5 modelos de e-mail marketing

e-mail marketing

Sumário

O e-mail marketing é uma das principais ferramentas para qualificar o relacionamento com os clientes (ativos e potenciais) e desenvolvê-los na jornada de compra. 

Contudo, para que os objetivos traçados sejam alcançados com êxito, é fundamental compreender os diferentes modelos de e-mail marketing existentes.

Se você deseja conhecer mais sobre essa técnica, seus impactos e como adequar os modelos corretamente para um melhor fluxo de atração e nutrição, continue a leitura deste artigo sobre os 5 modelos de e-mail marketing que preparamos especialmente para você!

O que é e importância do e-mail marketing

Na prática, o e-mail marketing nada mais é do que uma das principais ferramentas de marketing para um contato mais efetivo com o público da marca.

Isso porque, para que os leads e clientes recebam os comunicados, antes eles precisam se cadastrar em uma newsletter, por exemplo. Ou seja, já são pessoas que demonstraram interesse prévio em seu negócio.

Deste modo, a comunicação pode se estabelecer de forma mais impactante, visto que o usuário sabe quais são as soluções propostas e já se relacionam com você, estando aberto aos informativos e propagandas.

É exatamente por conta dessa proximidade e interesse do potencial cliente que o e-mail marketing se destaca, criando um laço mais forte e oportunidades de fidelização.

Com ele é possível se aproximar dos internautas curiosos sobre seu negócio, nutrir e qualificar leads, divulgar produtos e serviços, dentre diversas outras ações e de forma personalizada, considerando sua identidade e público.

Além disso, outras vantagens dessa estratégia são:

  • Humanização;
  • Potencial para automação;
  • Versatilidade;
  • Adaptabilidade;
  • Facilidade de gerenciamento.

Principais tipos de e-mail marketing

Para que uma estratégia de e-mail marketing seja efetiva, diversos aspectos devem ser considerados, inclusive o objetivo de envio daquela mensagem.

Afinal, é o objetivo da campanha que determinará o modelo mais adequado a ser usado junto ao seu público. 

Por exemplo, caso o desejo seja aumentar as conversões de um determinado produto de e-commerce, o ideal é atuar com e-mails de promoção ou de atualização de produtos.

Outros aspectos que devem ser levados em consideração ao desenvolver e-mail marketing são:

  • Conhecer o público-alvo;
  • Definir os objetivos da marca;
  • Estabelecer ações e modelos que melhor atendem aos objetivos;
  • Investir em assuntos atrativos;
  • Desenvolver um calendário de e-mail marketing.

Com relação aos modelos de e-mail marketing que melhor podem atender cada etapa do relacionamento com leads e clientes, contar com templates semi-estruturados pode ajudar bastante.

Isso porque essa estrutura facilita o envio automatizado para cada estágio do funil/objetivo determinado no planejamento, considerando os perfis dos clientes.

Nesse sentido, de modo a ajudá-lo a identificar o melhor modelo para sua jornada com o consumidor – seja para ativação, avisos ou comemorativos -, separamos os 5 principais tipos de e-mail marketing nos tópicos a seguir, confira.

  1. Boas-vindas 

Os e-mails de boas-vindas são o primeiro contato efetivo da marca com o lead após uma inscrição em um curso, interesse em um produto ou uma assinatura de newsletter.

Por isso, é um dos e-mail marketing mais importantes. Nele você irá formalizar o contato com o público, estabelecendo os canais e a frequência que serão realizados. 

Nesse momento também é possível humanizar mais a marca e as soluções, bem como contextualizar mais sobre sua história.

Lembre-se de dar o tom e identidade que deseja conferir a empresa em todo momento, assim o público irá se identificar mais rapidamente e compreender quais os objetivos da marca com esse canal.

  1. Informativo

O e-mail marketing do tipo informativo tem como objetivo transmitir novidades sobre o negócio e o setor. Ou seja, esta é a famosa newsletter.

Aqui o conteúdo – apoiado por técnicas de storytelling, marketing de conteúdo, CTA e gatilhos – são o centro da campanha.

De modo geral, além de informar a carteira de contatos, o intuito é levar os usuários a lerem mais sobre os temas apresentados no e-mail, criando chamadas rápidas para redirecionar para o site ou redes sociais.

Por conta disso, é uma excelente opção para fortalecer esses canais e para segmentar melhor o público da marca, identificando os temas de maior interesse e os assuntos com maior taxa de abertura.

Para que os dados se mostrem mais precisos e para que o público seja nutrido adequadamente, é fundamental estabelecer um período para o envio das novidades, podendo ocorrer semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.

  1. Promocional

Como o próprio nome indica, o e-mail promocional visa promover algum produto ou oferta. Apesar disso, não deve ser caracterizado apenas como um “folhetim” digital com preços e produtos.

Ainda que seu intuito seja mercadológico, ele ainda precisa reter a atenção do leitor e evidenciar os benefícios de adquirir um produto, acessar uma página ou baixar um e-book.

Inclusive, apesar de ser mais relacionado à venda de itens, propriamente ditos, o e-mail promocional pode ser utilizado como uma oportunidade de fazer com que o público conheça mais sobre o seu serviço antes de adquiri-lo realmente.

Ou seja, pode ser uma campanha de meio de funil para auxiliar na conversão futura, por exemplo, oferecendo um teste gratuito de uma ferramenta que desenvolveu. Assim, o foco é converter, evoluindo o potencial cliente na jornada de compra.

Exatamente por ter um cunho publicitário, técnicas como gatilhos, imagens dos produtos, botões de ação e CTAs devem ser utilizados.

  1. Transacional

Após a conversão, seja ela uma compra ou o download de um arquivo digital, um e-mail de confirmação da operação é enviado. A esse e-mail chamamos de transacional.

Este é um contato já esperado pelo usuário, e geralmente é apresentado de forma mais concisa, com a confirmação da compra ou o acesso à plataforma, resumo da operação e algumas instruções para uso e acompanhamento da compra.

Sua importância está na transparência com o relacionamento com o cliente, conferindo mais credibilidade ao negócio – por mais simples que esse contato possa parecer – oficializando a transação realizada e a identificação no sistema.

  1. Reativação

Por fim, um contato muito importante dentro das estratégias de e-mail marketing é o de reativação.

Esse modelo de e-mail tem o intuito de retomar o contato com um lead que não concluiu uma compra ou fazer com que um cliente seja reaquecido, realizando uma nova compra.

Por conta disso, é um modelo bastante vantajoso para aumentar o ticket médio do estabelecimento. 

Ou seja, o objetivo não é só aquecer e nutrir, como também desenvolver o contato de forma que o lead retome o desejo de comprar, promovendo uma oferta relevante e atrativa, podendo até levar a fluxos de cross ou up-sell no futuro.

Mas lembre-se, por geralmente se tratar de contatos que se tornaram frios, é importante cativá-los desde o campo de assunto para que cliquem e acessem o e-mail.

Como escolher o melhor modelo de e-mail marketing?

Escolher o melhor modelo para sua estratégia de e-mail marketing depende de muitos fatores, demandando adequação conforme o público e o objetivo em cada estágio da sua campanha.

Assim, um único modelo pode não atender todas as suas necessidades, demandando um conjunto de templates para otimizar os contatos com o público.

O mais importante nesse momento é, na verdade, ter clareza sobre a campanha de marketing e estabelecer uma identidade para o corpo de e-mail e para a linguagem usada, reforçando o branding a cada momento. 

Por isso, considere as boas práticas de contato e particularidades de cada modelo de e-mail, recorra a plataformas de automação para facilitar o envio e invista na criação de templates fáceis de personalizar para desenvolver campanhas qualificadas e otimizadas para toda a jornada de compra e de contato com seu público.

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