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7 dicas para criação de site de alta conversão

A criação de sites é uma estratégia de marketing fundamental para as empresas que querem alcançar mais visibilidade e inserir-se no mercado digital.

Isto porque, o site é um espaço digital que gera impacto comercial por aumentar a visibilidade da marca, proporcionar credibilidade e comunicação com os clientes.

Além disso, a pandemia chegou e mudou alguns dos nossos hábitos, como por exemplo a compra. Segundo um relatório divulgado pela Mastercard, a Covid-19 acelerou o comércio no mundo todo, movimentando quase US $ 900.000.000.000 em varejistas on-line.

Essa pesquisa nos faz perceber que o comportamento do consumidor mudou, estando ele acostumado com a compra online, é o que também diz um estudo feito pela EY Future Consumer Index (FCI) 2021.

Assim sendo, o investimento no digital tem fundamental importância, pois é através desse meio que as empresas podem atrair novos consumidores e vender mais. 

Os sites de alta conversão são promissores para os negócios, quer saber como? Continue conosco, hoje separamos 7 dicas para que você possa desenvolver estratégias de sites com alta conversão.

Boa leitura!

O que é criação de site de alta conversão?

No digital é comum ouvirmos falar em conversão, pois diz respeito ao usuário que cumpre uma determinada ação em sites. 

Em outras palavras, é uma forma de vender mais através da taxa de conversão, que por sua vez alcança clientes por meio das campanhas que as empresas fazem.

Além disso, é possível entender se essa estratégia de campanha está sendo positiva ou não verificando se a taxa de conversão é baixa ou alta.

Se a taxa for baixa, isso significa que as estratégias precisam ser repensadas, pois não estão cumprindo com o objetivo almejado e a verba investida pode ser desperdiçada. 

A criação do site de alta conversão consiste em algumas etapas que são importantes para o desenvolvimento da plataforma. 

Mas, para entendermos melhor, primeiro vamos destacar que a conversão é uma estratégia que influencia um potencial cliente a realizar uma determinada atividade no site.

Isto acontece quando o usuário faz qualquer ação, podendo ser um clique nos botões de CTA (Call to action) ou apenas preencher um formulário, onde pede informações como e-mail, número de telefone e nome completo.

Desse modo, a empresa terá uma taxa de conversão, que demonstra os resultados de uma campanha e as ações no site.  

Ou seja, quanto maior for a taxa de conversão, melhor será, pois isto impacta positivamente os negócios e demonstra que o site está dando um retorno de investimento.

Essa tática ajuda muito as empresas de pequeno e grande porte, pois independente do tipo de instituição e seus serviços, as estratégias de marketing digital servem para alcançar objetivos e criar posicionamentos.

CRO para criação de sites 

A sigla CRO (Conversion Rate Optimization) ou traduzida para o português significa otimização de conversão, que consiste em criar medidas e testes para aperfeiçoar a taxa de conversão. 

Essa é uma estratégia do marketing digital que serve para aumentar o número de visitantes que executam ações no site. O CRO existe para garantir ao máximo que o tráfego resulte em vendas, garantindo também a melhor experiência do usuário.

Entretanto, não adianta nada atrair o cliente ideal e não despertar o interesse, pois é dessa forma que acontece o desperdício de tráfego, sendo uma problemática significativa para o e-commerce.

Existem taxas médias de conversão que são fórmulas que calculam a porcentagem das ações realizadas pelos usuários no site. Caso nesses resultados seja percebido que o site recebe muitas visitas e pouca conversão, significa que é hora de dar atenção ao CRO.

Vejamos, o CRO tem como objetivo atrair mais pessoas e ele se aplica a sites, landing pages, pedidos de teste e Calls-to-Action em geral.

Mas vale lembrar que nem sempre as ações de CRO almeja atrair visitantes, pois o objetivo é colaborar para que os leads qualificados realizem ações para que impacto no e-commerce seja relevante.

Importância de conversão para e-commerce

A taxa de conversão tem fundamental importância para o e-commerce porque essa é uma estratégia que converte visitas em vendas e gerando lucro, o que é muito positivo, pois todo tempo e dinheiro investido tem retorno. 

No entanto, para alcançar esse resultado é necessário conseguir uma boa taxa de conversão, que por sua vez está ligada a saber realizar investimento certo em campanhas de marketing.

Isto é, não adianta pagar mais caro se as campanhas não são desenvolvidas estrategicamente para fazer o usuário tomar a decisão de compra. 

Quais passos devo seguir para ter alta conversão na criação de site?

Para ter alta conversão na criação de sites, é necessário seguir algumas etapas, que são importantes e fazem a diferença se somadas a todas as estratégias de marketing digital.

Hoje, com o avanço da tecnologia temos acesso a dados e informações, como por exemplo os KPIs de marketing digital e outras taxas que concretizam a evolução de sites. 

Sendo assim, separamos 7 dicas para que as empresas possam aplicar as etapas de alta conversão na criação de site.

  1. Conteúdo completo e relevante

Para que o usuário sinta-se seguro com as informações do site, é essencial criar conteúdos mais relevantes, sempre respeitando as etapas de topo, meio e fundo do funil de vendas.

Além disso, o marketing de conteúdo bem definido melhora a conversão e cria autoridade.

E-books, infográficos ou webinars são formas de conteúdos que atraem e convertem, pois para ter acesso a estes assuntos do site, geralmente é preciso preencher um formulário onde irá conter informações sobre os usuários.

Um bom conteúdo tira as dúvidas do leitor e entrega fácil entendimento sobre diversos assuntos, o que também ajuda a obter mais visitantes e bons resultados na página.

Se não tiver as técnicas certas, o cliente não terá interesse em deixar seus dados para receber infográficos ou e-books, justamente por não oferecerem qualidade.

Por isso, vale o investimento na produção de conteúdos relevantes e completos.

  1. Técnicas de persuasão 

As técnicas de persuasão como gatilhos mentais, posicionamentos, referências somadas ao uso de storytelling são importantes, principalmente para sites que tem o intuito de vender, pois essas são formas de convencer o usuário.

Fazer com que as pessoas tenham suas necessidades supridas no site sem precisar ir buscar respostas na concorrência, demonstrar a importância do produto ou serviço são maneiras de se diferenciar e de persuadir os usuários.

Vale ressaltar que as pessoas estão em busca de respostas, e descobrir formas de desenvolver soluções durante a criação de site conquista a confiança, cria elo com os clientes e as vendas aumentam.

  1. Investimento em práticas de SEO

Para alcançar um maior número de pessoas na internet, é preciso aplicar práticas de SEO. Com uma boa otimização, o site melhora a classificação dos resultados de busca. 

Essas práticas que melhoram a otimização também incluem a experiência do usuário, que é explorada com o conteúdo dinâmico, a estética do site, o uso de elementos visuais sobre o assunto do conteúdo e o uso de palavras-chave.

A otimização de SEO somada a taxa de alta conversão ajuda no aumento de vendas e engajamento. 

Ambos são indispensáveis e precisam de atenção para manter os resultados promissores que um site precisa.

  1. Criação de site seguro

Este é um fator que é favorável para o ranqueamento por parte dos motores de busca, isto porque um site não seguro prejudica o ranqueamento orgânico.

Caso o site não esteja entre os resultados de busca do Google por motivos de falta de segurança, pode afetar diretamente o tráfego orgânico. 

Inclusive, os usuários que não se sentem seguros, não finalizam a compra por medo de cadastrar dados bancários e nem consomem conteúdos, pois ficam receosos sobre a veracidade das informações.

  1. Imagens

As imagens são significativas, deixam o conteúdo mais dinâmico, atrativo, cria identificação e ainda melhora o posicionamento orgânico do Google com o uso de palavras-chave.

As imagens também podem ser utilizadas para oferecer ao consumidor mais clareza sobre um assunto ou um produto.

  1. Navegação fácil

A experiência de navegação do usuário é de extrema relevância, em virtude de ser um fator que impacta as vendas.

User Experience – UX ou experiência do usuário está relacionado a todos os pontos ligados a comunicação com o cliente.

Essa comunicação pode acontecer quando o usuário realiza compra de um produto ou serviço no site, tendo o fator emocional incluído, deixando os visitantes o mais confortável possível.

Em um e-commerce podemos citar que o site precisa atender não somente a todos os critérios, mas principalmente dispor de uma navegação intuitiva e de fácil acesso para os usuários.

Lembrando que, um consumidor satisfeito com as experiências vividas, pode retornar à página de compras, realizar ações de conversões, indicar amigos e se tornar um cliente fiel.

O layout de um site deve contribuir para deixar a vivência ainda melhor, deixando cada espaço bem definido para que as pessoas possam facilmente acessar e pesquisar por serviços e produtos.

Como dito, os clientes buscam por soluções e encontrar um site bagunçado e com a usabilidade difícil, faz com que eles desistam e voltem à página de pesquisa para procurar a concorrência.

  1. CTAs estratégicos

O CTA é um elemento de fundamental importância para a conversão, pois se ele estiver posicionado corretamente, convencendo o usuário a clicar, o objetivo será alcançado.

Aliás, os gatilhos mentais podem ser utilizados por serem capazes de impulsionar o usuário a realizar uma ação, eles servem basicamente para tirar o usuário da zona de conforto.

CTAs com frases como “clique e confira”, “assine por 1 mês grátis” ou “acessar gratuitamente” são exemplos de gatilhos.

Os CTAs podem ser botões de direcionamento para realizar compras, para baixar um e-book, para entrar em contato e dentre tantas outras opções.

Caso os usuários não estejam clicando no CTA, a estratégia deve ser repensada. 

Por que a criação de site de alta conversão é indispensável?

A criação de site deve ser elaborada estrategicamente visando os efeitos positivos que a alta conversão oferece.

Se você quer ter um site de alta conversão, deve seguir as dicas relacionadas a conteúdos, técnicas de persuasão, práticas de SEO, criação de site e as outras citadas durante o artigo, pois são indispensáveis para ter bons resultados nas vendas online e no e-commerce.

Estar atento às mudanças do comportamento do público e utilizar as ferramentas de marketing digital a seu favor é ter uma visão ampla e estratégica do mercado que está em constante evolução.

Através da tecnologia é possível mensurar o retorno de investimento e facilitar o planejamento de novas ações, como as taxas de conversão, por exemplo.

E então, você quer atingir uma boa performance no seu site e obter resultados promissores nos negócios investindo menos, porém melhor? 

A Lebbe te ajuda a desenvolver estratégias de marketing de forma personalizada e objetiva

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Até a próxima!