Estar presente na internet é uma realidade cada vez mais lucrativa. Mas é preciso se planejar e ter cautela com as estratégias adotadas. Com isso, você consegue se posicionar adequadamente e não cometer erros de marketing digital.
As falhas mais comuns podem passar despercebidas, e isso traz resultados negativos para o posicionamento digital da sua empresa. E lembre-se de que a importância das ações está na qualidade e não na quantidade.
O marketing digital possui algumas particularidades que, se não forem respeitadas, podem comprometer o trabalho de comunicação e divulgação do seu negócio. No entanto, é possível utilizar os estudos para reduzir as chances de falha.
Fizemos esta lista – com os 10 principais erros de marketing – para ajudar você a corrigir possíveis falhas no seu processo. Quer aprender?
Boa leitura.
1. Não planejar a estratégia de marketing digital
Esse é um dos erros de marketing mais comuns. Tenha em mente que toda estratégia precisa ser bem planejada para que os processos aconteçam de acordo com o esperado.
Por isso, é importante criar um cronograma editorial de conteúdos e ações. Além de estabelecer prazos, horários e frequência de postagens.
Se você não tem uma estratégia para seguir, é bem provável que os seus objetivos fiquem dispersos. Para conseguir resultados realmente assertivos, inclua no planejamento: as suas metas; o público que você pretende atingir; e como você vai fazer isso.
Marketing é um processo contínuo, não adianta traçar um plano que você não consegue cumprir.
É preciso ter também um tempo de implantação e execução. Faça seu planejamento com 2 ou 3 meses de antecedência.
2. Não definir as Buyers Personas da empresa
Para que a sua estratégia de marketing funcione, é extremamente necessário definir as Buyers Personas da empresa.
Ignorar o perfil do seu potencial cliente é um risco que não vale a pena correr. Se você não entender as necessidades e principais dores dele, como conseguirá atingi-lo? Não adianta sair tentando ações de marketing sem um foco. Dessa maneira, você estará apenas gastando dinheiro e energia.
A melhor maneira de falar com o seu público no ambiente digital é com um conteúdo direcionado, e para isso é preciso saber quem ele é. Todas as suas ações devem ser pensadas de acordo com o perfil da persona da empresa. Assim, fica mais fácil atrair o seu potencial cliente e gerar leads.
3. Não investir em SEO
O SEO (Search Engine Optimization) também é responsável pelo sucesso da sua estratégia. Não adianta ter só um site com layout atraente e personalizado, se ele não consegue ser reconhecido por buscadores, por exemplo, o Google.
Com uma boa estratégia de marketing digital, o seu site pode aparecer nas primeiras páginas dos resultados dos sites de busca. Consequentemente, vai ser encontrado por seus potenciais clientes.
Para não cometer erros de marketing como esse, estude, execute e monitore as técnicas de SEO com frequência, desde a criação do site até a sua manutenção.
Palavras-chave
É importante fazer uma boa pesquisa das melhores palavras-chave para utilizar de acordo com o que você quer divulgar. Com as escolhas certas, você conquista mais visibilidade e tráfego no seu site.
Tenha cuidado na hora de inseri-las ao longo do seu conteúdo. O ideal é fazer a linkagem de forma natural e útil para o visitante.
4. Não produzir conteúdo
Se não quer cometer erros de marketing digital, invista em um conteúdo direcionado para a sua persona. Dessa maneira, você garante visitas orgânicas e fica bem-posicionado nos mecanismos de buscas.
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas atualmente. Nesse modelo, você trabalha com a metodologia de Inbound Marketing e produz o seu próprio conteúdo. Logo, você terá mais um atrativo para o seu público-alvo, além de manter o relacionamento com ele.
Portanto, produza conteúdos de qualidade e não superficiais. Tenha domínio em relação ao seu produto e se torne referência relevante na sua área. Assim, quando o cliente pensar no produto que você produz ele vai saber que você entende do assunto.
5. Não usar o E-mail Marketing
Muitas empresas desvalorizam o e-mail para estratégias de marketing digital. Porém, essa é uma ferramenta muito poderosa. Afinal, a maioria das pessoas possui ao menos um e-mail e checam suas mensagens todos os dias.
É claro que isso não significa que você pode encher a caixa de e-mail dos seus clientes, pois isso faz com que eles cancelem a inscrição na sua lista. Realmente, esse tipo de marketing não funciona mais.
Mas com um planejamento bem estruturado, você pode aproveitar o seu banco de dados e promover conteúdos de qualidade. Crie e-mails personalizados, menos automáticos e superficiais.
Não utilizar essa ferramenta é perder tempo e ficar fora da disputa de mercado, e seus concorrentes podem levar a melhor. Só se certifique de fazer uma estratégia bem-feita. Por isso:
- Ofereça conteúdos informativos e que gere engajamento;
- Inclua “call to action” para os usuários visitarem seu site e/ou redes sociais;
- Planeje uma frequência equilibrada de envios – frequência estressante ou longos meses sem enviar.
6. Ignorar o mobile
É difícil encontrar alguém que não tenha um celular hoje em dia. As pessoas estão conectadas o tempo todo e de qualquer lugar do mundo. O acesso via mobile não para de crescer.
Foi-se o tempo em que o celular era utilizado apenas para fazer ligações. Você não pode cometer esse erro de marketing e esquecer de investir nos dispositivos móveis. Senão, perderá a chance de se conectar com novos clientes, além de diminuir a influência da sua marca.
Há alguns anos, o Blog do Google para Webmasters fez uma atualização no algoritmo para as buscas que são realizadas por dispositivos móveis. Com isso, o buscador começou a priorizar os sites adaptados para esse modelo.
O seu site precisa ser adaptável para todas as telas de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Pois, se o consumidor tiver uma experiência ruim, pode acabar se afastando do seu negócio.
7. Não prestar atenção na concorrência
Quando estiver montando o seu planejamento de marketing, além de estudar sua persona, você precisa fazer uma análise da concorrência. Assim, você saberá o que outras empresas do segmento estão fazendo.
Isso não significa que você vai copiar o que elas fazem, pelo contrário. A ideia é se destacar no mercado e não cometer os mesmos erros que os outros. É preciso analisar as tendências e acompanhar tudo que acontece no seu mercado de atuação. Existem ferramentas de marketing que auxiliam muito nesse processo.
Essa análise também ajuda você a medir o seu próprio trabalho. É possível identificar os pontos fracos nas estratégias que os seus concorrentes estão adotando e buscar um caminho diferente, criando um diferencial na sua marca.
8. Evitar as redes sociais
Estar presente nas redes sociais, mas não atualizar suas páginas é um grande erro. Você precisa criar estratégias para nutrir os seus seguidores, definindo uma periodicidade de postagem de conteúdo e cumprindo com os prazos.
Mas não se preocupe, você não precisa estar em todas as redes sociais. O ideal é estar somente nas que fazem sentido para o seu negócio. Faça campanhas, crie conteúdos relevantes, use uma linguagem adequada e seja gentil com seus seguidores.
Os clientes costumam interagir muito pelas redes sociais. Então, não perca essa oportunidade e esteja presente.
9. Deixar o site da empresa de lado
Assim como você não pode esquecer das redes sociais, o site da sua empresa também não pode ser deixado de lado.
Ele precisa ser completo, atualizado, bem estruturado e permitir que a pessoa conheça a empresa com as informações nele presentes. Se não você corre o risco de perder um potencial cliente para a concorrência.
O cliente que confia na excelência do seu trabalho é um visitante frequente e utiliza essa plataforma para apresentar a empresa para outras pessoas. Portanto, publique conteúdos completos, não deixe dúvidas e faça chamadas para ações para reter clientes.
10. Falta de conhecimento e atualização
O marketing é um conjunto de ações e informações que utiliza estratégias para atrair consumidores e se relacionar com eles. Porém, o mercado muda o tempo inteiro e o marketing digital está em constante desenvolvimento.
Ainda é comum ver empresas perdendo para a concorrência porque não buscam atualização e utilizam técnicas ultrapassadas. Isso é tão prejudicial quanto não usar técnica nenhuma. O profissional de marketing precisa ser curioso e ficar ligado nas novidades.
Listamos algumas sugestões do que você pode fazer para se atualizar:
- Leia blogs e sites;
- Leia livros;
- Participe de palestras e eventos;
- Faça cursos e webinários;
- Escute podcasts;
- Esteja dentro dos grupos de mídias sociais;
- Pesquise por tendências da área.
Conclusão
Existem várias estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas para a divulgação da sua empresa. Contudo, se você não tomar cuidado com os erros que acabamos de enumerar, todo o trabalho pode ser em vão.
Eles podem ser evitados com um planejamento bem elaborado, com estratégias certas, objetivos e público-alvo definidos. Além das ferramentas para analisar e mensurar os resultados obtidos.
Fique atento para não cometer esses erros de marketing e impedir o crescimento da sua empresa. Continue conosco e se aprofunde ainda mais no tema. Leia nosso artigo e saiba quais as vantagens de contratar uma agência de marketing digital.
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