Tudo muda constantemente. Diante de todas essas transformações, existe uma grande dificuldade de prever o amanhã e os impactos das tendências que podem afetar marcas, comportamentos, tecnologias e até mesmo o mercado de trabalho, em que os profissional de marketing deve estar sempre se aprimorando e adquirindo novos conhecimentos.
O comportamento do consumidor passa por muitas transformações e hoje, mais do que nunca, é preciso saber se destacar no mercado, entendendo e entregando exatamente o que o ele busca.
Vivemos uma era onde muitas empresas competem entre si pela atenção do público e é neste momento que um profissional especialista em marketing entra em cena.
Quer entender melhor como é a área do Marketing e como se tornar um profissional de ponta? Preparamos este conteúdo sobre o assunto e listamos 5 dicas que vão ajudar você a se destacar no mercado. Continue a leitura e confira!
Qual é a função do profissional de Marketing?
A área do Marketing é bastante abrangente e multidisciplinar, este profissional pode ser especialista em diversos assuntos distintos. Para seguir carreira no Marketing é necessário muito estudo, isso é sempre importante.
Algumas das áreas mais comuns de conhecimento no Marketing são:
- Comunicação;
- Produção de conteúdo;
- SEO;
- Vendas;
- Redes sociais;
- Gestão de negócio;
- Gestão de marca;
- Mídia paga;
- Comportamento do consumidor;
- Análise de mercado entre outras.
Assim, profissional de Marketing pode seguir carreira em diversas áreas, se especializando na que mais faz sentido para ele. Entretanto, é desejável que esses profissionais tenham um conhecimento geral para ser um profissional completo.
É função do profissional de Marketing elaborar estratégias para tornar uma marca, produtos ou serviços mais atraentes para o público, aumentando, consequentemente, as vendas. Para que isso aconteça, é necessário ter conhecimento sobre áreas distintas, como análise de dados, marketing digital, publicidade e vendas.
Tudo deve começar com os estudos de mercado, identificando quem é o real consumidor, a partir daí, vem a criação das estratégias para atender os desejos e necessidades desse público.
De certa forma, o profissional de marketing trabalha para antecipar os desejos de clientes e potenciais consumidores. Ele é especialista em levar a marca para pessoas que precisam e buscam por ela.
O que é necessário para ser um bom profissional de Marketing?
O profissional de Marketing precisa ter algumas competências que determinarão o seu perfil. Confira agora 5 dicas que listamos para que você saiba quais habilidades precisa desenvolver e se tornar um profissional de Marketing de ponta:
1. É necessário ter uma boa comunicação
O marketing está dentro da área de Comunicação, então, nada mais normal do que esse profissional estabelecer uma boa relação comunicativa da marca com o público externo e da empresa com o público interno, certo? Até porque esse é o seu principal objetivo.
Claro, ele também precisa saber se comunicar com os profissionais de outros setores da empresa, a fim de melhorar o seu trabalho.
2. Saiba trabalhar em equipe
Essa dica vale para qualquer profissional, seja ele do Marketing ou não. Saber trabalhar bem em equipe é essencial, principalmente em busca de resultados consistentes. Isso só é possível se o profissional tiver inteligência emocional para lidar com os desafios do dia a dia e com os diferentes perfis de pessoas.
3. Estimule sua criatividade
A criatividade não é um dom que somente algumas pessoas têm, ela pode ser desenvolvida com repertório e prática. Desenvolver essa habilidade significa abrir um leque de oportunidades para novas experiências e desafios.
O profissional de Marketing com habilidades criativas consegue propor ideias solucionadoras e inovadoras. Estar em constante desenvolvimento e aprendizado é fundamental para ocupar o cargo que deseja. Além disso, a criatividade estimula o cérebro a se exercitar e captar coisas novas.
Existem técnicas e ferramentas para desenvolvimento de ideias que podem ajudar você nesse processo:
1) Brainstorming – muito usado em resolução de problemas e criação de ideias.
2) Uso de mapas mentais – ajudam na organização e no planejamento das ideias.
4. Saiba fazer análise informações e dados
Além de criar, um bom profissional de Marketing deve saber analisar e identificar o que está ou não dando certo. A partir disso, ele deve ser capaz de manter a estratégia ou propor ações corretivas que garantam os resultados almejados.
Para isso, é importante conhecer o universo dos dados, sobretudo nesta era (de big data) que estamos vivendo. Faz parte de todo o processo de Marketing: planejar, definir metas e análises de resultados por meio de ferramentas que deem suporte ao profissional de Marketing na construção das melhores estratégias.
5. Organização
O ritmo de trabalho de um profissional de Marketing depende bastante de como ele se organiza. Com disciplina e organização, a rotina fica adequada para o desenvolvimento de um bom trabalho.
Quanto ganha um profissional de Marketing?
O Marketing, principalmente o digital, é uma das áreas que mais vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Isso se dá pela crescente necessidade das empresas em aumentar as vendas, além da expansão do marketing digital.
O salário médio de um profissional analista de Marketing Digital é de R$ 2.000 a R$ 6.000. Já um analista de mídias sociais ganha em média R$ 2.300 a R$ 5.100.
O salário varia de acordo com a região, a empresa, a área de atuação e a experiência do profissional. Normalmente, a remuneração vai crescendo de acordo com a experiência adquirida ao longo da carreira.
Geralmente, as vagas indicam o grau de experiência desejado, apresentando três nomenclaturas:
- Júnior: profissional em início de carreira, com experiência de até 5 anos.
- Pleno: experiência entre 5 e 10 anos.
- Sênior: experiência a partir de 10 anos.
O profissional de Marketing deve ir além
Por se tratar de uma área que está em constante transformação, estudar sempre é um dos primeiros requisitos para ser um bom profissional, e se manter atualizado diante das recorrentes mudanças do mercado.
Além disso, para se destacar em meio a outros profissionais e tornar seu currículo ainda mais atraente, fique atento às tendências do mercado e busque se especializar em segmentos específicos dentro da área. Seja especialista em um segmento e saiba um pouco de vários outros.
Conclusão
O profissional de Marketing vai muito além de trabalhar na gestão de uma marca, meramente dita. As várias frentes permitem que esse profissional atue de maneira multifocal e com visão holística para identificar questões essenciais ao desenvolvimento do negócio, identificação do público-alvo e definição das personas, compreensão dos desejos e necessidades do consumidor etc.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Caso queira saber mais sobre como alavancar a sua empresa com o marketing digital, entre em contato conosco. Nós, da Lebbe, ajudamos nossos clientes a investir menos, porém melhor em marketing.
Abraço e até a próxima!
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