Como o email marketing pode transformar leads em vendas no digital?

Marketing digital

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O e-mail existe desde a década de 1970, embora agora seja onipresente, você ainda pode se surpreender ao saber o quão eficaz é uma ferramenta de marketing digital hoje.

Apesar de ser uma tecnologia de 50 anos, as empresas ainda estão usando e-mail para se conectar com seguidores, transformar leads em clientes e envolver o público com ofertas especiais.

Há muitas maneiras pelas quais o marketing digital por e-mail pode ajudar a expandir seus negócios no digital. E uma das mais importantes é que ele permite que você alcance pessoas que visitaram seu site sem converter, o que significa que você pode segmentar leads qualificados por e-mail para obter uma segunda chance em uma conversão. 

No entanto, para nutrir um lead é essencial que você personalize suas comunicações e as use de forma estratégica para evitar leads que vão embora sem converter.

O e-mail marketing ainda é uma forma de comunicação incrivelmente eficaz

O e-mail pode não ser mais a nova tecnologia brilhante que todo mundo está elogiando no marketing digital, mas, embora tenha saído do mundo da tecnologia inovadora, mudou para um reino diferente e se tornou algo indispensável, em que as pessoas diariamente confiam para efeito da  comunicação. 

Portanto, embora o e-mail possa não ser empolgante, ele é confiável: em 98% dos casos, um e-mail enviado é um e-mail entregue

Em comparação, é provável que uma postagem nas mídias sociais alcance apenas cerca de 2% de seus seguidores, enquanto um e-mail é quase garantido para chegar às caixas de entrada do seu público. Além disso, ele pode ajudar a resolver os principais desafios dos e-commerces no Brasil.

E-mail lhe reconecta com leads que você poderia perder no Marketing Digital

Uma das melhores maneiras de o e-mail servir à sua empresa é ajudando você a segmentar leads pré-qualificados. 

É assim que funciona: Um visitante chega ao seu site e navega um pouco, mas não compra nada e, eventualmente, sai do site, mas não antes de se inscrever. 

Esse lead agora está pré-qualificado porque você já sabe que o cliente em potencial está interessado, portanto, qualquer esforço de marketing digital que você fizer para converter esse lead, terá mais chances de dar errado. 

Em vez de presumir que o lead se foi para sempre, quando o cliente em potencial sai do site, agora você pode usar o e-mail para fazer remarketing para esse cliente em potencial, nutrir o lead, atrair novamente a atenção e converter esse visitante em um cliente pagante.

Os personalizados são propensos a serem notados: “Quem não é visto não é lembrado”

Além de atingir seus alvos pretendidos, o e-mail marketing também é eficaz, porque você pode personalizar as mensagens, o que torna muito mais provável que o destinatário abra seu e-mail. 

Além disso, os e-mails personalizados reduzem as solicitações de cancelamento de assinatura: têm 75% mais chances de serem abertos e também têm taxas de cliques mais altas. 

Há muitas maneiras de personalizar e-mails, incluindo usar o nome personalizado, assunto ou até saudação, usar o nome de um funcionário real para o nome do remetente e descobrir como o e-mail marketing pode aumentar o faturamento do e-commerce.

Envie diferentes tipos de e-mails para manter a atenção de um lead e construir um relacionamento

Assim como existem diferentes gêneros de literatura, também existem diferentes tipos de e-mails, e nem todos os e-mails são apropriados em todas as situações. 

Na verdade, quando você está apenas embarcando em um empreendimento de nutrição de leads, é importante enviar e-mails baseados em educação e informação; caso contrário, você corre o risco de ser muito forte e assustar uma liderança.

O primeiro e-mail que você enviar deve fornecer ao lead informações relacionadas ao seu negócio ou à sua área e que demonstre sua experiência na área. 

O próximo e-mail pode destacar um problema que seu cliente em potencial pode estar enfrentando, ou um ponto problemático que é comum entre seus clientes. Somente depois de enviar esses primeiros e-mails introdutórios você pode começar a sugerir que sua empresa pode ser a solução que eles precisam, mas ainda sendo principalmente educacional.

Depois disso, você pode incluir informações de vendas e até ofertas em seus e-mails, junto com avaliações e depoimentos de outros clientes satisfeitos. 

Embora isso possa parecer um processo longo e demorado, enviar os tipos certos de e-mails no momento certo ajudará a construir um relacionamento com seus clientes em potencial. 

Usar e-mails informativos em vez de promocionais ajudará os clientes em potencial a ver que você não está tentando vender para eles, mas sim para ajudá-los a resolver um problema ou melhorar suas vidas. 

Isso criará lealdade e fará com que os clientes em potencial se familiarizem com sua marca e, quando você estiver pronto para começar a promover seus produtos ou serviços, o cliente em potencial estará pronto para ouvir.

Use o e-mail para enviar conteúdo promocional para incentivar as conversões

Depois de construir um relacionamento com seus clientes em potencial por meio de uma série de e-mails informativos, você pode começar a promover ativamente seu negócio, desde que não seja insistente. 

Uma boa maneira de fazer isso é incluir um produto em destaque no e-mail que seja adaptado aos clientes em potencial com base em seu segmento. 

Você também pode incluir vendas e ofertas personalizadas, ofertas exclusivas, informações privilegiadas e outros dados, ou materiais promocionais que tentarão seus clientes em potencial a clicar e converter.

duas coisas muito importantes a serem lembradas quando você usa o e-mail de maneira promocional: O call to action e a página de destino

Incluir uma chamada à ação clara e convincente no e-mail, é essencial para que os clientes em potencial cliquem. 

Além disso, o e-mail deve estar vinculado a uma página de destino personalizada, relacionada especificamente ao conteúdo do e-mail; caso contrário, a perspectiva pode ficar confusa e saltar. 

Por exemplo, se o e-mail que você enviou estava promovendo um produto especial que você acabou de lançar, a página de destino deve estar relacionada a esse produto.

Uma observação sobre as páginas de destino 

A página de destino é uma parte crucial de seus esforços de marketing digital por e-mail, porque sem ela você não obterá nenhuma conversão.

Quando os clientes em potencial clicam, eles não devem ser direcionados para uma página aleatória, mas sim para uma página de destino que foi criada e otimizada para conversões. Isso inclui ter uma frase de chamariz clara na página de destino, ter títulos atraentes, usar imagens e vídeos para chamar a atenção e usar outras práticas recomendadas para otimização da taxa de conversão. 

O teste A/B é uma ótima maneira de garantir que todos os elementos do seu e-mail e da sua página de destino tenham um desempenho ideal, e essa abordagem dupla com marketing digital por e-mail e uma página de destino é a melhor maneira de garantir que você seja bem-sucedido em aumentar as conversões. 

Conclusão

O e-mail é uma ferramenta de marketing digital eficaz, da qual todas as empresas podem se beneficiar.

Lembre-se que o e-mail marketing não é difícil, tudo que você precisa fazer é praticar as estratégias e ferramentas que citamos aqui e aperfeiçoá-las ao longo do caminho. 

Temos certeza de que toda prática e estratégia fornecidas neste blog, aumentarão seus resultados no marketing digital por e-mail, e ajudarão você a alcançar seus objetivos.

Acompanhe nosso blog e conheça mais sobre nossa empresa. 

Até a próxima!

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