Comunicação 360: dicas para aumentar o ticket médio

Sumário

A comunicação 360 é uma tendência da qual não tem como fugir. Essa estratégia é responsável pelos maiores cases de sucesso do mercado, como Magazine Luiza e Amaro. 

Nos próximos 4 minutos você vai entender:

  • O que é Comunicação 360;
  • Benefícios da Comunicação 360;
  • Dicas para melhorar o seu rendimento com a Comunicação 360.

Vamos entender um pouco mais sobre como funciona essa estratégia de marketing?

O que é Comunicação 360?

Para compreendermos o que é, podemos analisar o seu próprio nome: é uma maneira de se posicionar e se expressar que considera tudo e todos que estão ao redor, 360 graus. 

Logo, essa estratégia leva em conta todos os públicos que uma marca já atinge e que deseja atingir. Ela também se faz presente em todos os canais que seus consumidores em potencial utilizam, sejam eles on-line ou offline. 

Como a Comunicação 360 pode melhorar os rendimentos do seu negócio?

Um posicionamento íntegro, confiável e claro, que expresse a autenticidade e unicidade da sua marca é essencial para construir uma relação sólida com seus diferentes públicos formados por:

  • Seus atuais clientes;
  • Clientes em potencial; 
  • Outras empresas da área. 

Quando seu negócio consegue criar e manter uma boa imagem perante esses 3 públicos, ele se torna uma referência e ganha visibilidade e boa reputação. 

Uma marca com uma imagem bem trabalhada, que oferece soluções eficientes e criativas, atrai e cativa seu público. Assim, ela aumenta sua visibilidade e conquista clientes satisfeitos e fiéis. 

Agora, que você entendeu o que é a comunicação 360 e como ela impacta positivamente o caixa da sua empresa, você talvez deseje um direcionamento de como aplica-lá. 

Separamos aqui 5 estratégias para colocá-la em prática e aumentar o ticket médio do seu negócio. 

Como implementar no seu negócio

Separamos algumas técnicas que estão sendo aplicadas pelas empresas de destaque, que ditam as tendências do mercado. 

Se você se dedicar a trabalhar cada uma delas na sua marca, os resultados são rápidos e tangíveis. 

Compreenda a essência da sua marca

Essa estratégia considera o que a sua marca é, como ela se faz presente e como ela é vista. Para isso, você pode responder a algumas perguntas:

  • O que diferencia a sua marca da concorrência e a torna única?
  • O que os clientes mais elogiam?
  • O que os clientes mais reclamam?
  • Se a sua marca fosse uma pessoa, como ela conversaria?

A partir do momento em que você e toda a sua equipe estão alinhados com o que a sua marca é e com o que ela deseja transmitir, a essência do seu negócio se faz presente em todas as suas estratégias. 

Isso aproxima e aumenta a confiança do público, que se torna mais propenso a escutar suas mensagens.

Esteja onde o seu público está 

As pessoas compram de quem elas se lembram. Faça a sua marca presente na vida dos seus clientes. A sua empresa deve estar presente em todos os canais de comunicação que o seu público acessa. 

Você e sua equipe devem ter clareza do:

  • Posicionamento da sua marca;
  • Sua missão, visão e valores;
  • Seu tom de voz;
  • E da mensagem a ser transmitida.

Assim, é possível criar um planejamento de marketing inteligente e estratégico, que transite por todos os canais mantendo a autenticidade da sua comunicação 

É o caso, por exemplo,  de empresas sérias, responsáveis e confiáveis que fazem brincadeiras e utilizam memes nas redes sociais sem perder a elegância, a coerência e a respeitabilidade. Isso envolve um planejamento integrado e estratégico. 

Construa um plano de comunicação coeso e eficaz

A Comunicação 360 envolve ações estratégicas para transmitir:

Uma mensagem atraente e chamativa, através dos canais mais adequados, com um tom de voz coerente, no momento mais apropriado.

Tudo isso alinhado com o propósito da marca. 

Portanto, é necessária uma equipe múltipla, com profissionais especializados em diferentes áreas e canais de comunicação. 

Assim, será possível montar um Plano de Comunicação 360 eficaz e aumentar o ticket médio da sua empresa. 

Execute e analise com precisão  

Um planejamento excelente deve ser acompanhado de uma execução impecável. Para isso conte com uma equipe especializada, que esteja alinhada com os princípios da estratégia e saiba realizar com maestria a sua função no prazo adequado. 

Quanto mais assertiva for a execução, mais fácil será de analisar a efetividade das ações propostas. Todas as mensagens transmitidas devem ser acompanhadas nos diferentes canais de comunicação. Assim é possível mensurar os níveis de engajamento e a efetividade dos CTAs, call to action. 

Assim, será possível voltar às estratégias com novos dados para aprimorar o plano de comunicação.

Contrate uma equipe excelente

A comunicação 360 requer uma equipe coesa e diversa. Isso é fundamental para garantir que a sua empresa transmita coerência e se comunique em todas as frentes sem perder a autenticidade e a personalidade.

Portanto, você tem duas boas opções:

  1. Montar a sua própria equipe, caso seja financeiramente sustentável para o seu negócio. 
  2. Contratar uma agência full service, que adote a comunicação 360. 

Conclusão

Com a comunicação 360 a sua empresa possui uma abordagem completa e integrada para o marketing. Essa estratégia é necessária para maximizar o retorno sobre o investimento e atingir seus objetivos de negócios.

Não sabe por onde começar? Fale com nosso time, solicite agora o seu orçamento e descubra quais estratégias são necessárias para a sua marca.

Até a próxima!

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