Gestão de marca é uma das atividades mais importantes para o sucesso de uma empresa.
Isso porque, as estratégias são traçadas a partir de um conjunto de ações, que são realizadas para construir uma imagem positiva e coerente, sendo a marca facilmente reconhecida pelo seu público.
Uma marca que mantém a sua força e sucesso diante de um mercado tão competitivo, realiza frequentemente uma gestão.
Essa é uma maneira de criar valor, fidelizar clientes e de expandir a empresa no mercado.
Philip Kotler, um dos mais renomados especialistas na área de marketing, define posicionamento de marca como o processo de criar uma imagem única e diferenciada para os consumidores.
Posto isto, é necessário criar conexões emocionais e duradouras com os consumidores para se diferenciar da concorrência e se tornar um sucesso.
As empresas precisam estar sempre atentas às mudanças do mercado e nas necessidades dos consumidores para ajustar sua posição conforme necessário.
Neste artigo, iremos dar algumas dicas para uma gestão de marca inteligente, confira!
O que é branding?
Algumas pessoas têm marcas favoritas e não abrem mão de comprar em empresas que são concorrentes porque já existe um forte vínculo emocional.
Apple, Coca-Cola, Nike e outras empresas famosas são um exemplo de love brand, ou seja, essas grandes marcas trabalham de forma estratégica e inteligente, para que os consumidores não comprem apenas produtos ou serviços, mas também as histórias.
Portanto, o love brand é uma estratégia mais específica de branding que se concentra em criar um forte vínculo emocional entre a marca e seus consumidores.
O branding em si, é uma estratégia voltada para criar uma imagem única e diferenciada da marca na mente dos consumidores, sendo essa uma maneira de fortalecer a instituição.
É importante ressaltar que as estratégias e as ações de branding envolvem diversas áreas, desde a identidade visual até a comunicação e a experiência do cliente.
Assim, a estratégia envolve logos, cores, tipografia, publicidade, atendimento e qualidade do produto ou serviço.
Esse é um trabalho que traz resultados promissores, porém ele deve ser contínuo para criar valor, fidelizar clientes e aumentar o ticket-médio da empresa.
Por isso, o branding é uma área essencial para o sucesso de qualquer marca, independentemente do tamanho ou setor de atuação.
Diferença entre branding e marca
Marca é o nome, símbolo, design ou qualquer outra característica que identifica um produto, serviço ou empresa. É a forma como a empresa é reconhecida pelo público.
Já branding é o processo de gestão da marca, sendo essa estratégia desenvolvida com a criação de uma identidade única e diferenciada.
Todo processo realizado no branding se baseia na personalidade, valores, missão e visão da empresa. Dessa forma, as ações se tornam coerentes e marca memorável para os consumidores, através da criação de uma imagem positiva.
Qual a importância do branding?
Independente do segmento ou do tamanho da empresa, é necessário o investimento em branding para obter sucesso e outras vantagens, como:
- Reconhecimento de marca: O branding realiza uma gestão inteligente para que a marca se torne facilmente reconhecível e memorável para os consumidores, sendo a empresa facilmente lembrada, o que pode gerar mais vendas.
- Diferenciação: Com um reconhecimento no mercado, a marca atrai mais clientes, gera valor e aumenta o ticket-médio.
- Fidelidade: Sendo bem gerenciada, a empresa se torna uma love brand. Isso significa que os clientes vão preferir comprar os seus produtos ou serviços em vez dos concorrentes.
- Valorização: Uma marca forte e bem gerenciada pode ser mais valiosa para a empresa. Isso pode significar que a empresa pode vender seus produtos ou serviços por um preço mais alto do que a concorrência.
Leia também: Como uma agência full service pode ajudar na gestão de marca.
Como fazer uma gestão de marca inteligente?
Uma gestão de marca quando bem feita, traz muitos benefícios para empresa, como mencionamos anteriormente.
Porém, é importante lembrar que uma agência full service sabe como realizar essa gestão de marca, sendo uma opção valiosa para a empresa, uma vez que os profissionais têm expertise, conhecimento, acesso a ferramentas e tecnologias que podem ser úteis.
Além disso, os profissionais saberão identificar o público-alvo e desenvolver as melhores ações e estratégias para importá-los positivamente. Confira algumas etapas para realizar uma gestão de marca inteligente:
Defina a personalidade da marca:
Os princípios são fundamentais para guiar as ações das empresas e a forma como ela se relaciona com o seu público. Por este motivo, deve ser realizada uma análise interna para identificar quais são os valores da marca.
Essa etapa envolve o estudo da empresa, para que assim possa ser estabelecida as características que a tornam a marca única e diferenciada.
Conheça o seu público-alvo:
Os comportamentos dos consumidores devem ser estudados, para que as ações possam ser desenvolvidas de acordo com os hábitos de consumidores, interesses e outras características.
Com base nessa análise, a empresa pode criar uma persona, que é uma representação fictícia do cliente ideal, com características, necessidades e comportamentos definidos.
A persona ajuda a empresa a entender melhor o público-alvo e a criar táticas de comunicação e marketing mais eficazes para atingi-lo.
Crie uma identidade visual forte:
Com a personalidade da marca definida, fica mais fácil desenvolver a identidade visual. Não podemos deixar de lembrar que as imagens e as cores também nos comunicam algo.
Sendo assim, o designer gráfico é capacitado para criar a identidade visual, utilizando suas habilidades técnicas e criativas para desenvolver os elementos que irão representar a marca, como logotipo, cores, elementos visuais e tipografia.
Invista em experiências de marca:
Além da compra, as pessoas querem uma experiência marcante. Esse comportamento deve ser levado em consideração pelas empresas, pois influencia diretamente na satisfação do cliente e, consequentemente, na sua fidelidade e recomendação da marca para outras pessoas.
Essa estratégia deve ser bem planejada, uma vez que uma experiência negativa pode afastar o cliente e gerar uma imagem negativa da marca, prejudicando sua reputação e afetando suas vendas.
Seja consistente:
A consistência da marca é um conjunto de diretrizes que definem sua identidade visual, tom de voz, valores e propósito.
Essas diretrizes são chamadas de manual da marca ou brandbook e são essenciais para uma comunicação coerente.
Isso pode aumentar a fidelidade dos clientes e contribuir para o crescimento da marca.
Monitore a percepção da marca:
O monitoramento é importante, pois é preciso entender como a comunicação está e quais estratégias seriam necessárias para melhorar a gestão da marca.
Uma agência, por exemplo, realiza a análise de métricas, como o engajamento nas redes sociais, a taxa de abertura de e-mails e as taxas de conversão.
Essa gestão permite avaliar o impacto das ações que estão sendo feitas pela empresa, identificando oportunidades e pontos de melhoria.
Construa uma imagem forte no mercado com uma gestão de marca inteligente
Como podemos ver durante o conteúdo, o branding e a gestão de marca são essenciais para uma empresa obter sucesso, ser inovadora e ter um bom posicionamento.
É importante ressaltar que este trabalho deve ser feito por uma agência, para garantir um retorno financeiro e os benefícios de uma marca valorizada no mercado.
Se você está em busca de uma gestão de marca inteligente e eficiente, não hesite em buscar ajuda de profissionais especializados. Entre em contato com a Lebbe e saiba como podemos ajudá-lo a construir e fortalecer a imagem de sua marca no mercado.
# #