Estratégia de diferenciação é um conceito que vem da área de gestão estratégica. Nele uma empresa busca se diferenciar das suas concorrentes, oferecendo produtos ou serviços exclusivos.
Investimentos em qualidade, design inovador, atendimento ao cliente e tecnologias avançadas são algumas das etapas dessa técnica. O objetivo é mostrar para os clientes que a marca é autêntica e transmite uma sensação única e impactante.
Uma estratégia de diferenciação bem aplicada é uma vantagem competitiva duradoura.
Isso porque ela preenche de forma significativa a relação entre empresa e clientes, fortalecendo vínculos e aumentando a fidelidade dessa parceria.
Ao longo deste post, você compreenderá qual a base para uma boa estratégia de diferenciação e como pode implementá-la em seu negócio em 4 passos.
Base para uma boa estratégia de diferenciação
Construa uma percepção de valor única. Essa é a base de toda a estratégia de diferenciação. A partir do momento em que sua empresa é vista como única, ela se distancia dos concorrentes.
Além disso, uma estratégia de diferenciação inteligente e eficaz construída em cima de uma percepção de valor, traz vantagens competitivas essenciais para o seu negócio.
Conheça algumas:
Posicionamento
Uma empresa com um valor único e autêntico, capaz de transmitir com coerência os seus diferenciais por meio de uma comunicação estratégica aliada a serviços e produtos exclusivos, naturalmente se torna uma referência de mercado e ocupa um lugar especial na mente e no coração do consumidor.
Identidade
Uma identidade de marca sólida também é resultado de uma percepção de valor única e é elemento fundamental para o sucesso a longo prazo. Ela deve ser construída em cima dos valores e atributos que a empresa já possui e que a tornam especial diante dos clientes.
Este é um ponto chave para uma identidade marcante e para uma estratégia de diferenciação eficaz: partir do que a marca já representa e dos valores que ela já transmite, não daquilo que ela almeja ser.
Estabilidade
Seus preços se tornam menos sensíveis às oscilações do mercado e mais atrelados à percepção de valor estabelecida entre a marca e seu público. Uma marca com um valor único cria um nicho exclusivo que garante uma maior estabilidade, mesmo em setores com muita concorrência.
Essa relação também permite que a empresa cobre preços mais altos por seus produtos ou serviços, uma vez que os consumidores tendem a valorizar o que é raro ou exclusivo.
Uma estratégia de diferenciação sólida é, portanto, a base para a construção de um lugar de destaque na mente do público e uma boa reputação no mercado. Leia, a seguir, como construí-la em 4 passos.
4 passos para uma estratégia de diferenciação sólida
Para que uma estratégia de diferenciação seja inteligente e sólida, ela deve partir de um alinhamento entre:
- Cultura organizacional da empresa;
- Imagem que ela transmite;
- Demandas do mercado.
A união entre esses três aspectos e o constante aprimoramento da estratégia é o que vai garantir o seu sucesso. Leia a seguir como fazer isso de forma prática em apenas 4 passos:
- Descubra como sua empresa é percebida
Uma empresa só é capaz de transmitir com verdade os valores que ela realmente vivencia e transmite em sua rotina, relações internas e relações com os clientes.
Portanto, o primeiro passo é descobrir quais são as percepções que os colaboradores e consumidores têm da marca.
Realize pesquisas de clima organizacional e abra espaços de diálogo com seu público externo. Assim, você entenderá o que atrai na comunicação da sua marca, nos serviços, no atendimento e produtos.
É importante ter consciência de como sua empresa é percebida pelos seus públicos para que a sua estratégia de diferenciação seja coerente e realista.
Leia também: 5 formas de trabalhar a inovação na sua empresa.
- Perceba as lacunas de mercado
Analise os concorrentes, identifique suas forças e fraquezas, e observe como eles estão se diferenciando no mercado.
Em paralelo, estude as necessidades e expectativas do público-alvo. Realize pesquisas de mercado com os clientes para identificar o que eles valorizam em uma marca e em seus produtos e serviços.
Assim você descobrirá quais são as necessidades dos clientes que ainda não estão sendo supridas pelas empresas concorrentes. Um nicho promissor para uma boa estratégia de diferenciação.
- Defina sua Proposta Única de Venda
Com base nos valores que a sua empresa já vivencia e transmite e nas lacunas promissoras identificadas, você será capaz de definir a sua PUV, Proposta Única de Venda.
Para isso, perceba quais as características em comum entre o que sua marca transmite, o que os consumidores precisam e o que falta no mercado.
Caso esses três eixos não possuam interseções, você pode contar com a ajuda de profissionais especializados para bolar um plano de ações prático que alinhe os valores da sua empresa com o que o mercado necessita.
- Monitore e aprimore sua estratégia
Invista em pesquisas entre seus públicos interno e externo e monitore seus concorrentes.
Assim, você garante que a estratégia de diferenciação da sua empresa está caminhando de maneira coerente e eficaz. Ou seja, que a marca continue alinhada entre os valores vivenciados e o que ela transmite.
Realize as adaptações e melhorias necessárias para que seu negócio continue ocupando uma posição favorável entre os clientes e o mercado.
A importância de uma visão externa e bem preparada
Contratar profissionais especializados na área de branding, marketing e comunicação pode ser uma boa opção para empresas de diferentes portes e segmentos.
Isso porque esse profissional ou equipe traz uma visão externa e estratégica capaz de identificar diferentes oportunidades.
Um olhar bem preparado trará uma nova perspectiva para o seu negócio, ampliando a visão sobre a marca, sobre o mercado e a gama de possibilidades presentes.
Profissionais qualificados têm as habilidades necessárias para identificar com precisão nichos promissores de forma mais rápida, poupando investimentos de tempo e dinheiro em técnicas que não trazem os resultados almejados.
A Lebbe é uma agência de comunicação 360º que oferece serviços completos de marketing para fazer os clientes investirem com mais inteligência e resultados.
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