O e-mail marketing é uma das principais ferramentas para qualificar o relacionamento com os clientes (ativos e potenciais) e desenvolvê-los na jornada de compra.
Contudo, para que os objetivos traçados sejam alcançados com êxito, é fundamental compreender os diferentes modelos de e-mail marketing existentes.
Se você deseja conhecer mais sobre essa técnica, seus impactos e como adequar os modelos corretamente para um melhor fluxo de atração e nutrição, continue a leitura deste artigo sobre os 5 modelos de e-mail marketing que preparamos especialmente para você!
O que é e importância do e-mail marketing
Na prática, o e-mail marketing nada mais é do que uma das principais ferramentas de marketing para um contato mais efetivo com o público da marca.
Isso porque, para que os leads e clientes recebam os comunicados, antes eles precisam se cadastrar em uma newsletter, por exemplo. Ou seja, já são pessoas que demonstraram interesse prévio em seu negócio.
Deste modo, a comunicação pode se estabelecer de forma mais impactante, visto que o usuário sabe quais são as soluções propostas e já se relacionam com você, estando aberto aos informativos e propagandas.
É exatamente por conta dessa proximidade e interesse do potencial cliente que o e-mail marketing se destaca, criando um laço mais forte e oportunidades de fidelização.
Com ele é possível se aproximar dos internautas curiosos sobre seu negócio, nutrir e qualificar leads, divulgar produtos e serviços, dentre diversas outras ações e de forma personalizada, considerando sua identidade e público.
Além disso, outras vantagens dessa estratégia são:
- Humanização;
- Potencial para automação;
- Versatilidade;
- Adaptabilidade;
- Facilidade de gerenciamento.
Principais tipos de e-mail marketing
Para que uma estratégia de e-mail marketing seja efetiva, diversos aspectos devem ser considerados, inclusive o objetivo de envio daquela mensagem.
Afinal, é o objetivo da campanha que determinará o modelo mais adequado a ser usado junto ao seu público.
Por exemplo, caso o desejo seja aumentar as conversões de um determinado produto de e-commerce, o ideal é atuar com e-mails de promoção ou de atualização de produtos.
Outros aspectos que devem ser levados em consideração ao desenvolver e-mail marketing são:
- Conhecer o público-alvo;
- Definir os objetivos da marca;
- Estabelecer ações e modelos que melhor atendem aos objetivos;
- Investir em assuntos atrativos;
- Desenvolver um calendário de e-mail marketing.
Com relação aos modelos de e-mail marketing que melhor podem atender cada etapa do relacionamento com leads e clientes, contar com templates semi-estruturados pode ajudar bastante.
Isso porque essa estrutura facilita o envio automatizado para cada estágio do funil/objetivo determinado no planejamento, considerando os perfis dos clientes.
Nesse sentido, de modo a ajudá-lo a identificar o melhor modelo para sua jornada com o consumidor – seja para ativação, avisos ou comemorativos -, separamos os 5 principais tipos de e-mail marketing nos tópicos a seguir, confira.
- Boas-vindas
Os e-mails de boas-vindas são o primeiro contato efetivo da marca com o lead após uma inscrição em um curso, interesse em um produto ou uma assinatura de newsletter.
Por isso, é um dos e-mail marketing mais importantes. Nele você irá formalizar o contato com o público, estabelecendo os canais e a frequência que serão realizados.
Nesse momento também é possível humanizar mais a marca e as soluções, bem como contextualizar mais sobre sua história.
Lembre-se de dar o tom e identidade que deseja conferir a empresa em todo momento, assim o público irá se identificar mais rapidamente e compreender quais os objetivos da marca com esse canal.
- Informativo
O e-mail marketing do tipo informativo tem como objetivo transmitir novidades sobre o negócio e o setor. Ou seja, esta é a famosa newsletter.
Aqui o conteúdo – apoiado por técnicas de storytelling, marketing de conteúdo, CTA e gatilhos – são o centro da campanha.
De modo geral, além de informar a carteira de contatos, o intuito é levar os usuários a lerem mais sobre os temas apresentados no e-mail, criando chamadas rápidas para redirecionar para o site ou redes sociais.
Por conta disso, é uma excelente opção para fortalecer esses canais e para segmentar melhor o público da marca, identificando os temas de maior interesse e os assuntos com maior taxa de abertura.
Para que os dados se mostrem mais precisos e para que o público seja nutrido adequadamente, é fundamental estabelecer um período para o envio das novidades, podendo ocorrer semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.
- Promocional
Como o próprio nome indica, o e-mail promocional visa promover algum produto ou oferta. Apesar disso, não deve ser caracterizado apenas como um “folhetim” digital com preços e produtos.
Ainda que seu intuito seja mercadológico, ele ainda precisa reter a atenção do leitor e evidenciar os benefícios de adquirir um produto, acessar uma página ou baixar um e-book.
Inclusive, apesar de ser mais relacionado à venda de itens, propriamente ditos, o e-mail promocional pode ser utilizado como uma oportunidade de fazer com que o público conheça mais sobre o seu serviço antes de adquiri-lo realmente.
Ou seja, pode ser uma campanha de meio de funil para auxiliar na conversão futura, por exemplo, oferecendo um teste gratuito de uma ferramenta que desenvolveu. Assim, o foco é converter, evoluindo o potencial cliente na jornada de compra.
Exatamente por ter um cunho publicitário, técnicas como gatilhos, imagens dos produtos, botões de ação e CTAs devem ser utilizados.
- Transacional
Após a conversão, seja ela uma compra ou o download de um arquivo digital, um e-mail de confirmação da operação é enviado. A esse e-mail chamamos de transacional.
Este é um contato já esperado pelo usuário, e geralmente é apresentado de forma mais concisa, com a confirmação da compra ou o acesso à plataforma, resumo da operação e algumas instruções para uso e acompanhamento da compra.
Sua importância está na transparência com o relacionamento com o cliente, conferindo mais credibilidade ao negócio – por mais simples que esse contato possa parecer – oficializando a transação realizada e a identificação no sistema.
- Reativação
Por fim, um contato muito importante dentro das estratégias de e-mail marketing é o de reativação.
Esse modelo de e-mail tem o intuito de retomar o contato com um lead que não concluiu uma compra ou fazer com que um cliente seja reaquecido, realizando uma nova compra.
Por conta disso, é um modelo bastante vantajoso para aumentar o ticket médio do estabelecimento.
Ou seja, o objetivo não é só aquecer e nutrir, como também desenvolver o contato de forma que o lead retome o desejo de comprar, promovendo uma oferta relevante e atrativa, podendo até levar a fluxos de cross ou up-sell no futuro.
Mas lembre-se, por geralmente se tratar de contatos que se tornaram frios, é importante cativá-los desde o campo de assunto para que cliquem e acessem o e-mail.
Como escolher o melhor modelo de e-mail marketing?
Escolher o melhor modelo para sua estratégia de e-mail marketing depende de muitos fatores, demandando adequação conforme o público e o objetivo em cada estágio da sua campanha.
Assim, um único modelo pode não atender todas as suas necessidades, demandando um conjunto de templates para otimizar os contatos com o público.
O mais importante nesse momento é, na verdade, ter clareza sobre a campanha de marketing e estabelecer uma identidade para o corpo de e-mail e para a linguagem usada, reforçando o branding a cada momento.
Por isso, considere as boas práticas de contato e particularidades de cada modelo de e-mail, recorra a plataformas de automação para facilitar o envio e invista na criação de templates fáceis de personalizar para desenvolver campanhas qualificadas e otimizadas para toda a jornada de compra e de contato com seu público.
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