Equipe de Marketing Digital: como montar e gerir um time na era dos dados?

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Montar e gerir uma equipe de marketing digital é um desafio para muitas empresas que ainda se perdem na avaliação das prioridades e definição de papéis.

Como “jacaré que fica parado vira bolsa”, já dizia o ditado popular, em tempos de revolução digital, é bom que as empresas estejam evoluindo com suas equipes de maneira estratégica e produtiva. 

Definir os perfis profissionais mais adequados para a sua empresa – considerando as experiências essenciais, características desejáveis, habilidades e conhecimentos prévios – pode ajudar você a economizar tempo e dinheiro. Mais do que isso, é fundamental para alcançar os resultados desejados.

Neste artigo, vamos abordar os principais desafios da gestão de equipes de marketing digital, e dar 5 dicas sobre como montar e gerir esta área. Veja também algumas sugestões de papéis dentro dos times para otimização de resultados, com os recursos que você já possui.

Boa leitura.

O que faz uma equipe de Marketing Digital?

Geralmente, os profissionais de marketing digital detêm importantes dados sobre o perfil do cliente, conhecem suas necessidades e desejos, e criam ações de atração e estratégias de crescimento da empresa.

Além de gerir essas contas, criar campanhas, veicular ações e monitorar resultados, espera-se que os integrantes de uma equipe de marketing digital e vendas sejam capazes de gerar e interpretar dados.

É com o acompanhamento das métricas que serão desenvolvidos os diagnósticos precisos para reformular estratégias e melhorar resultados.

Um dos principais questionamentos sobre equipes de marketing digital é: montar internamente, terceirizar ou adotar uma solução mista

Vai depender do porte, segmento, recursos e prioridades da sua empresa. Cada modelo tem suas particularidades, vantagens e desvantagens. Faça uma análise e defina o que for mais aderente ao seu negócio.

Tamanhos de uma equipe de Marketing Digital

Independentemente do porte e segmento, as empresas desejam crescer e se destacar no mercado, certo? Muitas vezes, para traçar estratégias e atingir metas de vendas e performance, elas precisam de uma equipe de marketing digital.

O tamanho da equipe é variável, depende de recursos e de quanto você está disposto a investir. 

O ideal é que você conte com, pelo menos, um profissional especializado em marketing digital. 

Não é possível? Tudo bem. As pessoas podem ser treinadas, testar ferramentas (erro e acerto mesmo) e estudar a fundo o assunto. 

As equipes crescem de acordo com a demanda do negócio, ou seja, quanto maior for o seu resultado, mais profissionais experientes você terá que contratar.

De todo modo, destacamos os principais profissionais e seus papéis, considerando o tamanho de cada equipe. Confira:

Micro

Estruturar uma micro equipe de marketing digital já é um bom começo. Atividades mais limitadas, fase de testes e pequenas mudanças na estratégia devem ser consideradas para o início da área de marketing digital.

Como o time ainda não possui papéis definidos, busque profissionais com perfis analíticos, proativos e capazes de resolver os problemas rapidamente.

Profissionais sêniores conduzem muito bem as equipes. Um gerente de Marketing, por exemplo, tem mais experiência e pode agregar outras funções. Vale também o conhecimento técnico de um analista de Marketing Digital para desempenhar tarefas, como planejamento, extração e interpretação de dados, além da análise dos resultados. Designers gráficos são o braço direito dos analistas, e juntos entregam demandas de alta qualidade.

Pequenas

A equipe pequena segue a mesma lógica da micro quanto aos profissionais com perfis analíticos. Neste formato, o analista de Marketing Digital pode desempenhar o papel de coordenador e contar com um assistente de Marketing Digital para auxiliar nas demandas.

Médias

Mais comum em algumas empresas, neste modelo, podem ser incluídos profissionais, como programadores e produtores de conteúdo, por exemplo. Além do analista, você pode contar com o coordenador de Marketing Digital.

No caso das médias empresas, um CMO (diretor de Marketing) pode ser contratado no lugar do gerente, por exemplo. Esse profissional trabalha unindo todas as estratégias possíveis para que a empresa tenha visibilidade e credibilidade.

Grandes

Neste formato, é possível contratar especialistas e definir as funções de cada um. Agora, o grupo de analistas pode ser dividido em: Marketing, Marketing Digital e Mídia Social. Essa definição reduz as chances de uma única pessoa fazer várias coisas e comprometer o rendimento ou os resultados do setor.

Um Cientista de Dados pode ser contratado para trabalhar com dados em alto nível e gerar bons insights para a área.

O que saber antes de montar uma equipe de Marketing Digital?

O Marketing Digital é uma área que, dia após dia, agrega novas habilidades e se depara com novos desafios, exigindo mais atenção dos gestores na hora da contratação dos profissionais. Muitas vezes, falta conhecimento técnico para definir o perfil mais adequado para aquela necessidade.

Antes de montar uma equipe, considere os seguintes aspectos:

Tamanho da empresa

Para dimensionar a equipe e o perfil dos profissionais, considere o tamanho da sua empresa. Avalie o grau de experiência e aderência dos profissionais aos cargos pleiteados. Contratações onerosas são tão prejudiciais ao seu negócio quanto contar com profissionais aquém das expectativas.   

Desafios

Mapeie os desafios de marketing e vendas enfrentados por sua empresa, as metas e os objetivos almejados para o futuro do negócio. Assim, é possível definir as tarefas de maneira direcionada.

Ferramentas

Faça uso das ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado. Implemente (e incentive) a cultura de dados na sua empresa da forma mais assertiva possível.

É através da análise de dados que você encontrará as respostas mais importantes sobre os padrões de comportamento do seu público.

Qual perfil ideal para um time de Marketing Digital?

Em uma pesquisa feita pela Content Trends, as funções mais citadas em um time de marketing pelos participantes foram: analista de Marketing (39,4%), analista de Redes Sociais (39,2%) e gestor/ produtor de Conteúdo (36,2%).

O perfil da equipe de marketing digital vai depender do seu modelo de negócio e do seu objetivo. Alguns perfis de profissionais são fundamentais para estruturar uma boa estratégia de marketing digital. Confira:

Resolvedores de problema

O marketing propõe ações estratégicas para resolver problemas e, consequentemente, melhorar performance e resultados. Pessoas com perfil analítico lidam melhor com esse tipo de desafio.

Interessados em aprender

Com as mudanças, o marketing digital passou a ser estratégico para as empresas. E os profissionais curiosos e interessados em aprender podem se sair muito bem entre as equipes.

Compartilhar conhecimento e trabalhar em equipe

Equipes integradas geram bons resultados. É fundamental ter foco nos objetivos e traçar um plano de ação para cada um deles. Outra boa estratégia de time é compartilhar conhecimento. Assim, todos têm visão holística do negócio e podem caminhar na mesma direção.

Uma boa dica é ter sempre o número 2, ou seja, ter mais de um profissional preparado para assumir funções estratégicas em caso de necessidade.

Como gerir uma equipe de Marketing Digital?

Equipe de marketing digital já existente também requer atenção na gestão:

Invista em treinamentos

Qualificar os profissionais da equipe garante alto nível técnico, prepara para projetos desafiadores e possibilita o alcance de resultados mais consistentes. Investir em treinamentos corporativos e criar momentos para o compartilhamento de conhecimento também podem ser boas estratégias de aprimoramento.

Dê e receba feedback periodicamente

Estabelecer uma cultura de feedback é primordial para o amadurecimento da equipe. É bom que todos estejam preparados para dar e receber feedbacks.

Além do mais, essa troca contribui para o crescimento pessoal e profissional de cada um, alinha metas aos objetivos estratégicos, e cria um ambiente mais favorável ao diálogo. É um processo que deve ser realizado de forma contínua.

Mensure dados e monitore resultados

Defenda ou implemente a cultura dos dados. Marcas bem posicionadas no mercado são exímias estrategistas para gerar e interpretar dados. A partir daí, monitore os resultados, traçando novas rotas sempre que for preciso.

É analisando dados que você entenderá melhor o mercado e o que o seu público procura.

Promova a colaboração entre as equipes

Competir por competir ficou, definitivamente, no passado. A regra é um ambiente de trabalho colaborativo que favoreça as entregas individuais e os resultados das equipes.

Em um cenário positivo, o setor de marketing digital atua de forma integrada com as outras áreas da empresa.

Conclusão

Então, montar e gerir uma equipe de marketing digital (de maneira estratégica) é um desafio sob vários aspectos, você concorda? Uma dica importante é não se limitar. Reúna os dados gerados na sua empresa e comece a utilizá-los a seu favor para melhorar o seu posicionamento no mercado.

Leia também: O que é marketing digital e como montar uma estratégia matadora?

Um abraço e até a próxima.

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