Google Adwords: entenda o que é e como usar

Google Adwords

Sumário

Saber sobre os novos meios de marketing digital e Google Adwords é fundamental para conquistar novos clientes e se posicionar diante do mercado.

Graças a tecnologia, hoje podemos ter mais visibilidade e mais oportunidades de vendas através das plataformas digitais parceiras do Google. 

Os empreendedores devem aproveitar esta oportunidade de marketing digital e começar a anunciar os serviços ou produtos que a empresa oferece. Assim, o público-alvo toma conhecimento da marca e das soluções que ela pode oferecer.

Continue conosco, durante o artigo vamos explicar o que é, como funciona e por quais motivos devemos usar Google Adwords.

Boa leitura!

O que é Google Adwords?

O Google Ads é uma ferramenta que permite que o usuário faça publicidade online para aparecer como anúncios nas páginas do Google.

De forma simples, para contextualizar, digamos que essa é uma forma paga de fazer o produto ou serviço chegar até o público-alvo. 

Apesar de não ter um contato físico, o ambiente online oferece oportunidades de vendas que valem a pena, pois é possível que as publicidades cheguem às pessoas que já estão interessadas em comprar um determinado produto.

É uma maneira de converter possíveis clientes através de:

  • Anúncios em formatos de banners em blogs ou em vídeos do Youtube;
  • Anúncios de aplicativos para usuários Android ou IOS;
  • Anúncios em rede de display veiculadas em blogs, sites e websites;
  • Anúncios por rede de pesquisas com o uso de palavras-chaves;
  • Anúncios em vídeos no YouTube.

Essas são estratégias de marketing digital que funcionam muito bem. 

Uma prova disso é o faturamento do Google. No ano de 2020, no Brasil, as ferramentas de busca e publicidade do Google movimentaram R$ 67 bilhões em atividades econômicas.

Dados assim nos provam como uma ferramenta poderosa da empresa Google pode servir para auxiliar as empresas que querem participar do mundo dos negócios online.

O que é Facebook Ads?

Diferente do Google Ads, que segmenta por palavra-chave, o Facebook Ads, funciona como uma ferramenta que chama atenção das pessoas através de anúncios patrocinados no Facebook ou no Instagram

É feita uma segmentação para definir a localização, o gênero, a idade e outros dados para alcançar o público-alvo.

Além disso, através do Facebook Ads, é possível ter acesso aos resultados, o que é essencial para acompanhar a eficácia de uma campanha.

Uma das vantagens do Facebook Ads é que o poder de segmentação é alto, uma vez que as campanhas tornam-se mais assertivas e alcançam o público desejado. 

Como funciona o anúncio do Google Ads?

Para quem não sabe o que é, o Google Ads é uma plataforma de anúncios do Google e, para anunciar, primeiro deve ser criada uma conta no Gmail. É simples e rápido, não requer muitos esforços.

O Google Ads é pago, porém, fica a critério do usuário determinar o valor do investimento, sendo a forma de pagamento no cartão de crédito, débito ou boleto bancário. 

Após os passos citados, é necessário criar palavras-chaves para o serviço ou produto, pois assim, quando os potenciais clientes pesquisarem no mecanismo de busca sobre um determinado item, os anúncios irão aparecer. 

É basicamente uma espécie de ponte que liga as empresas aos seus clientes. 

Por este motivo, o marketing digital é tão essencial para uma corporação que quer conquistar novos clientes e criar posicionamentos.

Vale ressaltar que além do investimento em dinheiro, o tempo é tão fundamental quanto, em virtude de que a conta precisa ser analisada frequentemente para fazer ajustes. 

Pode acontecer que os efeitos não sejam imediatos, mas os resultados podem ser sempre acompanhados através do Google Analytics. 

O acompanhamento é de extrema importância, pois assim é possível controlar o gerenciamento e identificar o que pode está dando errado na campanha através dos recursos avançados.

O Google Analytics é uma ferramenta intuitiva, não é difícil de usar, pois a plataforma apresenta relatórios visuais com informações que registram vendas, números de visitantes, conversões e outros dados e métricas do site, que também pode ser estabelecido relatórios personalizados, da maneira que o usuário da conta desejar.

Como o AdWords está estruturado?

A plataforma é muito bem estruturada e completa mas, para entendermos melhor, vamos citar o funcionamento para que os resultados possam ser os melhores.

  • Anúncios:

Os anúncios devem ser bem feitos para chamar a atenção do público, tendo neles destacados diferenciais da empresa.

Por exemplo: se uma empresa oferece ao seu cliente frete grátis, cupom de descontos ou outros benefícios, eles devem constar no anúncio para chamar a atenção.

Os botões de CTAs (Call-to-Action) também são muito bem vindos. Estes servem também para levar o usuário a uma determinada ação, através de um link. É uma alternativa interessante que facilita e conduz o público.

  • Palavras-chave:

As palavras-chaves são os termos que as pessoas digitam para buscar um determinado item ou produto nos navegadores de busca.

Elas são essenciais para segmentar os anúncios. Deste modo, terá chances de um alcance maior.

  • Relatórios:

Conforme as campanhas são veiculadas, a plataforma disponibiliza os relatórios, o que é indispensável para manter o acompanhamento de todos os dados importantes.

Com essa análise, fica mais fácil realizar estratégias para que as campanhas sejam as melhores possíveis, para que assim elas tenham resultados promissores.

Informações como desempenho, visualizações de anúncios, cliques, interações e conversões são disponibilizados pelo Adwords.

O Google Ads é uma plataforma completa que oferece variados recursos como anúncios em formatos de texto, vídeos, gráficos, etc.

Quais são os benefícios do Google Ads?

Para as empresas que querem vender, criar posicionamentos e falar diretamente com o público, o Google Ads é uma excelente alternativa, justamente por ser uma forma mais prática e eficaz de fazer publicidade online.

A ferramenta oferece vantagens como segmentação de anúncios, o que é ótimo para os negócios, pois assim, pessoas com interesse nos produtos ou serviços que uma determinada empresa oferece serão o alvo dos anúncios.

Além disso, quem utiliza o Google Ads, tem um controle dos gastos, uma vez que não há estipulado um valor mínimo. As pessoas podem escolher à vontade quanto querem investir por mês, por dia ou por anúncio.

Por quê usar Google Ads?

Investir no Google Ads é bastante relevante para as empresas, porque traz resultados imediatos se formos comparar com outros métodos de marketing digital.

Com uma estratégia bem planejada nas campanhas e com a ajuda de profissionais que entendem bem como funcionam os negócios no ambiente online, a sua empresa só tende a prosperar. 

Clique aqui e crie posicionamentos e estratégias online para vender mais.

Leia também: 5 dicas essenciais para ser um profissional de Marketing de ponta.

#

Sobre o autor

Author picture

Conheça mais conteúdos