KPIs de Marketing Digital: o que são e como podem te ajudar com as vendas?

Um gráfico e um relógio apontando para cima

Sumário

KPI (Key Performance Indicator) é uma sigla pequena do mundo do marketing digital, porém, muito significativa para uma empresa. Trata-se de um controle para entender se as corporações estão de fato alcançando os objetivos almejados. 

Por este motivo, as empresas utilizam Indicadores-Chave de Desempenho para alcançar o sucesso. 

Preparamos este artigo para esclarecer as dúvidas sobre o que são KPIs, qual sua importância e porque as empresas devem utilizá-los.

Boa leitura!

O que é um KPI de marketing digital e para que serve?

Dentro de uma empresa são tantas métricas, tantos resultados para ficar de olho que chega a ser desafiador aprender sobre todas elas e quais são as funções de cada uma.

Porém, os KPIs são fundamentais para a empresa, uma vez que, através dessa gestão, é possível medir se as ações realizadas estão cumprindo as metas desejadas pela instituição. É uma estratégia que possibilita um acompanhamento detalhado do desempenho do marketing.

O marketing digital nos proporciona este entendimento, através dele conseguimos entender sobre os nossos clientes. Se houver visitas em um site, é possível saber quem entrou, de onde acessou a página, qual o perfil e se acessou pelo celular ou pelo computador.

São dados muito bons para ajudar a entender melhor o público-alvo, onde ele está e o que fazer para atingi-lo. 

Como usar o KPI?

Esta ferramenta estratégica deve ser utilizada a favor da empresa integrando informações fundamentais para obter bons resultados.

Através dos indicadores encontrados, é possível identificar problemas e transformá-los em oportunidades. Os KPIs podem ser medidos em números por lead ou porcentagens de taxa de conversão e rejeição da página.

Se temos um problema, primeiro precisamos entender o motivo para depois desenvolver meios de resolver a questão.

Deste modo, a empresa consegue entender as dores que impedem o crescimento, aprimorando os métodos da equipe de marketing digital

Qual é a diferença entre KPI e métrica?

Primeiro, vamos destacar a definição de métrica para que fique claro a diferença entre ambas as partes.

As métricas são informações sobre negócios que permitem às empresas fazerem o monitoramento para mensurar e gerir as estratégias. Deste modo, torna-se viável o acesso a informações sobre quais táticas devem ser melhoradas ou abandonadas.

Portanto, os dois são diferentes, uma vez que os KPIs são resultados de alguma ação que foi tomada com base em métricas.

Exemplos e tipos de KPIs

Os níveis de gestão estratégica são variados e trabalham para atingir um determinado objetivo, porém cada empresa possui demandas diferentes que precisam ser levadas em consideração no momento de implementar os KPIs.

É preciso ter definido quais objetivos estratégicos da empresa devem ser atingidos, uma vez que tais indicadores ajudarão a analisar se a empresa está próxima ou longe de atingir as metas necessárias. 

  • Indicadores de produtividade: 

Ferramenta que mede a quantidade de entregas e recursos aplicados na gestão de negócios com o objetivo de avaliar o rendimento e o desempenho dos processos nas empresas.

Estes indicadores servem para mensurar e acompanhar os processos de serviços oferecidos ao cliente, sendo importante, também, para verificar os pontos positivos e os negativos da empresa, para que possa ser trabalhado sempre uma melhoria. 

  • Indicadores de qualidade: 

Ferramenta que serve para controlar os números de entregas e a eficiência que são realizadas as transmissões dentro de prazos. 

Os indicadores de qualidade servem também para retratar a percepção de clientes, assim, as empresas conseguem identificar quais são as dores dos clientes e desenvolver ações com base nos problemas para melhorar o relacionamento e desenvolver a empresa.

  • Indicadores de capacidade:

Esta é uma ferramenta que mede o potencial de respostas dos processos de produção dentro dos parâmetros estabelecidos, demonstrando quanto a empresa consegue produzir durante um determinado período de tempo.

Este indicador tem como objetivo acompanhar as métricas e analisar produtividade para definir ações e aprimorar os resultados.

  • Indicadores estratégicos:

As empresas têm objetivos estratégicos para atingir e este indicador auxilia no desempenho das empresas em diferentes áreas, o que permite uma avaliação de resultados das ações feitas interna e externamente.

Assim, torna-se mais fácil de entender o que pode ser feito para melhorá-las.

Qual a importância de um KPI para as empresas?

Os KPIs são importantes para que as empresas possam se posicionar diante do mercado. Os indicadores ajudam as corporações a se ressignificarem, uma vez que existe a possibilidade de transformar números em estratégia direcionada aos negócios.

Resultados mais precisos são acessados e servem para definir novos objetivos, conhecer mais precisamente seus consumidores e desenvolver novas ações, que serão, pois terão os indicadores como base.

Assim sendo, os KPIs são fundamentais para as empresas, pois a partir deles, gestores têm acesso às informações e as direciona estrategicamente para definir trabalhos, criar oportunidades e ajudar a organização a se destacar no mercado.

O que torna os KPIs eficientes?

Existem muitas opções de indicadores, o importante é saber defini-los. Escolher poucos indicadores é sinônimo de qualidade. Isso ajuda a empresa a retratar de forma ampla o desempenho das estratégias.

Os KPIs para serem mensuráveis precisam ser:

  • Simples: quanto mais complexo for, mais difícil será para a equipe entender a leitura dos dados coletados.
  • Mensurável: é importante que os KPIs sejam medidos em porcentagens. Vale ressaltar a influência que se tem ao medir os percentuais dentro de prazos e validades definidas como objetivo da empresa.
  • Relevante: para que tudo ocorra como o planejado, os KPIs precisam ser bem definidos como objetivos e principais estratégias. Sem esse alinhamento, os resultados não serão precisos e podem acabar atrapalhando o desempenho da empresa.  
  • Analisado: é fundamental analisar periodicamente os indicadores para que seja possível criar gráficos de evolução dos objetivos. Assim, sempre que for necessário, será possível avaliar melhor como e quanto tempo leva para atingir o desempenho dos projetos realizados. 

Por que usar os KPIs como guia para definir estratégias?

Todas as empresas têm um planejamento e querem se destacar diante de um mercado tão competitivo, mas nem sempre utilizam as ferramentas disponíveis a favor da evolução da corporação. 

A tecnologia fornece essa facilidade de desenvolver métricas, estratégias e objetivos para trazer bons resultados. Os KPIs servem para este intuito e como um guia de quais passos são dados e quais devem ser melhorados na empresa. 

Sendo assim, através dos KPIs é possível que os resultados de marketing sejam mensurados e avaliados de forma ampla e segura para verificar quais delas estão sendo positivas ou negativas. 

Estes dados são fundamentais para ajustar ou criar estratégias e metas, sendo o aumento de lucros financeiros possíveis, uma vez que a empresa pode atingir seus clientes com as ações traçadas como objetivos.

Quais KPIs usar para cada área do marketing digital:

Indicadores de desempenho no mundo do marketing digital indicam quão eficiente está sendo as ações da empresa.

Cada etapa do trabalho pode ser avaliada e se necessário, realizar alterações, calculando o retorno sobre o investimento que foi feito.

Para explicar melhor, vamos destacar os KPIs que são utilizados em cada área do marketing digital:

  • Site:

Para o sucesso de um site, alguns KPIs precisam ser analisados frequentemente. Taxa de conversão, origem de tráfego, taxa de saída, compartilhamentos e leads gerados são os principais indicadores para serem usados. Essa exploração permite que o site de uma corporação se desenvolva e cresça.

  • Redes Sociais:

As redes sociais são extremamente relevantes para as empresas. Além disso, é possível verificar dados complementares como alcance, engajamento, taxa de conversão e outras.

Para realizar uma análise das métricas das redes sociais não basta verificar os dados básicos das ferramentas disponibilizadas. É necessário um estudo detalhado baseado nos KPIs encontrados para direcionar as medidas que a empresa precisa ter. Como aumento ou perda de seguidores, alcance das postagens, compartilhamento das postagens, dentre outros

  • Landing Pages:

Visita e taxa de conversão em leads são KPIs que podem ser utilizados para analisar o desempenho para saber o que está ou não funcionando na página.

  • Páginas de vendas:

Com o intuito de finalizar uma negociação e fechar vendas, a página de venda pode ser explorada através de indicadores da taxa de visitas, conversão e vendas

  • SEO:

Os KPIs de SEO são diversos mas alguns são mais utilizados como os acessos orgânicos, bounce rate, average, tráfego originado de branded keywords, número total de links conquistados, toxicidade, authority score, dentre outros.

  • Google Adwords:

Cliques, taxa de Cliques (CTR), impressões, conversões, taxa de conversão, custo por conversão, custo por clique (CPC), custo por mil (CPM) médio são os principais dados que demonstram o comportamento durante um determinado período do Google Adwords.

  • Ads nas redes sociais:

Frequência, custo por clique (CPC), custo por ação (CPA), taxa de cliques (CTR) e número de impressões são as métricas utilizadas para acompanhar o desempenho de anúncios e campanhas.

  • Youtube:

As métricas base recomendadas para gerenciar uma conta no Youtube são: impressões, visualizações, taxa de visualização, custo por visualização (CPV), ações ganhas, visualização do vídeo, call-to-action overlays e listas de remarketing.

Conclusão

O marketing digital possui um guarda-chuva de estratégias inovadoras e eficazes, no entanto, muitas empresas não sabem que são disponibilizadas ferramentas efetivas. Mas a verdade é que, utilizar essas estratégias dentro das corporações é uma decisão inteligente, visto que são fundamentais para ajudar nas vendas e no desenvolvimento geral

Portanto, investir em KPIs e outras ferramentas de marketing é primordial para o crescimento das empresas

Esperamos que este conteúdo tenha sido relevante sobre como os KPIs de Marketing podem te ajudar com as vendas. 

Leia também: Redes Sociais: como elas podem contribuir para a sua estratégia de marketing digital.

Grande abraço e até a próxima!

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