divulgado pela Kepios demonstrou que os usuários de internet no Brasil aumentaram 7,1 milhões entre 2022 e 2023. Esse é um dado importante para aquelas instituições que ainda não querem investir nas ferramentas de compra online. 

Ressaltamos aqui que a loja física e os meios tradicionais têm sua relevância. Entretanto, para que uma estratégia de marketing seja completa e alcance resultados satisfatórios, é preciso encontrar soluções abrangentes para satisfazer as necessidades do cliente.

Dessa forma, a marca consegue ter uma visão ampla e global do seu negócio, definindo o que deve ser trabalhado para obter soluções integradas.

A Importância de entender o comportamento do consumidor?

Observar as mudanças de comportamento do consumidor e as tendências digitais é fundamental para realizar novas adaptações. Afinal, o mundo está em constante evolução e seguir a inovação também é estar à frente da concorrência.

A título de exemplo, podemos mencionar as redes sociais, que hoje é um canal de comunicação de extrema importância para as empresas. Antes de adquirir um determinado produto ou serviço, é natural que façamos uma breve pesquisa no Google ou em outras plataformas, para analisarmos se a compra realmente vale a pena. 

Com isso, começamos a perceber as marcas investindo em influenciadores e colocando em seus sites os reviews de seus clientes. Para o e-commerce, essa é uma excelente estratégia, pois ela pode aumentar o ticket médio e a confiança do usuário.

Viu só como analisar o comportamento do consumidor pode ser importante para se reinventar e encontrar novas possibilidades para vender mais?

Esse contexto onde o público analisa a qualidade de produtos e serviços poderia ser encarado como um problema, pois também existem comentários negativos. Porém,  os reviews de clientes foram utilizados com uma nova narrativa, sendo esse um fator que influencia a decisão de compra, aumenta a credibilidade da marca, identifica pontos de melhoria e fornece feedback direto do consumidor.

Tendências e Insights digital no Brasil em 2023

O relatório da “Digital 2023 Brazil” da Datareportal, nos apresenta informações relacionadas ao comportamento do brasileiro e como o número de usuários de internet no país aumentou nos últimos anos. 

Além disso, é possível perceber que as soluções digitais devem ser exploradas, independente do setor de mercado ou do produto e serviço que seja oferecido pelas marcas. 

Isso acontece porque a tecnologia e a automação serão cada vez mais utilizadas para melhorar a experiência do usuário em diversas áreas, desde atendimento ao cliente até logística.

Em relação às redes sociais, os dados apontam que 83,8% de usuários da Internet no Brasil usam pelo menos uma plataforma de mídia social. Ou seja, essa continua sendo uma ferramenta imprescindível para as marcas que querem ter visibilidade maior, vender mais, conquistar novos clientes e fidelizá-los.

É provável que o empreendedor se pergunte em qual rede social investir, visto que hoje temos muitas opções de plataformas digitais. No que se refere às redes sociais, as informações da pesquisa apontam que o Brasil é um dos maiores usuários, chegando ao total de 221 milhões de conexões móveis celulares no início de 2023.

Essas são informações necessárias para que as empresas possam desenvolver estratégias mais eficazes para atender às necessidades e desejos dos consumidores brasileiros.

Vale mencionar que todos os dados de mídia social que foram analisados na pesquisa, medem apenas a utilização ativa de cada plataforma, ou seja, não levam em consideração a preferência dos usuários em relação a cada uma delas e como elas se encaixam em suas rotinas diárias.

Apesar de ter menos usuários ativos em comparação com outras plataformas, o WhatsApp é atualmente a plataforma de mídia social mais popular do mundo. O Instagram continua tendo sua relevância, ocupando um espaço de destaque nos dados encontrados, confira:

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Outro ponto relevante é que os usuários têm gostos particulares diferentes e que essa é uma escolha que pode variar de acordo com as preferências, idade e gênero. 

Portanto, essa análise de dados deve ser feita com cuidado pelas empresas, pois a rede social escolhida pela marca para divulgar produtos e serviços só deve ser feita depois de compreender o comportamento do público-alvo. 

Isto é, se uma instituição deseja vender para um consumidor específico entre os usuários da internet de 16 a 24 anos, é necessário verificar o canal de comunicação correto para alcançar esse público.

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Top Websites: similarweb ranking

Abordando as tendências de comportamento do consumidor, vale destacar que uma maneira interessante de observar o uso das mídias sociais é por meio do número de visitantes que o site de cada plataforma recebe. 

É relevante notar que as posições ocupadas pelo YouTube e pelo Facebook no ranking dos sites mais visitados se mantêm relativamente consistentes. 

O YouTube é o segundo site mais visitado no mundo, com um total de 1,94 bilhão de visitantes únicos a cada mês. Já o Facebook ocupa a terceira posição, com 1,61 bilhão de visitantes únicos mensais.

O grande volume de buscas mensais que ambos os sites recebem sugere que eles continuam sendo importantes plataformas digitais para as pessoas se conectarem e compartilharem conteúdo.

Em outras palavras, essa é uma análise importante para ajustar as estratégias de marketing e entender o comportamento do consumidor diante dessas plataformas digitais. 

Além disso, as empresas podem utilizar essas informações sobre as preferências do consumidor em relação às plataformas para criar campanhas de publicidade mais eficazes e direcionadas, levando em consideração o comportamento no ambiente digital.

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Como utilizar os  insights e tendências de 2023 para fazer uma estratégia de marketing?

Os insights e tendências mencionados na pesquisa servem como reflexão para os gestores de marketing. 

Os dados apontados devem ser considerados antes de realizar qualquer estratégia. Para tanto, alguns passos devem ser seguidos:

  • Estudo dos dados: é preciso analisar cuidadosamente as informações que foram fornecidas pelos insights e tendências de 2023. Assim, é possível verificar quais são as principais tendências e os padrões de comportamento do consumidor; 
  • Análise das oportunidades: Com base no relatório, as marcas conseguem enxergar as oportunidades de mercado. Por exemplo, como vimos nos dados, o número de usuários nas redes sociais está crescendo rapidamente. Portanto, essa é uma ocasião para começar a explorar novas ideias e considerar a expansão da presença online ou loja virtual; 
  • Desenvolvimento de metas: É importante que as empresas comecem a determinar quais metas alcançar. Pode ser um aumento significativo nas vendas ou na visibilidade. 
  • Traçar estratégia de marketing: Com os objetivos de marketing em mente, as ações de campanhas de publicidade podem ser traçadas. Para tanto, vale analisar as mídias digitais e quais conteúdos serão eficazes para alcançar o público-alvo; 
  • Monitoramento da estratégia: Após desenvolver as ações e estratégias traçadas, é indispensável realizar o monitoramento. Essa é uma maneira inteligente de verificar os resultados e realizar ajustes de marketing conforme as necessidades.

Leia também: Como uma agência full service pode ajudar na gestão de marca.

Como pudemos ver durante o conteúdo de hoje, entender o comportamento do consumidor é o caminho para o sucesso de qualquer negócio, independentemente do setor ou tamanho da empresa.

As preferências e necessidades das pessoas evoluem com o tempo, à medida que novas tecnologias são desenvolvidas e novas tendências emergem. Portanto, ficar por dentro das novas tendências e entender como agir diante das possibilidades é uma tática vantajosa para empresas.

Se você precisa de ajuda para compreender os novos insights do mercado e quer encontrar soluções matadoras, entre em contato com a Lebbe. Nossa equipe de especialistas em marketing possui vasta experiência em análise de dados, estratégia de marketing e implementação de campanhas eficazes que geram resultados reais para nossos clientes. 

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