Native Ads: Saiba o que é e como planejar a sua campanha de anúncios nativos

Sumário

Native Ads

Existem diversas formas de fazer a divulgação de produtos na internet, você pode fazer anúncios pelo Facebook, pelo Google AdWords, Pinterest, Twitter, Snapchat, Youtube Ads, dentre muitas outras plataformas que permitem divulgação e que podem garantir um melhor ou pior resultado dependendo de muitas variáveis.

Uma das formas que vem cada vez mais se destacando e trazendo ótimos resultados, são as plataformas de Native Ads. Que basicamente se trata de um anúncio nativo ou publicidade nativa como o próprio nome sugere.
Continue lendo para entender um pouco mais o que é Native Ads e como funciona.

O que é Native Ads?

Provavelmente você já foi atingido por uma Native Ad, que também é conhecido como anúncio nativo.

Em algum momento você estava navegando pela internet, acessando algum tipo de conteúdo e no fim, foi surpreendido por um novo material, que de certa forma é complementar a aquilo que acabou de acessar.

Ao clicar, você vai para mais um conteúdo. Se você já passou por isso. De certa forma, você sabe o que é uma campanha de publicidade nativa.

Esses anúncios são baseados com relação a um conhecimento relevante para o leitor. Normalmente aparecem em blogs, sites de notícias ou no feed de redes sociais variadas.

A ideia é que a publicidade esteja relacionada aos elementos da página, para que a mesma seja uma parte integrante da página, sem incomodar a navegação do usuário.

Imagine que você está pensando em trocar sua máquina de lavar, após procurar, você encontra um conteúdo sobre tudo que você precisa saber antes de comprar sua nova máquina.

Até aí tudo normal, até que no final da leitura, você dá de cara com outro conteúdo, como as 5 melhores máquinas de lavar.

Basicamente é isso, esse tipo de estratégia pode ser aplicado por diversos tipos de empresa que desejam anunciar seus produtos ou serviços de forma menos agressiva e efetiva.

Ferramentas

No mercado já existem algumas ferramentas para que você possa utilizar e explorar os benefícios do native ads, dentre as principais estão Taboola e Outbrain.

Taboola

O Taboola é um programa de afiliados que permite que blogs ou sites criem uma maneira de monetizar seus espaços.

Ele consegue colocar dentro dessas páginas os conteúdos de anúncios criados.Mas o que faz essa ferramenta ser uma referência em anúncios nativos é seu poder de colocar a publicidade certa nas páginas mais relevantes.

Depois de se cadastrar, a plataforma fará uma busca pelas páginas que apresentam maior relevância ao seu assunto, direcionando os conteúdos. Dessa forma, quando alguém clicar no material, será direcionado ao seu site.

Outbrain

O Outbrain é uma ótima ferramenta para criar as campanhas de publicidade nativa, que se destaca principalmente pelo seu grande alcance.

A plataforma trabalha com inúmeras marcas para hospedar os anúncios, o que garante um ótimo fluxo de visitantes de forma bem rápida.

Além do mais, para garantir a relevância do conteúdo dentro das páginas, a plataforma conta com um sistema de análise de sinergia para escolher os canais mais interessantes para cada caso.

Através dessas ferramentas, você poderá direcionar seus conteúdos para o público alvo correto, aumentando as visitas do seu site.

Como planejar seus Native Ads?

O native ads é uma excelente forma de impactar os usuários que estão em uma fase de descobrimento, ou seja, navegando por uma notícia, reportagem ou matéria.

Por isso, o foco da sua mensagem precisa ser direcionado para esse estágio da jornada de compra. Agora que você já conhece os Native Ads, continue lendo e confira como planejar e executar o seu anúncio nativo.

Defina o seu público-alvo

Primeiramente, para as campanhas de Native Ads, assim como para outras estratégias de divulgação da marca, é fundamental você ter bem claro em sua mente qual o seu público-alvo, saber quem é, o que busca, o que consome etc.

As informações devem ser usadas para planejar todos os detalhes de seu anúncio, desde a linguagem ideal até o conteúdo em si.

Para isso, conheça o seu público em potencial e se há características em comum, como a faixa etária, a localização, os gostos, o nível de escolaridade, a linguagem e gênero.

Tenha bem claro também quais são as dificuldades e os objetivos de seu público, dessa forma fica mais fácil elaborar a sua campanha.

A criação de uma persona, que é a personificação do seu cliente ideal, é bastante recomendada para que cada investimento apresente um melhor retorno.

Busque temas mais relevantes

O que o seu público quer saber? É preciso saber quais as informações realmente relevantes para seu público-alvo, que solucionem realmente s questão que o levou a busca. A partir disso, os seus conteúdos serão produzidos e serão efetivos.

Você pode produzir o melhor conteúdo, com ótimos textos, ótimas imagens, mas se seu conteúdo não solucionar um problema de alguém, os seus resultados serão frustrantes.

Para evitar isso, faça boas pesquisas, busque saber os assuntos mais interessantes e relevantes para o público, de que forma eles podem se encaixar nas páginas específicas, isso de forma complementar ao conteúdo.

Conheça os canais de comunicação certos

As campanhas de publicidade nativa pode ser posicionada em diferentes canais, como sites de notícias, blogs ou até mesmo nas redes sociais. O que dá muitas opções de onde aplicar seu anúncio.

Para que você realmente consiga atrair as pessoas certas para a sua marca, deve saber as fontes utilizadas pelos alvos na busca de informações e, assim, criar os anúncios nas plataformas certas. Esteja onde o seu público está.

Quais as vantagens dessa estratégia?

Existem muitas vantagens na utilização do Native Ads, como gerar uma agradável experiência ao consumidor, que é uma das principais características desse tipo de anúncio, a boa experiência que ele gera ao usuário.

Não é uma simples promoção de preços ou demonstração de produtos, você está investindo no compartilhamento de informações relevantes, ou seja, resolvendo “problemas”.

O usuário não se sente obrigado a visualizar o seu anúncio e adquirir o que ele oferece. Ele pode simplesmente consumir o conteúdo anunciado e fechar a página, se assim quiser.

Com o Native Ads você consegue também atrair novos visitantes ao seu site ou blog. A campanha de publicidade nativa é capaz de gerar visitantes que até então não conheciam a marca, o que possibilita muitos fechamentos de negócios.

Os native ads também podem ser criados usando uma segmentação do público, e isso torna a estratégia ainda mais efetiva, pois você direciona o seu investimento para quem pode realmente vir a ser um cliente.

Com o Native Ads, se tem também uma alta taxa de aceitação por parte do público, o usuário já está engajado no conteúdo da página. A diferença é que ele vai acessar um material complementar, o que faz com que a aceitação do anúncio se torne maior do que em outros casos.

Os native ads são uma estratégia muito importante e de bastante relevância para a divulgação de sua empresa ou marca. Essa técnica permite gerar ótimas experiências aos usuários, gerando um fluxo maior.

O público está cada vez mais exigente e nós estamos em uma fase em que todos valorizam muito as experiências. Por isso, as empresas precisam investir cada vez mais em estudos relacionados às tendências de publicidade e marketing, criando os melhores materiais, direcionando aos usuários certos e no momento certo.

A campanha de publicidade nativa atua em conjunto com o marketing de conteúdo, o que faz com que esse tipo de anúncio tenha uma maior taxa de aceitação e traga ótimos resultados.
Agora é hora de colocar a mão na massa por em prática seu conhecimento sobre Native Ads. Espero que esse conteúdo tenha lhe ajudado.
Grande abraço e até a próxima!

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