Lebbe

Less, but better.

Saiba como o e-mail marketing transformar os resultados do seu ecommerce

Um ecommerce precisa de resultados promissores para se manter no mercado, e essa é uma tarefa que requer a ajuda de ferramentas do marketing digital, como o e-mail marketing, por exemplo.

Além de ser um meio eficaz, o custo-benefício é excelente, se compararmos aos meios tradicionais, e também não é uma ferramenta difícil de utilizar. Basta saber aplicar as técnicas certas para atingir o público-alvo.

As vantagens e o alcance desse recurso é essencial, pois é possível recuperar carrinhos abandonados, criar e manter relacionamento com o público, divulgar lançamentos e promoções. 

Essas são apenas algumas das vantagens do e-mail marketing. Continue conosco para descobrir como ele pode transformar os resultados do seu ecommerce.

Boa leitura!

E-mail marketing: você está no caminho certo?

ecommerce

O e-mail marketing é uma forma de criar conexão efetiva, que tem sido utilizada para que as empresas possam alcançar bons resultados. 

Devemos levar em consideração que no mundo, o número de usuários no e-mail no ano de 2021 foi de 4,14 bilhões, segundo os dados do Statista. Esta informação nos demonstra como o e-mail pode ser eficiente para comunicar.

Vale lembrar, que para chamar a atenção do público, é preciso ter criatividade e técnicas específicas na escrita, pois só assim é possível fazer com que a pessoa tome uma determinada ação a partir do e-mail.

Por exemplo, se o objetivo for fazer com que as pessoas recuperem o carrinho da loja virtual, é preciso desenvolver ações que deixem essa ação mais convidativa.

E-mails que são enviados de qualquer forma, sem que o assunto tenha uma frase chamativa pode ter uma taxa de abertura baixa.

Por este motivo, muitas vezes ouvimos comentários errôneos, de que ninguém mais abre a caixa de entrada do e-mail.

Hoje existem profissionais que estudam gatilhos mentais, e outras técnicas de copywriting para aplicar no assunto e em todo o texto do e-mail, como por exemplo:

  • “5 formas brilhantes de usar e-mail marketing”
  • “Os segredos do e-mail marketing”
  • “A prova que de que o e-mail realmente funciona”

Leia também: Marketing Digital para ecommerce: 7 estratégias para vender mais.

Quais são as vantagens do e-mail marketing para o ecommerce?

ecommerce

Um e-mail marketing eficiente oferece ao ecommerce diferentes possibilidades, desde o relacionamento com o público, ao aumento de conversão. Separamos algumas dessas vantagens, confira:

· Cria relacionamento com o público

Uma marca que cria relação com seu público, não está só garantindo que ele compre, mas também está criando laços e conexões.

Existem muitas maneiras de se comunicar, dentre elas estão a opção do e-mail marketing. A flexibilidade que essa ferramenta nos oferece é ótima, uma vez que os modelos podem ser diversificados, assim como os temas e assuntos.

Independente da campanha ou do objetivo, um bom e-mail consegue levar até o consumidor a sensação de que suas dores são uma prioridade e que sempre terá soluções e um suporte adequado da loja virtual para ele.

Inclusive, se uma marca quer fazer com que seu cliente tenha a sensação de satisfação, a ferramenta de e-mail é uma excelente alternativa para atingir esta meta. 

· Personaliza mensagens que alavancam seus resultados

O e-mail marketing pode ser personalizado, isto significa que é possível enviar mensagens para diferentes personas.

Esse é um ponto muito positivo, porque sabemos que nem todas as pessoas vão se identificar com a mensagem enviada, por isso que o e-mail permite a segmentação, a marca cria mensagens para qualquer tipo de público.

Vale lembrar que é importante saber destacar a relevância do conteúdo que está sendo enviado. Além do que, ninguém gosta de receber e-mail de vendas, com apenas anúncios ou opções de compras. 

Não é necessário falar de um produto ou serviço especificamente para fazer o usuário comprar, basta fazer com que ele compreenda que aquele produto/serviço é de qualidade e essencial para solucionar suas dores. 

Existem diferentes maneiras de dizer isso no e-mail sem mencionar um “compre o meu item”.

Por exemplo, o Canva é uma ferramenta fácil, que oferece às pessoas o design gráfico online pronto. Vejamos um de seus e-mails que são enviados para a lista de contatos:

Podemos perceber que no e-mail, eles criam curiosidade, interesse e destacam como o serviço deles pode auxiliar o cliente a criar um design no aplicativo, de uma maneira fácil e criativa. O que entra em destaque são as qualidades e os benefícios.

· Divulga lançamentos, promoções e conteúdos do seu ecommerce

O ecommerce sempre tem produtos ou serviços para lançar ou promoções para oferecer. 

Alguns também criam conteúdos e oferecem a seus consumidores, são leituras relevantes que podem ajudar a solucionar as dores do leitor.

Uma alternativa para deixar todos a par das novidades, é o e-mail marketing. Enviar promoções atrativas e cupons também é uma boa alternativa.

O cliente pode sentir a sensação de que ele é único ou especial, por estar recebendo sempre informações e uma boas promoções nos itens que mais o atraem.

As datas comemorativas como dia das mães, dos namorados, dos pais e natal, são ótimos períodos para fazer campanhas de promoções e enviar para a segmentação de contatos.

As oportunidades são muitas, é só saber utilizá-las da maneira correta para obter bons resultados. 

· Aumenta a conversão

Aumentar a taxa de conversão é uma ação fundamental, por isso que as estratégias mencionadas aqui durante o conteúdo são tão importantes. Elas garantem que a taxa de conversão cresça, fazendo da campanha um verdadeiro sucesso.

Às vezes um copy não está sendo estruturado da maneira certa, ou o conteúdo não está persuadindo e prendendo a atenção do leitor. Por isso que muitas vezes escutamos pessoas dizerem que não acreditam no e-mail marketing.

No entanto, quem afirma essa teoria, não está buscando referências ou pesquisas, pois um dado da Shopify mostrou que no Brasil, todos os dias são enviados 8,32 bilhões de e-mails, sendo a taxa de abertura é de 20,39%, e a taxa de clique de 2,58%. 

Inclusive, é viável mencionar que quanto maior for a taxa de abertura, melhor será para o ecommerce. Do contrário, isto significa que a empresa precisa rever suas ações e pensar em como melhorá-las.

· Recupera os carrinhos abandonados 

O e-mail marketing pode ser eficiente para recuperar aquelas compras de carrinhos que os clientes abandonam por esquecimento ou porque acharam o frete caro.

Essa é uma estratégia eficiente, e geralmente neste tipo de e-mail, existem diferentes características, sendo elas:

  • Com itens que estavam no carrinho com botão de CTA para direcionar o usuário;
  • Enviados com técnica de escassez, como “restam poucas unidades”;
  • Com descontos ou cupons para quem finalizar a compra;
  • Com frete grátis;
  • Oferecendo ajuda de um chatbot ou de um atendente online para finalizar compra;
  • Com depoimentos positivos de compradores sobre o item abandonado no carrinho.

· Tem custo-benefício para o ecommerce

Quando falamos de ações e divulgações, esse já começa a ser um problema para os empresários, todavia, o e-mail marketing é uma ferramenta que funciona e não é cara.

Se compararmos aos meios de comunicação como televisão, banner, outdoor e outros tipos, o e-mail sai mais em conta e oferece à empresa os resultados concretos de uma determinada campanha.

Sendo assim, o investimento no e-mail marketing vale a pena, pois o ROI (retorno sobre investimento) se mostra promissor.

· Fideliza o seu público

A fidelização é uma estratégia que deve ser trabalhada por todas as empresas, pois assim, o público sempre compra no mesmo local, elimina os concorrentes e divulga gratuitamente para outras pessoas o produto ou serviços do ecommerce.

Para atingir esta meta, é preciso manter a relação, enviar e-mails de boas-vindas, dando feedbacks aos consumidores, personalizando comunicação e criando posicionamentos. 

Quem nunca levou em consideração uma indicação de amigo, não é mesmo? É o que mostra a pesquisa Confiança em Publicidade (Trust in Advertising), apontando que 65% dos consumidores têm mais confiança nas indicações de pessoas próximas do que em publicidade.

Ou seja, o famoso marketing boca a boca realmente funciona, porém para que as empresas conquistem essa promoção não paga, é preciso aplicar as estratégias que foram aprendidas hoje durante o conteúdo.

E então, está pronto para fazer o seu ecommerce se destacar diante da concorrência, conquistar consumidores e se tornar uma referência?

Para continuar aprendendo e ficar por dentro de tudo que acontece no comércio eletrônico e sobre o seu crescimento, leia: D2C – o que são vendas diretas ao consumidor e como aplicá-las à sua empresa.