Identidade visual: como construir uma imagem marcante da empresa

Identidade visual

Sumário

A criação de uma identidade visual sólida para uma empresa é de extrema importância, pois permite que o público seja capaz de reconhecê-la facilmente, estabelecer uma conexão emocional e facilitar a comunicação de sua mensagem.

O trabalho do designer é indispensável, uma vez que especialistas dessa área possuem o conhecimento e a expertise necessárias para estudar minuciosamente quais cores, logotipos, figuras e imagens podem representar com eficácia a essência da marca.

Além disso, a escolha não se baseia apenas na estética, pois construir uma imagem marcante requer um planejamento estratégico cuidadoso, criatividade abundante e uma compreensão profunda dos objetivos e público-alvo da marca.

Se você está interessado em descobrir como essa construção pode ser realizada, não deixe de conferir o artigo de hoje. Nele, abordaremos os elementos-chave que tornam uma identidade visual verdadeiramente marcante.

O que é identidade visual e qual sua importância?

Identidade visual

Antes de mais nada, é fundamental definirmos o conceito essencial de identidade visual no contexto do marketing. Compreender o poder dessa ferramenta nos permite aproveitar todo o seu potencial.

Um exemplo clássico de identidade visual é o da Coca-Cola, que tem uma tipografia distintiva e cores vermelho e branco. É provável que só de ler isso, você já tenha visualizado a imagem da marca. Independente de gostar ou não desse refrigerante, todo mundo conhece.

Além disso, a Coca-Cola adota consistentemente sua marca em todas as embalagens, anúncios, materiais promocionais e campanhas de marketing, estabelecendo uma estratégia inteligente para fortalecer sua marca e criar uma conexão emocional com seu público-alvo em escala global.

Esse exemplo icônico destaca a importância de investir em comunicação visual para obter resultados significativos, buscando conscientizar sobre essa prática crucial.

Vale lembrar que o sucesso de uma empresa não se limita apenas à criação da identidade visual, sendo necessário também o desenvolvimento de outras ferramentas de marketing e publicidade em conjunto.

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Quais elementos fazem parte da identidade visual de uma marca?

  • Logotipo: esse elemento é símbolo gráfico pelo qual a empresa será representada;
  • Cores: cores são formas de comunicação e elas devem ser utilizadas da maneira correta para transmitir significados e emoções específicas, além de ajudar a criar consistência e reconhecimento;
  • Tipografia: esse também é um elemento crucial. As fontes escolhidas devem refletir a personalidade da marca e serem legíveis em diferentes contextos;
  • Elementos gráficos: além do logotipo, uma marca pode ter outros elementos gráficos distintos, como ícones, padrões ou ilustrações. Esses elementos auxiliam no fortalecimento da identidade visual da marca e podem ser utilizados em diversos materiais.

Diferenças entre identidade visual e branding

Como podemos ver durante o conteúdo, a identidade visual é representada por elementos visuais e gráficos para expressar a personalidade e os valores de uma empresa. 

O branding, por sua vez, é um conceito bem mais amplo que envolve estratégia e gestão de marca. Dessa forma, podemos dizer que o branding envolve a identidade visual, mas também abrange elementos de valor da marca, a personalidade, os valores, a missão, a história e a cultura empresarial. 

O objetivo é desenvolver uma percepção positiva e única perante o público, construindo também uma reputação sólida e duradoura. Esse é um trabalho que traz resultados promissores, mas ele deve ser contínuo. 

Como construir uma imagem marcante da empresa com identidade visual?

Identidade visual

A construção da identidade visual deve seguir algumas estratégias. Aqui estão alguns passos que podem ajudar nesse processo:

  • Definir a essência da marca: toda marca tem sua personalidade, valores e propósitos. Essas informações devem ser analisadas antes de realizar qualquer outro passo na construção. Essa etapa é importante porque ajuda na definição correta de cores, tipografia e outros elementos visuais.
  • Criar um logotipo único: diante de um mercado tão competitivo, essa é uma maneira inteligente de se destacar, uma vez que o logotipo é um dos elementos-chave. Portanto, ele deve ser original, memorável e representar visualmente a marca. É interessante buscar referências e desenvolver outras opções, para que a equipe de marketing também possa opinar sobre suas percepções.
  • Escolher cores significativas: a psicologia das cores é um fascinante campo de estudo que pode ser extremamente útil, já que revela como as emoções, comportamentos e percepções das pessoas podem ser influenciados por meio das cores. Além disso, o profissional da área saberá quais tons devem estar alinhados com a personalidade da marca.
  • Selecionar uma tipografia adequada: ao escolher a tipografia, é necessário pensar na legibilidade e na consistência em todos os materiais de comunicação da marca. A escolha cuidadosa das fontes contribui para a construção de uma identidade visual forte e impactante
  • Aplicar a identidade visual em todos os materiais: essa é uma etapa que consiste no fortalecimento da marca, criando um reconhecimento e transmitindo uma imagem profissional. É uma estratégia eficaz para unificar a identidade visual da empresa e assegurar uma experiência coerente aos clientes em todos os pontos de interação.

Esses são alguns pontos importantes que devem ser seguidos para construir uma imagem memorável. No entanto, é essencial destacar a importância do olhar estratégico e criativo da equipe de designers. São esses profissionais que têm a capacidade de entregar um trabalho de qualidade, impactando positivamente o público-alvo. 

Shalom Crispim, nosso Head de design, compartilhou uma visão abrangente sobre a construção de uma imagem e a importância desse trabalho para as empresas. Confira abaixo:


“O tempo é o grande designer de uma identidade. Se traçarmos um paralelo entre a identidade de alguém, de uma pessoa e a de uma marca, conseguimos perceber que as duas estão em constante crescimento e descoberta. Por isso, é uma missão tão árdua criar marcas novas. É preciso levar em consideração a história do empreendedor e o que o produto ou serviço agrega em benefícios para a sociedade.  O tipo de solução que uma marca traz pode mexer com o imaginário das pessoas e é justamente nesse campo que nós designer queremos chegar, através de uma narrativa coerente para o negócio, fazendo uso de cores, formas e tipografias. Por fim, acredito que a identidade não é algo fixo, mas sim volátil e transformador para quem acompanha o processo de branding. Dessa forma, interpretamos o tempo e nos relacionamos com o mundo à nossa volta.”


Viu só como as estratégias têm um papel fundamental para as marcas? Cada passo é muito bem analisado para que os resultados sejam os melhores possíveis.

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