Lançamento de produtos: Veja a melhor estratégia para você agora

lançamento de produtos

Sumário

Para fazer o lançamento de produtos é necessário ter muita dedicação, uma vez que essa não é uma tarefa fácil. Porém, é sim possível conquistar o sucesso da marca e faturar em poucos dias com o lançamento.

Como todo projeto, a construção é importante para que se tenha os principais elementos que fazem os resultados serem ainda melhores.

O elemento principal de um lançamento vai além da entrega de algo inovador, pois por trás disso, há um estudo aprofundado para compreender o público, a estratégia, a marca e o lançamento em si.

Uma das principais etapas que faz a diferença, é a sequência de etapas fundamentais, que devem ser definidas para atingir um objetivo. Esse é um conceito significativo, pois essa é a base estrutural de um lançamento.

Quer saber como fazer essa lista? Continue conosco, no artigo de hoje vamos te ajudar a entender o que é um lançamento de produtos, quais são os tipos, o que é preciso para fazer no lançamento e qual check list seguir.

Boa leitura!

O que é um lançamento de produtos?

Um lançamento de produtos é a estratégia de marketing para promover um produto digital que soluciona os problemas de um determinado público-alvo.

De antemão, já podemos adiantar que o lançamento de produtos pode trazer muitos benefícios para a empresa/expert. 

Além de ser uma estratégia que gera bons resultados lucrativos, essa é uma oportunidade para trazer inovação ao mercado, sair da zona de conforto e se tornar uma marca de referência, que tem um relacionamento com o público e entrega valor em seus conteúdos. 

Porém, não podemos deixar de mencionar que este não é um trabalho tão simples como parece. Vai além de fazer o cliente colocar o produto no carrinho e finalizar a compra.

É preciso saber impactar, fazer com que aquele conteúdo que o cliente está tendo acesso seja memorável e único. 

E para que todas essas características sejam entregues em um lançamento de produtos, elas precisam ser planejadas, não é mesmo?

Um planejamento eficaz nos ajuda a ter clareza em quais etapas devem ser realizadas para alcançar o objetivo final. Mas, neste também podemos compreender o lado do público.

Quais são as principais vantagens do lançamento de produtos?

  • Proximidade com o cliente:

O consumidor tem problemas e dores, e estes buscam formas de solucioná-las. A empresa que vai fazer o lançamento de produtos deve ter o entendimento de todos estes problemas, sabendo como e qual será o melhor momento para oferecer as soluções para as dores do seu público.

Entretanto, não basta oferecer, é preciso entregar. Esse é o diferencial que vai fazer o lançamento ser um sucesso.

Vale lembrar, que um cliente realizado não visualiza a compra que faz, e sim o resultado promissor de seu investimento. Um comprador feliz além de sempre voltar para comprar mais, se torna um fiel defensor e divulgador da marca.

Confira o comentário de Michele Alves, Head de Conteúdo aqui da Lebbe, sobre como o lançamento de produtos pode ser importante para o relacionamento com o cliente:

  • Experiência do consumidor:

Uma das vantagens que o lançamento de produtos pode trazer está relacionado a experiência de uso do produto.

Uma marca que pretende se destacar de seus concorrentes, precisa saber da importância de proporcionar experiência ao cliente, principalmente quando pretendem fazer o lançamento de produtos.

Essa é uma maneira de desenvolver um vínculo emocional entre o cliente e a empresa. 

Isto pode ser desenvolvido durante todo o processo de planejamento, desde o designer ao produto final obtido na compra. O ideal é que durante toda a jornada que o consumidor percorra, ele sinta que está aprendendo algo inovador e de valor que vai agregar em sua vida.

A Lebbe recentemente fez o lançamento de um curso de ganache, do qual falaremos detalhadamente mais à frente. Mas, já podemos adiantar o comentário  de Michele Alves sobre este lançamento e a relação com a clientela:

Quais são os tipos de lançamento?

Agora que já citamos as principais vantagens de lançar um produto, vamos destacar os tipos de lançamento. 

Este é um ponto significativo, uma vez que o mundo digital é competitivo, e para se destacar, a marca tem que trazer inovação e conhecer bem quais são os tipos de lançamento e como desenvolver a melhor estratégia para obter sucesso, confira:

  • Lançamento interno

Este é um tipo de lançamento que tem chances promissoras de conversão, uma vez que essa é uma estratégia voltada para os clientes da empresa.

Funciona porque o lançamento é para a base de leads (contatos) que a empresa já tem. Estes clientes, por sua vez, já conhecem os produtos/serviços oferecidos da marca, portanto, a chance de conversão se torna maior.

Porém, vale frisar que este não é motivo para não fazer um trabalho eficaz. É necessário investir em divulgação nos diferentes formatos e mídias, desenvolver materiais de excelência, enviar e-mail marketing, planejar vídeos de qualidade e dentre outras estratégias.

  • Lançamento relâmpago

Como podemos perceber em seu nome, este é um breve lançamento, que pode durar de 4 a 7 dias, a depender da estratégia.

Neste caso, a sensação de urgência é estimulada no consumidor, uma vez que a oferta só irá durar poucos dias.

Entretanto, também é preciso incluir neste tipo de lançamento benefícios, para que o potencial cliente possa investir no produto oferecido.

Técnicas boas como oferecer materiais extras, descontos, cupons e aplicar gatilhos mentais de copywriting, podem ajudar a acelerar a compra. Mas, não podemos esquecer que o principal objetivo deve ser atingido: diferencial de produto.

  • Lançamento perpétuo

Este é um lançamento que pode ser repetido. Assim, a empresa não perde tempo, uma vez que não será necessário refazer ações e estratégias. 

Um ponto muito importante desse tipo de lançamento, é que a base de leads pode ser sempre renovada, o que significa que novos contatos receberão as oportunidades de venda do produto. O carrinho fica sempre aberto, o que permite aos clientes a escolha de compra a qualquer momento. 

  • Lançamento semente

Este é um nome curioso, não é mesmo? Mas, temos aqui uma explicação: neste tipo de lançamento, é feita uma estratégia para atrair a clientela, entretanto, o retorno desse investimento só é obtido com o tempo. 

Com a semente não é diferente, visto que ela precisa germinar para depois obter resultados.

Essa é uma boa alternativa para os empreendedores que estão começando no meio digital, que querem investir menos e entender melhor como o seu produto digital vai se comportar junto ao público final.

Vale ressaltar que, além dos citados acima, existem diversos outros tipos de lançamentos, como por exemplo, o lançamento de infoprodutos passariano, por desafio, dentre outros… 

Lançamento possuído:

Este é o lançamento que pode fazer o número de conversão alcançar resultados promissores, em razão de estimular o engajamento, entregar qualidade, ser dinâmico, atraente e perfeito para vendas.

Durante a semana de lançamento, o expert entrega um conteúdo de alto valor, grátis, o que pode ser feito em vídeo aulas que ensinam por horas sobre um determinado assunto. Também pode ser entregue aos participantes planilhas, infográficos ou outros tipos materiais ricos.

O processo que é feito deste tipo de lançamento é a construção, onde a marca interage e ensina ao seu público sobre um assunto inovador e de valor, para que ele possa chegar até o momento final da compra. 

Em outras palavras, as pessoas que irão acompanhar todo o material disponibilizado gratuitamente ficarão tão envolvidas com o lançamento, que a decisão de compra final será tomada.

Isto porque, ele terá noção de que o investimento será necessário para aprimorar e executar uma determinada ação que está aprendendo no curso. 

Se gratuitamente o potencial cliente tiver acesso a tanta qualidade de conteúdo, ele terá certeza que com a compra, ele vai obter ainda mais valor.

O que é preciso para fazer um lançamento?

Existem muitas etapas que não podem ser deixadas de lado para fazer o lançamento de produtos.

A estratégia de lançamento é essencial, pois essa é uma etapa que vai estruturar o impulsionamento das vendas. 

Pesquisa de mercado

Para dar início, fazer uma pesquisa de mercado antes de lançar o produto é necessário, pois neste processo é feito um estudo bastante aprofundado para compreender melhor o cliente.

Entendendo o cliente, a empresa consegue desenvolver ações que solucionem as dores e problemas do público. Assim, a marca consegue visualizar de que forma o lançamento terá impacto sobre o consumidor.

Buyer persona

Toda estratégia eficiente tem como base a sua buyer persona, que basicamente nada mais é que uma junção das características do público-alvo.

Saber para quem o produto está sendo vendido ou destinado é interessante, para que possa ser definida a melhor forma de comunicar e alcançar estes clientes ideais.

Vale lembrar, que este é um personagem semi-fictício de um ideal consumidor, que é desenvolvido a partir de pesquisas ou entrevistas com clientes reais.

Determinação de preço e produto

Definir o preço do produto é importante, e vale considerar que o público precisa estar disposto a pagar. 

Não adianta cobrar um valor muito alto se o público-alvo não pode pagar. Assim também, não se pode vender um material completo que deu trabalho para desenvolver por um preço baixo. É preciso encontrar um equilíbrio para determinar este passo.

Fazer uma pesquisa para analisar a concorrência é uma boa alternativa. Não para copiar o que os outros estão fazendo, mas para observar seus pontos de força e fraqueza.

Deste modo, fica mais fácil fazer definições e soluções que se encaixam para o consumidor.

Agora que já vimos uma parte do que não pode faltar no lançamento, vamos para uma checklist completa, que inclusive foi utilizada para fazer o lançamento da Lebbe no curso completo do Universo da Ganache, o qual falaremos detalhadamente no próximo tópico:

Lançamento de produtos: Um case do lançamento possuído na Lebbe

A Lebbe recentemente fez um lançamento possuído sobre o universo da ganache, para que o público interessado na semana da confeitaria pudessem ter a experiência de um conteúdo transformador.

Poder agregar valor na vida dessas pessoas que participaram foi transformador, contudo, podemos perceber durante este conteúdo que esse é um lançamento que requer uma equipe competente e responsável para exercer todas as etapas de sites, performance, vídeo, suporte e dentre outras.

Para que este lançamento possa ser uma inspiração para outros empreendedores que querem aprimorar e fazer um lançamento de produtos diferenciado no mercado digital, vamos compartilhar uma checklist de todos os passos:

Checklist de lançamento

Um checklist é fundamental para um projeto tão grande como o lançamento ́ possuído, pois como podemos ver até aqui, ele é constituído de muitas etapas.

O intuito é fazer com que todos os passos sejam executados e jamais esquecidos, para que assim possa ser garantido o sucesso final do lançamento.

Indicamos que a equipe faça o uso de planilhas, aplicativos de mapas mentais e Google docs.

Isto é, algumas ferramentas são fundamentais para este processo. Segundo a Head de Projetos aqui da Lebbe, Ana Carolina Frescurato, algumas ferramentas básicas não podem faltar para organizar e realizar a maioria das ações, confira:

Sites

O site é um elemento essencial, não teria como fazer o lançamento sem um site, principalmente porque é através dele que será oferecido todas as informações ao cliente, tendo ele uma jornada de experiência no site antes de finalizar a compra.

Além disso, é com o site que pode ser feita a construção da credibilidade e autoridade digital.

Ainda, no site terá a página de inscrição, o designer atrativo, as chamadas de copywriting persuasivas, fotos, vídeos, preços e dentre outros elementos importantes. 

Performance

A performance é uma estratégia de marketing digital fundamental para um lançamento de produtos. 

Nickson Domingos, analista de performance da Lebbe, que também participou das etapas desenvolvidas para o lançamento do Universo da Ganache, nos deu sua opinião sobre a importância da performance e do planejamento de tráfego para o lançamento de produtos:

Durante todo o trabalho realizado pela equipe da Lebbe, podemos destacar que a performance foi dividida em três fases, sendo elas:

  1. Público frio: 

Na primeira etapa, nosso objetivo foi captar leads, queríamos alcançar um público geral (público frio). Os anúncios, que rodaram pelo Facebook Ads, buscaram divulgar o conteúdo, datas e chamadas, para que as pessoas se inscrevessem para participar da Semana da Confeitaria — O Universo da Ganache, uma série de lives gratuitas, onde a expert, Ana Silvia, ensinou o ponto da ganache em tortas, macarons, trufas e até bolos de festa.  

  1. Público quente: 

Já na segunda fase, destinamos para um público mais específico a estratégia de e-mails, queríamos ter acesso aos leads mais interessados, com ads de perseguição e lembrete.

  1. Vendas: 

A terceira etapa foi a de vendas, que aconteceu assim que o carrinho abriu, pois foi destinado para o público que realmente queria participar e entender mais sobre o Universo da Ganache. 

Para isso, utilizamos textos mais explicativos sobre como seria o curso, informações sobre preços e descontos ou cupons.

Entregabilidade e e-mails

A entregabilidade é uma fase muito importante para o lançamento de produtos, isto consiste em fazer com que o destinatário receba os e-mails estratégicos sobre o lançamento.

Elaborar um e-mail com copy estratégico e assuntos chamativos é eficaz, mas se não chegar na caixa de entrada do lead, todo o trabalho pode ser em vão.

Por este motivo, as métricas são importantes para os envios de email marketing.

Além disso, desenvolvemos diversos e-mails, todos com um objetivo diferente:

  • E-mail de cadastro;
  • E-mail de agradecimento;
  • E-mail de pesquisa;
  • E-mail com material de aquecimento;
  • E-mail de conteúdos da semana;
  • E-mail de lembrete de horário e data;
  • E-mail lembrete de ao vivo e etc.

Pode parecer muita informação, mas cada e-mail teve importância para o resultado final, uma vez que eles foram enviados no dia e na hora certa, com o propósito ideal.

Vídeos

Os vídeos foram roteirizados, principalmente, para a confeiteira Ana Silva, que ensinou como fazer a ganache.

Ter essa fase esquematizada ajuda tanto na organização, quanto na definição dos vídeos de captação, de boas vindas e o ao vivo no YouTube.

O vídeo de Pitch de vendas, por exemplo, foi muito importante, pois foi um discurso, sobre a importância do curso, a transformação que geraria, enfim, um discurso persuasivo, no qual a Ana Silvia vendeu os benefícios do seu produto de forma concisa.

Portanto, essa etapa dos vídeos são indispensáveis no lançamento do produto, pois é a fase de ganhar a atenção do público e convencê-lo.

Expert

Um expert, é aquele que tem conhecimento sobre um determinado assunto, que domina técnicas e tem um olhar inovador.

No caso do nosso lançamento, a nossa expet foi a Ana Silvia, que tem uma longa experiência no universo dos doces e confeitaria.

Ela se tornou então uma pesquisadora da área, estudou no Institut National de La Boulangerie et de la Pâtisserie (INBP), na França e fez uma pós-graduação em Gestão Gastronômica.

Participou de alguns concursos e recebeu prêmios pelas habilidades: 

  • Vencedora do Reality show “Que Seja Doce”, canal GNT
  • Vencedora do Desafio dos Cupcakes, da “Revista Padaria 2000”
  • Vencedora do 1º concurso de trufas e bombons da Maria Chocolate

Ana Silvia é uma expert no assunto, ela foi capaz de entregar tudo que já mencionamos que é importante em um lançamento: conteúdo transformador, único e de qualidade que agrega valor na vida das pessoas.

Assim, nossa gestão foi feita em aulas dinâmicas, posts semanais em redes sociais, criativos de captação, perseguição, lembretes e remarketing e gravação do curso. Tudo pensando em relacionar, engajar e oferecer conhecimento diferenciado.

Recuperação

A recuperação de carrinho foi uma estratégia que utilizamos em plataformas como whatsapp e e-mail marketing.

Vale lembrar que é normal acontecer o abandono de carrinho, e existem diversas explicações para este fator. 

O consumidor pode ter se distraído, pode ter feito apenas uma simulação para pesquisar preços ou simplesmente não queriam comprar naquele momento.

No entanto, existem estratégias para recuperar esses carrinhos, como envio de e-mail ou mensagens no whatsapp, como fizemos.

Essa técnica pode ser acompanhada de um benefício, que pode ser um desconto ou um cupom. O objetivo é fazer com que a pessoa finalize a compra.  

Suporte

Para compreendermos da melhor forma como funciona o suporte, podemos imaginar um trabalho parecido com o de um assistente virtual.

O intuito é dar suporte ao expert que produziu o produto a atender o cliente, gerenciar grupos de WhatsApp e Telegram e se conectar com clientes. 

Para isto, em nosso lançamento foram utilizados meios de comunicação como Whatsapp e o Jivochat. Além disso, precisamos também de uma plataforma para gerenciamento: a hotconnect, o que nos permitiu administrar tudo de forma digital.

Lançamento de produtos: um desafio que traz novas oportunidades para a empresa

Um lançamento de produtos traz consigo novas experiências e aprendizados para as empresas. Não é só o lucro que faz todo esse planejamento fazer valer a pena, e sim a experiência transformadora que é passada para o público.

Confira o relato de Fernando Correa, CEO da Lebbe sobre o lançamento:

Ganhar visibilidade e vender mais é o sonho de quem está no mercado, mas para isso, é necessário inovar. E então, pronto para lançar o seu produto de sucesso? Revise nossas estratégias para aplicar as melhores técnicas.

Até a próxima!

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