SEO: Tudo que você precisa saber sobre Search Engine Optimization

Sumário

Todos os dias muitos blogs novos são lançados e artigos são publicados. A Internet recebe constantemente uma infinidade de informação e o Google é um exemplo de buscador que tem a missão mostrar para as pessoas que buscam os melhores resultados relacionados a cada tema. Normalmente, os primeiros resultados de pesquisa no Google costumam responder com perfeição aquilo que estamos procurando. Já se perguntou como isso acontece?
O termo SEO é um dos mais utilizados pelos especialistas em marketing digital, mas muitas pessoas não sabem exatamente do que ele se trata e quais as vantagens oferecidas para as empresas. Continue lendo e esclareça todas as suas dúvidas sobre essa técnica.

O que é SEO?

A sigla SEO é proveniente do inglês Search Engine Optimization, que basicamente significa otimização de mecanismo de pesquisa. Se trata de um conjunto de técnicas de otimização de textos e demais conteúdos vinculados a sites, blogs, redes sociais e até mesmo ao Youtube.


O SEO é um conjunto estratégias de marketing digital que tem o intuito de melhorar a posição orgânica de um site nos mecanismos de busca. As técnicas de otimização, junto com a experiência do usuário, é que influenciam na classificação dos sites nos resultados de busca.

Mecanismos de busca, como o Google e o Bing, trabalham para nos entregar os melhores resultados e direcionar melhor o tráfego na internet com base naquilo que pesquisamos. O Google por exemplo, sempre vai buscar facilitar a vida de todos os seus usuários.

O que é SEO on-page?

São todas as estratégias utilizadas na página da empresa. Portanto, são aqueles itens relacionados com a otimização do conteúdo do site. A escolha de um título otimizado, que contenha as palavras-chave, é um exemplo de estratégia On-page.

O que é SEO off-page?

O SEO Off-page são os direcionamentos dos links para a sua página colocados em outros sites da internet. Esta é uma estratégia tão importante quanto o SEO On-page, que faz com que mais pessoas conheçam o seu site e que também influencia no seu posicionamento nos buscadores.
Elas devem ser relacionadas, de modo que uma complemente a outra, para que ambas contribuam para aumentar o tráfego da sua página.

Porque essa técnica é tão utilizadas?

Confira algumas das vantagens da utilização dessa técnica nos conteúdos de seu site.


Melhoram o posicionamento: Um dos principais motivos dessas técnicas serem tão utilizadas pelas empresas e marcas em geral, principalmente as que mais se destacam no mercado é que elas determinam as melhores posições no Google conforme buscas realizadas pelos usuários.


Aumenta as vendas: Pelo fato de melhorar a posição do site ou blog de empresa ou marca, isso naturalmente aumenta o percentual de vendas e conversões, fazendo com que o endereço virtual da empresa seja visitado por uma grande quantidade de pessoas.


Favorece a segmentação: Os melhores profissionais de marketing do mercado também utilizam essas técnicas de otimização para melhorar a estratégia de segmentação das empresas, fazendo com que elas consigam atingir o nicho de mercado que realmente tem interesse nos seus produtos ou serviços.


Gera credibilidade: Sites que aparecem logo nos primeiros resultados do Google ganham em credibilidade, fazendo com que a marca da empresa seja mais divulgada e ela fortaleça sua imagem diante dos clientes e potenciais clientes, o que obviamente aumenta as chances de venda.


O cliente vem até a empresa: Sites e blogs bem otimizados com essas técnicas fazem com que o cliente encontre a empresa. Isso significa que a empresa não necessitará de um grande esforço para encontrar clientes que muitas vezes sequer estão interessados em adquirir os produtos ou serviços que ela oferece.

Como as técnicas de SEO são aplicadas?

Os profissionais de marketing de conteúdo utilizam essas técnicas por meio das seguintes estratégias:

Definição de persona

A persona consiste no perfil ideal de cliente que a empresa deseja atingir, sendo necessário definir com riqueza de detalhes seus principais hábitos, comportamentos, preferências, estilo e contexto de vida, dentre outras características.


Com base nessa definição é que as empresas desenvolverão suas estratégias de marketing de forma mais assertiva.

Definição de palavras-chave

Mediante a caracterização da persona, são definidas palavras-chave que tenham relação com a forma que os potenciais clientes buscam pelos produtos e serviços que a empresa oferece, fazendo com que esses conteúdos sejam facilmente encontrados.

Landing pages

As landing pages são desenvolvidas para converter visitantes em contatos qualificados, fazendo com que a empresa aumente seu banco de dados com informações de seus clientes, principalmente o e-mail.


Para que essas landing pages cumpram seu papel, o uso das técnicas de otimização é indispensável. Todas essas informações revelam a grande importância das técnicas de SEO para as vendas e lucro.

Pesquisa de palavras-chave

Para a pesquisa por palavras-chave é necessário fazer um bom estudo, que parte da definição do tema, passa pela escolha da ferramenta e depois vai para pesquisa em si.


É preciso estudar bem o seu público e entender o que ele está buscando, para dessa forma encontrar as palavras-chave que melhor se enquadram no perfil dele.

Dê preferencia a palavras-chave mais específicas, as chamadas de calda longa (long tail keywords). Esse tipo de termo usado nas buscas é formado por no mínimo 3 palavras, elas normalmente se enquadram em uma busca mais personalizada.


As palavras-chave mais genéricas, que possuem grandes volumes de busca, também são extremamente competitivas, e dificilmente você irá conseguir rankear no Google com elas.


Por exemplo, quando você pesquisa por um serviço e aparecem diversas opções de respostas para sua busca, mas a partir do momento em que você especifica uma região especifica para esse serviço, o número de resultados cai drasticamente.

Dicas para escolher as palavras-chave

Para definir quais são os principais termos de busca, ou palavras-chave, você pode testar variações, acrescentar diferentes maneiras de dizer a mesma coisa. Coloque em sua página aquilo que sua audiência está buscando. Escreva conteúdos que possam educar e ajudar esse público.
Pense como um cliente ao criar sua lista de palavras-chave, anote as principais categorias da sua empresa e os termos ou frases adequados para cada uma dessas categorias.
Selecione palavras-chave específicas para segmentar clientes mais específicos, selecione palavras-chave que se relacionam diretamente ao tema do seu anúncio se você deseja segmentar clientes que tenham interesse em um determinado produto.
Se você usar palavras-chave mais específicas, seus anúncios serão exibidos somente para termos aplicáveis à sua temática.

Conteúdos ricos

Com um conteúdo rico, é possível gerar mais tráfego e influenciar positivamente o modo como os motores de busca avaliam seu site. Aumentando assim o chamado Domain Authority, ou a autoridade de domínio. Crie conteúdos ricos.
Isso irá estruturar o seu domínio, levando a audiência de um post até outro, mantendo-o preso na sua rede.Essa área também pode ser chamada de marketing de conteúdo, e o seu objetivo é gerar valor. O que você busca é educar, instruir e dar respostas ao usuário.

Como você pode ver, o investimento em SEO é uma estratégia que gera bons resultados de médio a longo prazo. E se trata de uma ótima estratégia, que quando bem aplicada te possibilita alcançar novos visitantes qualificados. Com isso as chances de conversão crescem e os resultados aumentam.
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre essa tão vantajosa técnica? Agora é hora de colocar a mão nassa e começar a otimizar seu site já!
Entre em contato conosco se ainda tem dúvidas!

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