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6 Razões para investir no Google Adwords

A ferramenta do Google Adwords é muito famosa, principalmente pelo seu poder de promover empresas através no mundo digital.

No Brasil, essa é uma ferramenta que vem crescendo nos últimos anos. Uma pesquisa realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) demonstrou que 86% dos brasileiros já se adaptam ao digital. 

Este avanço é positivo para as empresas, significa que o investimento na ferramenta do Google vale a pena, pois a depender da segmentação de mercado, o público-alvo que a instituição procura pode estar na internet.

Continue conosco, preparamos este artigo para que você possa compreender as razões pelas quais o investimento no Google Adwords é fundamental para os negócios.

Boa leitura!

O que é o Google Ads?

Para podermos compreender as razões para investir no Google Adwords, primeiro vamos entender mais sobre essa ferramenta. 

O Google Adwords é uma plataforma de anúncios pertencente à Google que disponibiliza oportunidades para empresas se destacarem através de anúncios na internet.

O que faz este investimento ser positivo é que também é possível segmentar os anúncios, ou seja, o empreendimento pode selecionar qual público alcançar, escolhendo gênero, localização, canais e dentre outras opções.

O empreendedor que conhece bem seu projeto, seus clientes e produtos, saberá determinar estas segmentações, assim não terá erro, o público certo que tem interesse será selecionado para receber os anúncios.

Quais são os benefícios de investir no Google Adwords?

Essa é uma ferramenta muito útil por trazer variados tipos de benefícios. Não é necessário realizar um esforço enorme ou desembolsar uma quantidade de dinheiro absurda para ter bons resultados.

Além disso, os resultados são promissores e ficam disponíveis para que a empresa que investe possa acompanhar os relatórios e verificar se realmente está sendo positivo.

É uma proposta excelente para o crescimento da marca. Vejamos agora alguns benefícios do Google Adwords:

  1. Investimento baixo

Usando o Google Adwords é possível escolher o orçamento mais adequado, ou seja, é uma ferramenta acessível para todos os tipos e tamanhos de empresas.

Os custos da publicidade online são pagos mensalmente e, caso a pessoa queira interromper o uso, isso pode ser feito a qualquer momento.

O preço é definido pelo usuário, para que nunca seja ultrapassado, podendo também ser ajustado quando necessário. Além disso, não há a necessidade de contratos a longo prazo e maiores burocracias.

  1. Só paga o anúncio se o usuário clicar

Outro ponto muito interessante dessa ferramenta é que o usuário não paga nada para fazer a inscrição da conta.

Só terá que pagar quando os clientes realizarem ações nas campanhas, como por exemplo, clicarem no anúncio para ver o produto ou o site.

O Google Adwords dispõe de excelentes recursos, com preços acessíveis, sendo também uma ferramenta que não cobra caso o usuário não tenha ações em suas campanhas.

  1. Aumenta o tráfego do site

O tráfego de site está relacionado a movimentação de usuários na página online, ou seja, quanto maior for o tráfego, melhor será para a empresa, pois isso significa que mais pessoas estão visitando o site, tendo contato com as informações, produtos ou serviços.

Com o Google Adwords, as empresas podem colocar seus produtos ou serviços em destaque através dos anúncios para obter resultados relacionados ao número de acessos ao site, isto é, as vendas são impulsionadas.

Leia também: Qual é a importância da criação de site para empresas?

  1. Campanha voltada para o público certo

Como citado anteriormente, é viável selecionar o alcance das campanhas, podendo elas serem de nível local ou global.

O raio de distância pode variar de acordo com a escolha do usuário. Vale lembrar que valor de investimento pode ser escolhido, pois não é estipulado.

As segmentações para alcançar o público são diversas, incluem a faixa etária, sexo, canais, idiomas e também a frequência com que os anúncios aparecerão durante a semana.

As palavras-chaves também devem ser escolhidas estrategicamente, pois assim que um cliente pesquisar sobre a palavra que caracteriza o produto ou serviço, ele encontrará uma lista de sites e anunciantes.

Para que o site da empresa alcance o topo do google, é preciso realizar estratégias que estão inseridas no mundo digital, que por sua vez, disponibiliza oportunidades de comunicação entre instituições e seus clientes, em diferentes canais.

  1. Acesso aos resultados

O Google Adwords deixa disponível os resultados para que seja feito um acompanhamento dos dados, assim a pessoa pode verificar se o investimento está valendo a pena.

Aliás, esses resultados são essenciais para definir estratégias em novas campanhas, entender mais sobre o público alvo e seus comportamentos.

Ter acesso às informações concretas sobre a clientela é essencial, visto que as decisões de negócios se tornam mais precisas e assertivas quando o perfil do consumidor é identificado.

  1. Aumenta a visibilidade

Se um dos problemas que a empresa tenta resolver é a questão da falta de visibilidade da marca, com certeza o Google Adwords pode possibilitar soluções, em virtude da plataforma mostrar a marca em diversos sites e blogs.

Essa é uma ótima oportunidade para aumentar a visibilidade e posicionamento online da empresa.

Caso a tarefa de fazer um planejamento para veicular uma campanha no Google seja complicada, existem agências que auxiliam na escolha de desenvolvimento de campanhas adequadas para cada tipo de negócio. 

Assim, a atividade será realizada por profissionais especialistas e competentes que trabalham na área. Conheça mais sobre o nosso trabalho.

Bônus

As dicas não param por aqui. Sabemos que o meio digital tem muitas informações e nem todo mundo entende muito sobre esses assuntos relacionados ao marketing digital. 

Separamos mais duas dicas para explicar melhor como expandir os anúncios, alcançar e impactar mais pessoas através do Google Adwords:

Google Ads: Rede de Pesquisa 

A rede de pesquisa que utilizamos no Google para fazer buscas e perguntas, tem o objetivo de impactar possíveis consumidores que estão à procura de um produto ou de um serviço.

Os anúncios aparecem ao lado dos resultados da pesquisa, nos sites e blogs, no Google Shopping, no Google Imagens e Google Maps.

Isto posto, a rede de pesquisa é uma opção para atrair novos usuários que compram por impulso através das opções de anúncios relacionadas a busca realizada na rede do Google.

A rede de pesquisa é favorável, pois chama mais atenção dos clientes quando é realizada uma busca, além disso os formatos de anúncios não são padronizados, podendo eles serem dinâmicos e atrativos.

Campanha Discovery

As campanhas Discovery fazem parte das novidades recentes do Google. Elas têm o objetivo de veicular publicidade para atrair os consumidores que navegam por canais como Youtube e Gmail.

São imagens (podem ser únicas ou em carrossel) de qualidade segmentadas a partir do interesse do público-alvo. Essas imagens surgem no feed do Google, sem interromper ou atrapalhar a experiência dos usuários.

Segundo as informações do Google, as campanhas Discovery podem ajudar no alcance de novos clientes, em números podemos citar que é possível atingir até 3 bilhões de pessoas.

Remarketing

O remarketing é uma estratégia muito eficaz de marketing digital que ajuda as empresas a buscarem clientes que já tiveram contato com a marca através de uma campanha de e-mail.

Às vezes acontece do cliente clicar nos anúncios de uma determinada marca e abrir o site para navegar e saber mais informações, porém este não realiza a compra.

Isto não quer dizer que esse é um usuário sem interesse, visto que ele clicou no anúncio para verificar o produto ou serviço. 

Sendo assim, através do remarketing é possível enviar ofertas, descontos sobre aquele determinado item pelo qual o usuário se interessou. 

Essa é uma ferramenta que funciona para recuperar as vendas e só tende a evoluir no mercado digital. 

Google shopping

O Google shopping é uma ferramenta que serve como uma vitrine e chama bastante atenção das pessoas que pesquisam por produtos no Google. 

As imagens aparecem para os consumidores, o que funciona de forma positiva para que uma conversão aconteça, visto que o usuário verifica o produto final.

Existem dois tipos de campanhas no Google shopping, a de shopping padrão (aparece no mecanismo de busca) e a campanha smart shopping, que por sua vez pode aparecer na rede de Display do Google, no Youtube e na busca do Google.

Ou seja, o Google shopping é ideal para gerar resultados positivos nos negócios e aumentar as vendas.

Índice de qualidade de anúncios

O índice de qualidade é basicamente uma nota que o Google determina para os anúncios. Essa pontuação consiste nos componentes relacionados às palavras-chave, os anúncios e as páginas de destino.

Em outras palavras, não é só o investimento financeiro que faz com que o anúncio alcance uma boa posição no Google.

Logo, quanto maior for a relevância e qualidade do anúncio, melhor será o ranqueamento, e isso faz com que o anúncio obtenha os melhores resultados por conta da posição, sendo um facilitador também para as empresas que querem se destacar da concorrência.

É essencial entender os critérios que o Google utiliza para definir a melhor posição dos anúncios, pois os benefícios estão relacionados aos aumentos de cliques e mais tráfego.

KPIs relevantes

Os KPIs (Key Performance Indicator) ou traduzindo para o português indicadores-chave de performance, tem a função de medir o desempenho das empresas.

Isto porque é viável a realização de uma análise sobre um site ou de uma equipe para verificar se o andamento das ações estratégicas estão sendo positivos ou não.

Os KPIs precisam ser relevantes e isso depende do objetivo, pois indicadores errados podem demonstrar performances incorretas que não levam a resultados.

Isto é, primeiro é preciso estabelecer um propósito e definir a métrica que se torna relevante para uma estratégia.

Google Ads: Rede de Display

A rede de display é um conjunto de sites, aplicativos e canais onde é possível o usuário colocar seus anúncios.

O objetivo é impactar as pessoas através de:

  • Anúncio de imagem:

Estes são anúncios atrativos que se destacam com mais facilidade, pois está ligado também ao visual que engaja mais.

Os formatos podem ser variados, com layouts para banners na parte lateral, superior ou inferior da página.

  • Anúncio de texto:

Trata-se de textos pequenos inseridos na rede de pesquisa que aparecem na lateral da tela.

São descrições de anúncio que falam sobre um determinado serviço ou produto com títulos e apresentações atrativas para gerar conversão.

  • Anúncio de vídeo:

Este tipo de anúncio vemos com frequência no YouTube, que é uma plataforma muito utilizada no mundo inteiro. 

Os anúncios aparecem no rodapé, nos vídeos ou na lateral da página. São variados formatos, podendo eles serem banners, imagens e vídeos.

Por ser uma plataforma muito acessada, o YouTube é uma alternativa para as empresas que querem aparecer e demonstrar novas campanhas e produtos.

  • Anúncio de mídia rica:

Essa é uma opção de anúncio para quem busca inovação e interação, pois podem ser feitos carrosséis e animações em diferentes tipos de formatos de publicidade.

E então que tal começar a investir no mundo digital, alcançar e criar laços com novos clientes? 

Fique por dentro de todos os assuntos que envolvem o marketing digital, pois esse é um caminho promissor para o desempenho da sua marca.

Acesse nosso blog e aprenda a aplicar diferentes estratégias de sucesso na sua empresa.

Por hoje é só, até a próxima!