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Por que o marketing digital é fundamental para o e-commerce?

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Todo e-commerce necessita de uma comunicação efetiva para obter bons resultados, uma vez que é através dessa conexão que é estabelecido o relacionamento com o consumidor.

É de fundamental importância utilizar a tecnologia e os meios de comunicação para alcançar o público-alvo que têm interesse em produtos ou serviços de uma determinada empresa.

Além disso, vale lembrar que o comportamento do consumidor está se transformando, principalmente depois da pandemia, estando estes mais inclinados a realizarem compras online.

Essa mudança de hábito foi demonstrada em uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence, que apontou que no Brasil 82% dos consumidores com acesso à internet já estão adaptados às compras online. 

Isto posto, podemos compreender que é indispensável realizar investimentos no e-commerce, para que a comunicação seja trabalhada a favor do negócio, fidelizando consumidores e conquistando novos clientes.

Continue conosco e descubra como a comunicação digital pode ser eficaz para o e-commerce, quais ferramentas utilizar e como começar a vender mais através dessas técnicas.

Boa leitura!

O que é comunicação digital e qual é a sua importância para e-commerce?

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Hoje, através da internet, é possível se comunicar com diversas pessoas. Para termos uma noção disso, no ano de 2020 o Brasil teve 152 milhões de pessoas com acesso à internet, conforme o Comitê Gestor da Internet do Brasil.

Isto nos remete a importância que o meio digital tem, pois este oferece ao mercado novas opções de inovar, relacionar, engajar e vender.

Através de um conjunto de estratégias é possível gerar uma aproximação com o cliente, seja através das redes sociais ou conteúdos que convertem.

Diante da competitividade do mercado, é importante buscar formas de se destacar da concorrência para se tornar uma referência e uma preferência para os consumidores.

Contudo, para ter um e-commerce de sucesso, é necessário aplicar a comunicação digital para ter maior visibilidade e bons resultados. Para entendermos melhor como aplicá-los, veja no próximo tópico os pilares da comunicação digital.

Leia também: SEO para e-commerce: guia completo para otimizar sua loja virtual.

Quais são os pilares da comunicação digital?

Como podemos perceber durante o artigo, a forma de fazer comunicação digital também é estratégica, pois para alcançar os resultados necessários, é preciso traçar objetivos que estão relacionados aos pilares da comunicação, vejamos:

  • Relacionamento

Sabemos que o relacionamento é fundamental para uma empresa, pois é através dele que conseguimos fidelizar um cliente. 

Um comprador feliz com os serviços de uma empresa não só indica de forma gratuita para que outras pessoas comprem, mas também retorna para realizar mais compras.

É assim que as pessoas se conectam com as marcas e as colocam como preferidas do mercado. 

Por este motivo, vale realizar investimentos no relacionamento com o cliente. Para isso, é importante lembrar que as pessoas buscam soluções, rapidez, comodidade e querem se sentir únicos. 

  • Engajamento

O engajamento não está apenas ligado ao número de curtidas que um post tem, pois isso faz parte, mas não é o único jeito de engajar.

O engajamento também acontece quando a relação citada no tópico anterior é estabelecida, uma vez que para ter feedback, o comprador precisa ter a necessidade de elogiar.

Por exemplo, é fácil achar na internet os comentários de um produto quando ele é ruim, porém o mesmo não acontece com frequência em itens de qualidade, pois a relação pode não estar sendo trabalhada.

Um consumidor que engaja, tem a necessidade de expor de alguma forma a satisfação e a felicidade que a compra causou, assim ele divulga e envia comentários positivos.

Mas esse prazer não é totalmente causado pelo item que foi comprado, mas principalmente pela relação que existe entre a marca e o cliente.

  • Conteúdo

O conteúdo além de ser importante para manter o relacionamento e o engajamento, ele é primordial para converter leads.

A conversão acontece através de conteúdos relevantes, com tópicos bem distribuídos que possam servir como resposta às possíveis perguntas que o leitor tenha.

Os leads são contatos de possíveis clientes que, por sua vez, são atraídos pelas técnicas utilizadas no conteúdo.

A título de exemplo, podemos mencionar um e-book sobre e-commerce. As pessoas que estão interessadas nesse material vão baixar, e para realizar esta ação, eles precisam deixar os seus contatos básicos com a empresa, e é assim que acontece a conversão através de conteúdo relevante. 

  • Presença

A presença digital é fundamental para se destacar da concorrência, criar posicionamento de marca, relacionamento com os clientes e engajamento.

Como podemos perceber, os quatro pilares da comunicação digital estão entrelaçados, um faz parte do outro.

Nessa etapa da presença, o objetivo principal é impactar positivamente o público por meio dos canais corretos.

Vale ressaltar que para definir os meios de comunicação onde realizar ações e campanhas para manter a presença, primeiro é imprescindível realizar um estudo e um planejamento para identificar onde o público está. 

Não adianta investir alto em campanhas se o público que compra não está tendo acesso às informações divulgadas, pois a segmentação de público é chave para o sucesso das ações de marketing digital para e-commerce.

Qual é a importância do marketing e da comunicação digital para o e-commerce?

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Para quem busca benefícios no e-commerce, deve compreender que a comunicação e o marketing digital são necessários para que isto aconteça.

A internet é uma excelente ferramenta que oferece a oportunidade de conectar e vender, por isso vale utilizá-la a favor do crescimento dos negócios.

Além disso, esse tipo de estratégia pode trazer benefícios como:

  • Maior visibilidade

Ampliar novos meios de comunicação para manter o relacionamento com o cliente é importante e também ajuda as empresas a ganharem mais visibilidade.

É possível alcançar novos consumidores e vender mais, visto que o consumidor está presente nos ambientes online.

  • Leads qualificados

Estar presente na hora certa e para o público certo é possível, pois a comunicação digital permite isso.

Assim sendo, as campanhas se tornam mais efetivas e trazem resultados promissores, uma vez que apenas o público interessado nos serviços ou produtos que o e-commerce oferece, serão alcançados.

  • Boa relação com clientes

A comunicação digital também serve para estabelecer uma boa relação com os clientes, em virtude destes verem diariamente a empresa se posicionando, expondo valores e criando identificação com o público.

Desta forma, é importante manter a relação diária para cultivar constantemente a fidelização com os clientes. 

  • Custos mais baixos

Materiais impressos, campanhas veiculadas na TV ou na rádio, têm um maior custo do que as ações na internet.

Além disso, com a segmentação de público, as campanhas só aparecem para o público que tem interesse, o que faz o investimento ainda mais valer a pena.

  • Acesso aos de resultados

O digital trouxe tanta facilidade para as empresas que é possível analisar os resultados das campanhas, saber a quantidade de leads e suas informações, a taxa de conversão e até mesmo sobre o ROI (Retorno Sobre Investimento).

A vista disso, é viável realizar análises de quais estratégias de marketing funcionam e quais devem ser repensadas.

Quais são as ferramentas para utilizar na comunicação do e-commerce

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Agora que já vimos a importância da comunicação digital, vejamos quais são as ferramentas essenciais para aplicar as estratégias e obter benefícios:

  • Mídias sociais

As mídias sociais não são mais apenas aplicativos para postar fotos, pois já são ferramentas de trabalho para muitas pessoas.

No caso de um e-commerce, as redes sociais são indispensáveis, elas podem servir como uma vitrine online para expor produtos ou serviços.

Além disso, também pode ajudar a engajar, divulgar os benefícios do produto e criar a necessidade de compra nos seguidores.

  • E-mail marketing

O e-mail marketing é uma alternativa também muito interessante para qualquer e-commerce, pois é uma estratégia de segmentação para o lead certo, na hora certa.

Esse é um canal que permite que a relação seja aprimorada de forma individual, no qual a empresa se coloca à disposição do consumidor.

Outro ponto de destaque é que o e-mail marketing pode ser trabalhado para diferentes ocasiões, como ações de fazer o usuário recuperar o carrinho ou uma newsletter de agradecimento pós compra.

O ideal é que seja utilizado para fidelizar clientes, uma vez que essa ferramenta tem grande alcance.

  • Mídia paga

Para anunciar e conseguir novos compradores, nada melhor que investir em mídia paga.

Essa é uma estratégia para e-commerce que funciona muito bem, pois promover empresas através do Google Adwords e das outras ferramentas geram um avanço positivo para e-commerce como:

  • Custo baixo;
  • Aumento de tráfego no site;
  • Campanhas segmentadas;
  • Aumento da visibilidade;
  • Acesso aos resultados. 
  • Blog

O blog é importante para atrair tráfego para a loja online através de conteúdo de qualidade e relevante para o público.

É possível convencer o cliente a comprar através do conteúdo que é explorado pelo usuário no site da empresa, sendo essa uma estratégia para vender, demonstrar a personalidade da corporação, gerar valor, divulgar de forma efetiva produtos ou serviços e alcançar novos públicos.

Como começar a desenvolver uma estratégia efetiva para o meu e-commerce?

Como você pôde acompanhar durante o artigo, as estratégias de marketing digital são efetivas quando a comunicação também é trabalhada

Para quem busca desenvolver essas ações, é necessário começar um planejamento eficaz e um estudo sobre os objetivos a serem atingidos, assim como uma análise do público-alvo e quais estratégias serão realizadas para alcançá-los.

Para começar, aproveite as oportunidades de marketing digital que seus concorrentes ignoram, descobrindo novas tendências e estratégias no mundo digital.

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Até a próxima!