logo-lebbe

Less, but better.

Redes Sociais: como elas podem contribuir para a sua estratégia de marketing digital

Marketing digital

Como você já sabe, a comunicação tem avançado ainda mais depois da chegada da tecnologia e das redes sociais. Hoje em dia é raro conhecer uma pessoa que não esteja conectada, recebendo informações e notícias através de um aparelho de celular.

As redes sociais se tornaram um facilitador para manter contato com outras pessoas e também para os negócios. Mas, para isso, algumas estratégias de marketing digital devem ser feitas para que as empresas consigam chegar aos seus clientes e tenham bons resultados.

Mas será que é tão fácil assim chegar ao público-alvo sem sair de casa? Preparamos este conteúdo para explicar mais sobre redes sociais e como elas podem contribuir para otimizar os resultados da sua estratégia de marketing digital.

Boa leitura!

O que é marketing digital nas redes sociais?

São ações voltadas para as redes sociais com o objetivo de alcançar o público-alvo de uma determinada empresa.

Trata-se de estratégias baseadas em estudos feitos por profissionais da área de comunicação, que conseguem definir meios de marketing digital para tornar a empresa mais reconhecida, mantendo o engajamento e atraindo novos seguidores e potenciais clientes.

Alguns passos depois do estudo sobre a empresa e os clientes são realizados, trouxemos alguns deles: 

  • Planejar estratégias;
  • Produzir conteúdo relevante;
  • Comunicar-se com os seguidores;
  • Fazer anúncios;
  • Monitorar as redes.

Estes são alguns passos que devem ser seguidos para que os resultados sejam bem sucedidos.

Qual a importância das redes sociais nas estratégias de marketing digital?

As redes sociais facilitaram a relação das empresas com os consumidores. Mesmo com a distância, essa aproximação acontece de forma mais humanizada quando a comunicação é bem feita. 

Através deste meio digital, as empresas conseguem ter uma visibilidade maior, vender mais, conquistar novos clientes e fidelizá-los.

Isto porque a forma que as estratégias de marketing digital são desenvolvidas deixam o cliente mais confiante e engajado com a marca, acompanhando o crescimento, novos produtos ou serviços que são oferecidos.

O professor Philip Kotler, conhecido como pai do marketing, nos traz o ensinamento sobre o novo comportamento do consumidor, uma vez que este não quer mais só uma compra, e sim uma relação com a experiência oferecida

Portanto, as redes sociais são ferramentas de marketing que podem auxiliar nas estratégias de relacionamento com consumidores potenciais, visando o desenvolvimento e o crescimento no mercado.

Como as redes sociais podem ser utilizadas para ações de marketing?

As ações de marketing nas redes sociais vão além de curtidas e comentários. É necessário uma estratégia de comunicação profunda para alcançar objetivos definidos, pois as ações mudam de acordo com a necessidade da empresa.

Cada instituição tem seus pontos positivos e negativos, e todos eles precisam ser bem trabalhados e estudados, portanto, antes de começar com as estratégias, conhecer bem a própria empresa é um ponto fundamental.

Outro ponto que deve ser considerado, é a importância de entender qual é o objetivo principal da empresa. Tendo organizado todos estes fatores, as ações serão mais fáceis e os resultados satisfatórios. 

O que deve ser publicado nas redes sociais

Antes de começarmos a explicar sobre o que deve ser postado, é importante entender como funciona todo o processo de estudo.

Após um planejamento estratégico definido, o profissional de social media atualiza, monitora e cria conteúdos nas páginas que pertencem à empresa

Na etapa de planejamento, por exemplo, é realizada uma análise do mercado para reconhecer as tendências e desenvolver estratégias eficientes voltadas para o público dentro de cada conta nas redes sociais.

Isto porque, existem métricas que apontam diferentes públicos em cada rede social como faixa etária, gênero, cidade, país e outras segmentações como essas, que são decisivas ao desenvolver um planejamento.

Ao desenvolver o planejamento, fica definido quais conteúdos serão publicados, quais objetivos das publicações e conteúdos, com que frequência serão realizadas as postagens e qual resultado final deve ser alcançado. 

Etapas devem ser seguidas para montar uma estratégia matadora de marketing digital e alavancar os negócios dentro das instituições.

Para ter engajamento, reconhecimento de marca e outros resultados positivos não basta apenas realizar a publicação de um card, pois é necessário um estudo aprofundado de métricas, que quando bem estudadas e definidas trazem bons resultados.

Qual a importância das redes sociais para empresas?

As redes sociais são uma ferramenta de marketing digital que permite uma nova maneira de fazer negócios para as empresas. São inúmeros benefícios estar dentro desses meios de comunicação. 

Através delas, é possível ter acesso a métricas importantes sobre o público-alvo para desenvolver novas estratégias.

Além disso, as redes sociais nos permitem uma oportunidade de estreitar o relacionamento com o consumidor, possibilitando boas experiências e criando novas possibilidades de compra em produtos ou serviços.

Divulgação e novos consumidores

Uma boa parte dos usuários, hoje, publicam opiniões sobre o que consomem e, por este motivo, as redes sociais são ótimos meios de divulgação

Se o cliente estiver satisfeito, é possível que postagens positivas sejam feitas, o que atrai novos consumidores para a marca, uma vez que a possibilidade de atingir um número maior de pessoas se torna possível. Além disso, ao estreitar e criar uma relação com seus consumidores, é possível fidelizar clientes e torná-los embaixadores da sua marca.

Fazer com que uma publicação ou um conteúdo sejam viralizados nas redes, requer muitos compartilhamentos, ou seja, um número elevado de usuários repostando a publicação feita pela marca.

Por isso, o processo de compartilhamento e indicação por meio dos clientes requer muito estudo, estratégia, consistência e criatividade

Conclusão

Marketing digital é um canal potente de comunicação, e investir nas redes sociais de forma estratégica é um pilar fundamental para que o marketing traga novos públicos e bons resultados na empresa. 

O mundo digital oferece um olhar mais detalhado sobre o consumidor, o que facilita no desenvolvimento de estratégias e ações para melhorar o desempenho da marca.

Agora que você conhece a importância de as empresas se fazerem presentes nas redes sociais, que tal se aprofundar e entender um pouco mais sobre o assunto?

Leia sobre os 10 erros de marketing que a sua empresa pode estar cometendo.

Até o próximo conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin