Um posicionamento faz toda a diferença. Essa é uma estratégia de marcas com propósito, que se destacam no mercado, alcançam grandiosidades, conquistam públicos diversos e estabelecem uma presença duradoura na vida das pessoas, resistindo ao teste do tempo e da concorrência.
Saber definir o posicionamento exige muito da equipe responsável pelo marketing de uma empresa, mas com certeza, vale a pena cada esforço e investimento, pois os benefícios obtidos refletem na conexão com o público e nos objetivos financeiros.
Porém, como construir este propósito? Essa não é uma receita, muito menos uma tarefa simples, pois exige pesquisa, entendimento da personalidade da marca, testes, redefinição de projetos e dentre outros passos, os quais abordaremos aqui, no conteúdo de hoje. Continue a leitura para descobrir!
O que é um propósito de marca?
Antes de iniciarmos uma explicação sobre os passos para um posicionamento sustentável, é importante destacar que marcas com propósito não tem como foco apenas as suas finanças.
Embora o retorno do investimento seja fundamental, pois é necessário ter recursos para sustentar futuros investimentos, este não deve ser o único propósito da empresa, uma vez que tal definição está intrinsecamente ligada ao público-alvo.
Estamos discutindo aqui o impacto mais amplo e positivo que a marca busca gerar no mundo. É este tipo de posicionamento que as marcas bem-sucedidas adotam.
Um propósito de marca pode moldar a cultura, orientar as estratégias de negócios e oferecer um guia para a tomada de decisões. Perceba como essa definição faz toda a diferença. Ela atua como um farol, permitindo que a instituição se posicione de maneira sólida em um mercado altamente competitivo.
Leia também: Estratégias para desenvolver a personalidade da marca.
Como as marcas com propósito se posicionam no mercado?
- Definindo uma identidade clara:
A definição da identidade é um passo indispensável, pois trata-se da expressão autêntica dos valores, visão e propósito que formam a ideia central para desenvolvimento de estratégias e decisões.
Nesse contexto, a identidade fornece uma base sólida para a tomada de decisões e serve como um guia para ações consistentes e alinhadas com os princípios fundamentais de uma organização.
- Engajando com o público:
Engajar com o público e desenvolver táticas para estimular a conexão com os consumidores é essencial para construir e manter relacionamentos sólidos e duradouros, promovendo a fidelidade à marca e impulsionando o sucesso a longo prazo.
O engajamento ativo em plataformas online e offline contribui para a visibilidade da marca e desenvolve essas relações, criando uma base de consumidores engajados e leais.
- Estabelecendo sustentabilidade e responsabilidade social
A responsabilidade social e a sustentabilidade são temas de extrema importância que demandam nossa atenção e comprometimento. Compreender profundamente o processo de preservação do nosso planeta é uma escolha indispensável para as empresas.
De acordo com um levantamento realizado pela Opinion Box, mais de 70% dos consumidores buscam empresas que adotam práticas sustentáveis.
Ao contribuir para um mundo melhor, não apenas a empresa se alinha a causas nobres, mas também demonstra um compromisso genuíno que resulta em benefícios a longo prazo, como a fidelidade dos clientes, a atração de talentos e a construção de resiliência nos negócios.
- Inovação com propósito
A evolução é uma parte intrínseca da vida humana, e compreender e acompanhar esses processos é essencial.
Muitas marcas permanecem no mercado ao longo dos anos, deixando sua marca em diferentes gerações. Isso ocorre porque essas empresas estão constantemente inovando, estabelecendo propósitos, redefinindo estratégias e evoluindo em consonância com as mudanças e necessidades dos consumidores.
Entender o que esses clientes procuram e como superar suas expectativas é primordial para a formulação de novos propósitos.
- Alinhamento interno
É crucial observar e analisar o posicionamento da marca, mas esse processo só pode ocorrer efetivamente quando há um alinhamento interno, visando engajar a equipe na realização de um projeto conjunto.
Com uma equipe qualificada, todos os procedimentos internos são otimizados, refletindo positivamente no resultado final que atinge o público-alvo, seja por meio da oferta de serviços ou produtos.
Antes de conquistar a confiança externa no propósito da marca, é imperativo estabelecer esse engajamento interno, permitindo que os colaboradores contribuam de maneira promissora, gerando inovações alinhadas à definição da identidade e evolução da marca.
A Lebbe está pronta para auxiliar na transformação da trajetória da sua marca, oferecendo um serviço completo com estratégias essenciais que impulsionam o sucesso empresarial.
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