“Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual”
Essa frase é atribuída a Albert Einstein e pode valer tanto para a ciência como para o empreendedorismo.
Em um experimento científico os detalhes são extremamente importantes e podem impactar significativamente os resultados. No growth hacking acontece da mesma forma, qualquer pequena alteração pode afetar o processo de compra dos seus clientes e aumentar ou diminuir suas vendas.
Quer entender o que é growth hacking e como você pode usar essa estratégia para vender mais?
Continue a leitura desse texto com dicas práticas para fazer seu negócio crescer.
O que é growth hacking
Growth hacking é uma maneira de pensar focada em atingir o maior crescimento possível com mínimo de esforço. Isso é feito com base no experimento e análise de hipóteses, como em um laboratório científico.
A ciência evolui com base em estudo, dedicação e meticulosidade, no marketing não é diferente. Quem deseja uma fórmula mágica para triplicar resultados não encontrará aqui.
O diferencial não está em uma ideia genial, mas na aplicação das técnicas. O que vai levar o seu negócio a atingir os melhores resultados é a disciplina e a constância com que você aplica, mensura, analisa e inova.
6 segredos do growth hacking
O principal segredo do growth hacking está na disciplina, constância e cuidado. As técnicas devem ser aplicadas com precisão, dessa forma você consegue medir qual ação gerou qual resultado e reproduzir o processo.
Ele propõe um crescimento sustentável, portanto não é sobre um ir rápido e sim sobre crescer de maneira controlada e escalável.
Se você quer ter um único pico de vendas, essa não é a estratégia ideal para o seu negócio. Mas se deseja descobrir os segredos para aumentar as suas vendas de forma gradual e constante, conheça os 6 segredos que separamos para você.
1- Vá com calma
Um grande problema dos empreendedores que buscam resultados rápidos é que não dão a devida atenção a todas as etapas. Certos detalhes acabam passando batido em meio a ansiedade.
Nesse processo, a empresa pode até aumentar o número de vendas. Porém elas não são escaláveis, ou seja, a equipe não consegue recriar as condições que alavancaram as vendas.
O growth hacking requer processos mensuráveis, que possam ser ensinados e reproduzidos.
2- Estabeleça prioridades
No marketing, cada ação pode ser medida de diversas maneiras. Em um e-mail, por exemplo, com um CTA que direciona para a página de vendas de um curso, você pode medir:
- Taxa de abertura do email;
- Taxa de cliques;
- Taxa de inscrições advindas daquele e-mail.
Se você fizer o teste de enviar o mesmo email em horários diferentes para dois grupos, provavelmente os resultados não serão os mesmos.
As possibilidades são inúmeras e não há como experimentar todas as hipóteses.
Algo muito parecido ocorre em experimentos científicos e a solução é selecionar apenas uma ou poucas condições externas para serem manipuladas e mensuradas.
Isso é definido de acordo com os objetivos ou metas que se deseja atingir.
3. Saiba onde você quer chegar
Você provavelmente deseja aumentar as vendas suas e promover o crescimento do seu negócio, não é mesmo?
Para implementar uma estratégia eficaz de growth hacking é importante que você seja mais específico.
Reflita sobre as seguintes perguntas:
- Qual produto ou serviço eu desejo promover?
- Quero vender para clientes novos ou antigos?
- Qual tipo de relação eu desejo construir com esse cliente?
- O que eu desejo aprender com esse processo?
Crie objetivos mensuráveis para cada uma delas. Assim, você consegue avaliar de maneira concreta os resultados.
4. Defina a jornada do cliente
É importante que você trace a jornada que seu lead ideal vai percorrer desde o primeiro contato com seu conteúdo até o pós-venda.
- Qual o seu papel nessa jornada?
- Em quais momentos você entra em ação para fazer um convite especial para o seu cliente?
- Como você o aborda?
Essas perguntas são essenciais para te ajudar a conduzir o seu público de maneira estratégica e eficaz até o momento da compra.
O seu timing é super importante. Se você agir de maneira insistente e enviar mensagens em excesso seus leads se cansam e vão embora.
Por outro lado, se ficar um período longo sem fazer contato, eles se esquecem da sua marca.
Talvez você esteja se perguntando: “Quanto tempo devo esperar para fazer contato com o meus leads?”
E a resposta é: depende, isso é algo que varia de pessoa para pessoa.
Por isso, a próxima dica é essencial!
5. Conheça seu cliente ideal
Esse é um segredo básico, não apenas para o growth hacking, mas para qualquer estratégia de vendas.
Não adianta você ter ideias incríveis que não são atraentes para seu público. Portanto é essencial que você saiba com quem você está conversando.
Para isso, deve considerar as pessoas que já compram da sua marca e também aquelas que você deseja atrair.
É possível ter mais de um perfil de cliente ideal, ou persona, neste caso cada ação será direcionada para um cliente.
Para definir a sua persona, responda algumas perguntas:
- Seu cliente ideal é um homem ou uma mulher?
- Qual a sua idade?
- Qual o nível de escolaridade?
- Com o que ele ou ela trabalha?
- Essa pessoa é casada ou solteira?
- Tem filhos?
- Quais são os hobbies dela?
- Quais as suas principais dores ou dificuldades?
- Como o seu produto ou serviço pode solucionar essa dor?
Com essas respostas em mãos, você garante uma comunicação eficaz que gere vendas para o seu negócio.
6. Faça o básico bem feito
Por último, mas não menos importante, essa essa última dica é uma das principais premissas.
A cada dia, o marketing apresenta caminhos diferentes para chegar ao resultado desejado: vender mais.
Se você está sempre correndo atrás das novidades e aplicando as últimas tendências, não consegue focar em uma estratégia e aplicá-la por tempo suficiente para trazer os resultados esperados.
Portanto, inicialmente, coloque o seu foco em fazer o básico da melhor maneira possível. Depois que você dominar o feijão com arroz então, pode começar a inovar e experimentar novas técnicas.
Como aplicar o growth hacking no seu negócio
O growth hacking é mais do que uma técnica, é um processo cíclico, no qual a empresa estuda os próprios resultados, aprimora as técnicas aplicadas, experimenta e volta a estudar.
É uma estratégia que se adapta a diferentes contextos e pode ser aplicada a empresas de segmentos variados.
Se você está buscando aumentar as suas vendas de forma controlada e sustentável, invista em uma agência full service com experiência e expertise em growth hacking.
Solicite um orçamento e descubra as melhores estratégias para a sua marca.
Por hoje é só, até o próximo conteúdo!
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