Desenvolva uma estratégia de diferenciação em 4 passos simples

estratégia de diferenciação

Sumário

Estratégia de diferenciação é um conceito que vem da área de gestão estratégica. Nele uma empresa busca se diferenciar das suas concorrentes, oferecendo produtos ou serviços exclusivos.

Investimentos em qualidade, design inovador, atendimento ao cliente e tecnologias avançadas são algumas das etapas dessa técnica. O objetivo é mostrar para os clientes que a marca é autêntica e transmite uma sensação única e impactante. 

Uma estratégia de diferenciação bem aplicada é uma vantagem competitiva duradoura. 

Isso porque ela preenche de forma significativa a relação entre empresa e clientes, fortalecendo vínculos e aumentando a fidelidade dessa parceria. 

Ao longo deste post, você compreenderá qual a base para uma boa estratégia de diferenciação e como pode implementá-la em seu negócio em 4 passos. 

Base para uma boa estratégia de diferenciação

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Construa uma percepção de valor única. Essa é a base de toda a estratégia de diferenciação. A partir do momento em que sua empresa é vista como única, ela se distancia dos concorrentes. 

Além disso, uma estratégia de diferenciação inteligente e eficaz construída em cima de uma percepção de valor, traz vantagens competitivas essenciais para o seu negócio. 

Conheça algumas:

Posicionamento 

Uma empresa com um valor único e autêntico, capaz de transmitir com coerência os seus diferenciais por meio de uma comunicação estratégica aliada a serviços e produtos exclusivos, naturalmente se torna uma referência de mercado e ocupa um lugar especial na mente e no coração do consumidor. 

Identidade

Uma identidade de marca sólida também é resultado de uma percepção de valor única e é elemento fundamental para o sucesso a longo prazo. Ela deve ser construída em cima dos valores e atributos que a empresa já possui e que a tornam especial diante dos clientes. 

Este é um ponto chave para uma identidade marcante e para uma estratégia de diferenciação eficaz: partir do que a marca já representa e dos valores que ela já transmite, não daquilo que ela almeja ser. 

Estabilidade 

Seus preços se tornam menos sensíveis às oscilações do mercado e mais atrelados à percepção de valor estabelecida entre a marca e seu público. Uma marca com um valor único cria um nicho exclusivo que garante uma maior estabilidade, mesmo em setores com muita concorrência. 

Essa relação também permite que a empresa cobre preços mais altos por seus produtos ou serviços, uma vez que os consumidores tendem a valorizar o que é raro ou exclusivo. 

Uma estratégia de diferenciação sólida é, portanto, a base para a construção de um lugar de destaque na mente do público e uma boa reputação no mercado. Leia, a seguir, como construí-la em 4 passos. 

4 passos para uma estratégia de diferenciação sólida

estratégia de diferenciação

Para que uma estratégia de diferenciação seja inteligente e sólida, ela deve partir de um alinhamento entre: 

  • Cultura organizacional da empresa; 
  • Imagem que ela transmite;
  • Demandas do mercado.

A união entre esses três aspectos e o constante aprimoramento da estratégia é o que vai garantir o seu sucesso. Leia a seguir como fazer isso de forma prática em apenas 4 passos:

  1. Descubra como sua empresa é percebida

Uma empresa só é capaz de transmitir com verdade os valores que ela realmente vivencia e transmite em sua rotina, relações internas e relações com os clientes. 

Portanto, o primeiro passo é descobrir quais são as percepções que os colaboradores e consumidores têm da marca. 

Realize pesquisas de clima organizacional e abra espaços de diálogo com seu público externo. Assim, você entenderá o que atrai na comunicação da sua marca, nos serviços, no atendimento e produtos. 

É importante ter consciência de como sua empresa é percebida pelos seus públicos para que a sua estratégia de diferenciação seja coerente e realista. 

Leia também: 5 formas de trabalhar a inovação na sua empresa.

  1. Perceba as lacunas de mercado

Analise os concorrentes, identifique suas forças e fraquezas, e observe como eles estão se diferenciando no mercado. 

Em paralelo, estude as necessidades e expectativas do público-alvo. Realize pesquisas de mercado com os clientes para identificar o que eles valorizam em uma marca e em seus produtos e serviços.

Assim você descobrirá quais são as necessidades dos clientes que ainda não estão sendo supridas pelas empresas concorrentes. Um nicho promissor para uma boa estratégia de diferenciação. 

  1. Defina sua Proposta Única de Venda 

Com base nos valores que a sua empresa já vivencia e transmite e nas lacunas promissoras identificadas, você será capaz de definir a sua PUV, Proposta Única de Venda. 

Para isso, perceba quais as características em comum entre o que sua marca transmite, o que os consumidores precisam e o que falta no mercado. 

Caso esses três eixos não possuam interseções, você pode contar com a ajuda de profissionais especializados para bolar um plano de ações prático que alinhe os valores da sua empresa com o que o mercado necessita. 

  1. Monitore e aprimore sua estratégia 

Invista em pesquisas entre seus públicos interno e externo e monitore seus concorrentes. 

Assim, você garante que a estratégia de diferenciação da sua empresa está caminhando de maneira coerente e eficaz. Ou seja, que a marca continue alinhada entre os valores vivenciados e o que ela transmite. 

Realize as adaptações e melhorias necessárias para que seu negócio continue ocupando uma posição favorável entre os clientes e o mercado. 

A importância de uma visão externa e bem preparada 

Contratar profissionais especializados na área de branding, marketing e comunicação pode ser uma boa opção para empresas de diferentes portes e segmentos. 

Isso porque esse profissional ou equipe traz uma visão externa e estratégica capaz de identificar diferentes oportunidades.

Um olhar bem preparado trará uma nova perspectiva para o seu negócio, ampliando a visão sobre a marca, sobre o mercado e a gama de possibilidades presentes. 

Profissionais qualificados têm as habilidades necessárias para identificar com precisão nichos promissores de forma mais rápida, poupando investimentos de tempo e dinheiro em técnicas que não trazem os resultados almejados. 

A Lebbe é uma agência de comunicação 360º que oferece serviços completos de marketing para fazer os clientes investirem com mais inteligência e resultados.

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