Como uma agência full service pode ajudar na gestão de marca

agência full service

Sumário

A agência full service tem a capacidade de oferecer às empresas uma gama de serviços essenciais para o seu crescimento. 

As estratégias traçadas oferecem soluções de marketing e comunicação para alcançar um determinado objetivo, seja para aumentar a visibilidade ou o reconhecimento da marca.

Desenvolver e gerar esse valor é importante para maximizar o seu reconhecimento, construir uma presença e reputação diante do mercado. 

Vale lembrar, que uma comunicação 360 entrega alta qualidade nos serviços, uma vez que a agência tem profundo conhecimento e expertise, oferecendo resultados para os seus consumidores.

Dessa forma, os clientes sempre terão acesso às melhores ideias, tecnologias e soluções. 

Mas se você tem curiosidade e quer entender como uma agência full service funciona e se ela é a estratégia ideal para a sua marca, continue conosco. Durante o artigo abordaremos os temas:

  • O que é uma agência full service;
  • Agência full service e agência convencional: quais são as diferenças;
  • Quais são os benefícios de contratar uma agência full service;
  • O que é gestão de marca;
  • Como fazer gestão de marca;
  • Como a agência full service pode ajudar na estratégia de marketing da sua empresa.

O que é uma agência full service?

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Contratar diferentes profissionais ou empresas para realizar serviços de marketing é uma demanda cansativa, pois leva tempo e a equipe não trabalha em conjunto para desenvolver um determinado objetivo.

Além de ser um processo desgastante para o empresário, os resultados entregues não são tão satisfatórios quanto seriam com uma agência full service, visto que neste caso, os profissionais de marketing encontrarão as estratégias mais eficazes e soluções abrangentes para as necessidades do cliente.

Para entendermos melhor, vamos destacar aqui alguns dos serviços:

  • Planejamento de marketing estratégico: Ajuda as marcas a definir suas metas e a desenvolver um plano para alcançá-las;
  • Branding e Design: Cria uma imagem coerente e atraente para uma empresa, produto ou serviço a partir da produção de naming, marcas, embalagens, catálogos, folders e outros materiais;
  • Publicidade e propaganda: Desenvolve campanhas publicitárias em mídias tradicionais e digitais;
  • Produção de vídeo: Dirige, faz captação e edição de vídeos institucionais, comerciais, treinamentos, etc;
  • Designer Gráfico: Cria designs visuais para comunicação gráfica, realizando trabalhos para um ampla gama de mídias, incluindo impressão digital e mídia impressa, como logos, anúncios, embalagens, sites, revistas e etc;
  • Marketing de conteúdo: Produz conteúdo de qualidade para ajudar a construir a presença e autoridade;
  • Marketing digital: Desenvolve e implementa estratégias, incluindo SEO, mídias sociais, email marketing, etc;
  • Análise de dados: Analisa KPIs (Key Performance Indicator) para identificar tendências e oportunidades, sendo essa uma estratégia que possibilita um acompanhamento detalhado do desempenho do marketing;
  • Endomarketing e Employer Branding: Faz o diagnóstico, estratégias macro, programas, campanhas e projetos, intranet, TV corporativa, rádio interna e etc.
  • Marketing de Guerrilha e Live Marketing: chama a atenção do consumidor e proporciona uma experiência memorável através de eventos surpresa, performances teatrais, instalações artísticas, feiras, shows, palestras, apresentações e dentre outros.

Esses são alguns dos serviços oferecidos por uma agência full service, que tem como objetivo fornecer soluções completas voltadas para marketing e publicidade, sem precisar recorrer a múltiplos freelancers ou agências.

Agência full service e Agência convencional: quais são as diferenças?

Esses dois tipos de agências são diferentes porque o serviço é voltado para finalidades diferentes.

Enquanto a agência full service oferece diferentes tipos estratégias, a agência convencional trabalha com entregas mais específicas, como criação de conteúdo, gerenciamento de mídia ou pesquisa de mercado. Em comparação com as agências full service, as agências convencionais são geralmente menores e mais enxutas

A abordagem, os recursos, a variedade de especialistas e o preço são fatores que também mudam de acordo com cada agência.

Contudo, a escolha entre uma agência full service e uma convencional depende das necessidades específicas de cada empresa e do orçamento disponível.

Quais são os benefícios de contratar uma agência full service?

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Ter acesso aos serviços de uma agência full service, é ter maior qualidade nos resultados, aumentando o ticket-médio e tornando os negócios promissores.

Isso porque, os especialistas terão uma visão ampla e global do negócio, definindo o que deve ser trabalhado para entregar à marca um plano de ação que traga soluções integradas e eficazes para as necessidades de marketing.

Além disso, a consistência da mensagem da marca será implementada de uma forma estratégica, o que garante uma comunicação bem trabalhada com o público.

Portanto, essa contratação oferece muitos benefícios, incluindo:

  • Estratégia e Posicionamento: Com uma estratégia bem amarrada e forte análise de mercado, a agência full service identifica as melhores oportunidades, com o objetivo final de melhorar os resultados de marketing e vendas.
  • Rentabilidade: a empresa tem um retorno financeiro obtido em relação ao capital investido, pois as necessidades serão definidas claramente. Isso evita cobranças desnecessárias ou serviços desnecessários;
  • Análise precisa: a agência full service realiza pesquisa de mercado, analisa a presença, desempenho e os concorrentes da marca. Essa observação será primordial para determinar quais serão as estratégias utilizadas para atingir um objetivo de marketing;
  • Inovação: uma agência full service pode ser vista como mais criativa porque oferece uma ampla gama de serviços, incluindo publicidade, design, mídias sociais, SEO, entre outros. Isso significa que a agência pode ter uma equipe mais diversificada e com diferentes perspectivas criativas, o que pode resultar em soluções mais inovadoras e eficazes;
  • Resultados consistentes: os processos e as ferramentas de gerenciamento de planejamentos são utilizados para garantir a consistência em todos os projetos. Essa é uma maneira de trabalhar a comunicação entre a agência e o cliente e pode ajudar a garantir que todas as partes estejam alinhadas, sendo possível a entrega do trabalho mais consistente;
  • Aumento do ticket médio por cliente: ao analisar dados de vendas e comportamento do cliente, a agência full service consegue identificar oportunidades que solucionam as dores dos consumidores da marca, trabalhando a fidelização e a personalização do atendimento ao cliente;
  • Experiência do cliente: para identificar pontos de dor e oportunidades, a agência faz um estudo através de dados e feedback de consumidores. Com isso, as ações realizadas serão implementadas de forma estratégica, para atender as dores do cliente, e consequentemente, aumentando a satisfação dos mesmos.

O que é gestão de marca?

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Agora que já sabemos o que é uma agência full service, seus benefícios e como ela funciona, não podemos deixar de trazer aqui o processo de gestão de marca, que mencionamos ao decorrer do artigo.

Gestão de marca é a criação, o desenvolvimento e a manutenção da identidade da marca de uma empresa. Ou seja, é um conjunto de ações estratégicas que buscam estabelecer e fortalecer a reputação e a imagem da instituição.

Esse processo de criar, desenvolver e manter a identidade da marca consiste em definir a identidade visual, como logotipo, cores e tipografia. Assim também, desenvolve mensagens e valores da marca, como  a sua missão, visão e valores. O objetivo dessa gestão é administrar e preservar a identidade da marca ao longo do tempo.

E foi assim que nós aprendemos a respeitar grandes nomes e referências do mercado: Apple, McDonald’s, Adidas, Nike, Amazon e tantas outras.

Antes dessas marcas serem referências, a gestão estava sendo trabalhada ao longo dos anos.

Como fazer gestão de marca?

Agências full service oferecem serviços de gestão de marca, incluindo consultoria e suporte na definição e implementação de estratégias de marca.

Esse trabalho é feito a partir da seguinte análise:

  • Estudando e entendendo a história, valores e personalidade da empresa e como ela é percebida pelos públicos-alvo;
  • Criando uma identidade visual coerente com logotipo, tipografia, cores e outros elementos visuais;
  • Desenvolvendo a criação de uma mensagem clara e coerente para transmitir os valores e comunicar com o público;
  • Integrando a marca em todas as ações incluindo produtos, embalagens, site, mídias sociais, entre outros;
  • Verificando a percepção da marca por parte dos consumidores;
  • Mantendo a coesão e a consistência da marca ao longo do tempo, para assegurar que todas as ações estejam alinhadas aos valores e propósito da empresa.

Como a agência full service pode ajudar na estratégia de marketing da sua empresa?

Como pudemos ver durante o conteúdo de hoje, uma agência full service tem o poder de transformar a história de uma marca. Isso porque, a empresa terá acesso a uma equipe unida, em que todos juntos realizam uma entrega de comunicação 360, isto é,  uma abordagem completa e integrada para o marketing.

A visão completa e integrada da presença da marca e da comunicação é uma estratégia necessária para maximizar o retorno sobre o investimento e atingir seus objetivos de negócios.

Se você está buscando visibilidade, construção de marca, fidelização e atração de novos clientes, comece agora mesmo a investir na contratação de uma agência full service.

Veja na prática como funciona, solicite agora o seu orçamento e descubra quais estratégias são necessárias para a sua marca.

 Por hoje é só, até o próximo conteúdo! 

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