Eu uso, tu usas e ele usa: Você já conhece o termo Usabilidade?

A usabilidade beneficia e muito todas as suas estratégias e comunicações na web, facilitando para os usuários a compreensão do conteúdo disposto.
Mas o que de fato é a usabilidade?
Nem tudo que se refere à experiência de uso está dentro da usabilidade em si. A usabilidade tem limitações e lacunas que são complementadas por outros fatores de igual relevância, como o conteúdo e o design de interação.
Porém, podemos considerá-la de certa forma, a base de um projeto de uma aplicação com boa experiência de uso. Continue a leitura para saber um pouco mais sobre usabilidade!

O que é Usabilidade?

A usabilidade é um atributo de qualidade relacionado à facilidade de uso de algo. Se trata de um dos conceitos ligados à experiência do usuário e diz respeito a facilidade com que as pessoas utilizam uma ferramenta ou objeto com o intuito de atingir um determinado objetivo.
Também refere-se à rapidez com que os usuários podem aprender a usar alguma coisa, a eficiência dessa coisa ao usá-la. Prestar atenção na usabilidade do seu site significa menos frustrações para seus visitantes, fazendo com que eles encontrem exatamente o que buscam.
A usabilidade é a capacidade de fazer com que o usuário tenha sucesso na execução de suas tarefas. Se o usuário não sentir clareza e facilidade de uso, simplesmente não vai mais querer consumir o conteúdo, produto ou serviço que você oferece ou mesmo irá procurar outro fornecedor que atenda às suas necessidades. Por isso, é importante ter em mente que a usabilidade é um elemento norteador ao processo de desenvolvimento de suas estratégias.
Diante do grande volume de informações existentes atualmente, a usabilidade cada vez mais vem sendo tratada por diversas empresas como ponto estratégico para conquistar novos consumidores, pois o fato é que se um sistema é complicado de ser usado pelo usuário, ele não irá utilizá-lo.
O desenvolvimento de um sistema não é para o programador ou para o analista utilizar, mas sim para tornar as tarefas dos usuários mais ágeis e eficientes.

Qual a importância da Usabilidade?

A Usabilidade se encaixa em qualquer tipo de projeto de interface, tendo amplitude diferente de acordo com a criticidade de projeto, ou seja, quanto mais crítico for o sistema , maiores serão as perdas caso ele não seja de fácil utilização e proporcione satisfação.
As empresas têm consciência da importância da usabilidade, porém, muitas ainda as vêem como um fator que só deve ser levado em conta durante o desenvolvimento se houver tempo e recursos, como se ela representasse um custo adicional, fora do que é essencial. Mas as empresas têm muito mais a perder ao minimizar a usabilidade desta forma.
Dentre as qualidades da Usabilidade estão:

  • Eficácia: Capacidade de executar a tarefa de forma correta e completa.
  • Eficiência: São os recursos gastos para conseguir ter eficácia. Sejam eles tempo, dinheiro, produtividade ou memória.
  • Satisfação: Se refere ao nível de conforto que o usuário sente ao utilizar a interface.
  • Facilidade de navegação: O usuário consegue acessar a informação desejada no máximo em três cliques.

Lembre-se que quando falamos em User Experience Design e boas experiências, a Usabilidade aparece como fator fundamental. Na internet, a Usabilidade não é um luxo, sim uma condição imprescindível para que qualquer site sobreviva e sobressaia.
Se um usuário entra em seu site e não encontra exatamente o que estava procurando, ele tende a ficar com uma percepção negativa, por exemplo, se a sua página leva tempo demais para carregar.
Um bom trabalho de SEO pode contribuir de forma significativa para uma melhoria da Encontrabilidade, Usabilidade e Acessibilidade do seu site e, consequentemente, para uma melhoria da experiência dos seus usuários quando estes interagem com a sua marca, produto ou serviço.

Usabilidade e Design


A junção da usabilidade com o design é a receita para uma interface funcional, atraente e eficaz. Dieter Rams, renomado designer alemão, disse uma vez que o bom design é estético e nos ajuda a entender um produto, podendo ser entendido também como o conteúdo.
Para Dieter Rams, se algo que foi projetado cumpre a sua função, é compreendido e ainda causa uma sensação agradável, isso se dá pelo fato desse produto (ou serviço) ter sido bem projetado, tem usabilidade.
O bom design permite que exploremos diversas formas e possibilidades de uso para um determinado conteúdo, produto ou serviço a partir da identificação das necessidades do usuário.
Para o design de interação, existe o termo UX (ou UxD), que muitos conhecem. Esse termo se refere ao User Experience Design, ou seja, ao campo do design que diz respeito à usabilidade e à acessibilidade das informações de algo que tenha sido projetado.
O que é UX Design?
O User Experience Design – ou design da experiência do usuário – se preocupa com o ponto de contato de um produto ou serviço, com as pessoas.
Este produto ou serviço pode ser um site, e commerce, um blog, um aplicativo, uma máquina, um dispositivo móvel, uma loja física, dentre outras plataformas de interação.

Conclusão

Como você pode observar, a Usabilidade é um critério fundamental para que seus investimentos realmente tragam bons resultados.
A qualidade deve ser gerenciada e tratada como o requisito fundamental em suas estratégias e toda a equipe deve estar empenhada, pois, a qualidade não é só o produto final, ela tem que existir do começo ao fim do processo.
Espero que esse conteúdo tenha lhe ajudado, caso ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco, estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.Grande abraço e até a próxima!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin