O que é SEO e SEM: como alcançar o topo do Google em 2022

SEO e SEM

Sumário

SEO, SEM e o mundo digital permitem um novo leque de oportunidades diferente de outros canais para as empresas se comunicarem com seus clientes e novos públicos, podendo vender e criar conceitos. 

A Anatel divulgou que no Brasil, o número de pessoas com acesso fixo à banda larga cresceu 241% desde o início da pandemia, em março, quando a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a pandemia da Covid-19.

Este dado nos remete à relevância fundamental que o meio digital tem, pois a quantidade de usuários que estão inseridos na internet podem ser vistos como uma oportunidade de conversão para as empresas. 

É preciso saber utilizar as possibilidades a favor da corporação que deseja alcançar o público-alvo que está conectado, atraindo novos visitantes para convertê-los em potenciais clientes. 

Assim, faz-se necessário o entendimento sobre as ferramentas de marketing digital, bem como a importância do SEO e do SEM.

Continue conosco, durante o conteúdo vamos destacar o que é e qual a importância do SEO, SEM e como alcançar o topo do Google em 2022.

Boa leitura!

O que é SEO em marketing digital?

SEO são técnicas estratégicas utilizadas com o objetivo de otimizar e dar visibilidade a sites, blogs e redes sociais através do posicionamento nos resultados orgânicos.

Apesar do Google não divulgar os dados, podemos ter uma base da quantidade de usuários se analisarmos as seguintes ocasiões:

  • O Facebook é a rede social mais utilizada pela população mundial, com mais de 2,85 bilhões de contas ativas;
  • O número de pessoas que usam internet no mundo, durante o ano de 2021, chegou a 4,66 bilhões
  • 5,22 bilhões de pessoas, ou seja, 66,6% da população no mundo usam smartphones;

Diante dos pontos destacados acima, podemos compreender que os números de usuários é maior do que podemos imaginar. 

Se no ano de 2012, segundo o Google Zeitgeist, 1,2 trilhões de buscas foram feitas, podemos tentar medir o cenário atual. 

Se milhares ou trilhões de pesquisas são feitas nas ferramentas de busca, fazer com que o site da empresa apareça na primeira página de busca e se destaque diante da concorrência é uma expertise e um modo de saber posicionar-se no mundo digital.

Mas, para isso, existem alguns fatores e técnicas que devem ser realizados, como a estratégia de SEO (Search Engine Optimization).

É através das técnicas de SEO que os algoritmos são influenciados. 

Os algoritmos, por sua vez, são sequências e processo de software que acontecem de forma programada com a finalidade de solucionar problemas ou executar tarefas.  

O Google, por exemplo, diariamente muda os seus algoritmos, para melhorar os processos e os resultados internos. 

Vejamos agora alguma técnicas de SEO:

  • Otimização on-page: é realizada dentro do próprio site com o objetivo de otimizar os motores de busca e melhorar o tráfego orgânico.
  • Utilização de tags H1, H2 e H3: essa é uma etapa que representa a formatação do conteúdo, sendo ele estruturado com edições de tamanhos, fontes e estilos para blogs. 

As tags H1 precisam ser utilizadas em títulos primários, H2 em subtítulos e H3 em subtítulo dentro do H2. 

A partir disso, quando as pessoas fazem a busca de um produto, ou serviço, através da palavra-chave, o Google apresenta os resultados encontrados, sendo estes o ranking dos mecanismos do Google da primeira página, apontando os sites que estão com uma gestão eficiente de SEO.

Porém, para isso, é indispensável realizar uma análise de planejamento das palavras-chaves, criar conteúdo de qualidades e relevantes, bem como desenvolver o design, layout e a performance.

Assim sendo, uma marca que quer ganhar visibilidade, divulgar seus produtos e serviços em sites ou redes sociais, deve saber que o SEO, suas métricas e palavras-chaves são de fundamental importância.

O que é SEM? 

Search Engine Marketing ou marketing para mecanismo de busca é uma sigla (SEM) muito conhecida no marketing digital. 

Empreendedores que querem inovar e abrir um negócio online, devem saber que o SEM é importante, pois são estratégias de marketing responsáveis por colocar os sites mais próximos do topo da página durante as buscas que são realizadas. 

Isto significa que o SEM ajuda a marca a prosperar da seguinte maneira:

O SEM é dividido em SEO e links patrocinados (também são conhecidos como links pagos pelo Google Ads ou Facebook Ads), que são aqueles anúncios vistos diariamente nas redes sociais ou nos sites e no topo dos resultados em mecanismos de busca.

A utilização do SEM pode ser feita de forma paga ou orgânica. 

Os links patrocinados em forma de imagem, por exemplo, são ferramentas de SEM que fazem os sites ganharem destaque durante a busca.

Ao longo de uma busca, o SEM ajuda o site a se tornar uma prioridade diante dos outros conteúdos. Isto é fundamental, pois 75% da população não passa da primeira página de busca, segundo uma pesquisa realizada pela HubSpot, uma plataforma de CRM.

Search Engine Optimization é uma outra ferramenta de SEM utilizada com o intuito de otimizar o mecanismo de busca e aumentar o tráfego.

As ferramentas de SEO e SEM são essenciais para garantir o sucesso do rankeamento do site.

Desta forma, a principal diferença é que o SEO alcança o melhor resultado de pesquisa orgânica, já o SEM utiliza mecanismos como o Google para anunciar produtos ou serviços de empresas para os usuários que navegam na internet.

O que é e qual a importância da otimização de plataforma online?

Como podemos ver, o investimento para otimizar as plataformas online é indispensável, pois é assim que as pessoas que estão usando a internet tomam conhecimento de uma empresa e seus produtos. 

Um conteúdo de qualidade bem como materiais atrativos são importantes para qualquer site, porém sem a otimização de SEO, os potenciais clientes não terão acesso ao material que a marca quer divulgar ou vender.

A palavra-chave é um conceito fundamental de SEO. Conhecendo bem a instituição, é possível utilizar as palavras-chaves corretas para que, quando o usuário pesquise no navegador perguntas ou dúvidas sobre o assunto relacionado, o conteúdo da empresa apareça entre os outros concorrentes.

Além disso, o faturamento aumenta, pois com a estratégia correta de anúncio, os usuários clicam para acessar a página do site, o que é ótimo para despertar o interesse de compra nas opções encontradas.

Conheça as tendências de SEO para 2022

Acompanhar a tecnologia bem como os novos comportamentos do consumidor é essencial, pois é assim que as empresas se destacam diante do mercado. 

Otimizar sites, oferecer conteúdos de qualidade e acompanhar as mudanças no algoritmo são tendências que devem ser levadas em consideração. Além dessas, existem outras que farão a diferença em 2022. 

Imagens para Google Lens:

O Google Lens é uma ferramenta inteligente que consegue interpretar informações através das imagens. O aplicativo verifica a semelhança da imagem com o banco de dados para realizar a definição de cada foto.

Sendo assim, quando abrimos o aplicativo e apontamos a câmera para um determinado objeto, o software realiza uma busca e apresenta informações sobre aquele determinado item, direcionando o usuário para um site de compras ou um blog.

As imagens são indispensáveis e fazem parte das novas tendências de SEO para 2022, pois elas ajudam na performance, na velocidade do site, na decisão de compra e são tão importantes quanto o texto.

Sendo assim, podemos compreender como as imagens são um diferencial de SEO. Elas tornam a experiência agradável e se estiverem categorizadas e adequadas, podem ser encontradas no Google imagens.

Conteúdos em formatos mais longos:

Conteúdos longos, porém mais precisos e mais objetivos que respondam às intenções de buscas fazem parte das novas tendências para 2022.

O marketing de conteúdo atrai o público e sites que entregam artigos únicos e originais tendem a se destacar, pois movem o usuário e fazem o SEO funcionar.

Para mais, entregar conteúdos que complementam com o visual como gráficos, infográficos e mapas, ajudam a impactar a experiência do usuário e resulta em benefícios como:

  • Maior visibilidade do site;
  • Maior chance de conversão de novos clientes;
  • Geração de autoridade e confiança;
  • Reconhecimento da empresa e seus produtos ou serviços;
  • Aproximação no relacionamento com clientes;
  • Maior captação de leads e conversão de vendas.

Utilização de vídeo:

Os vídeos são bem aceitos pelo público, podemos perceber isso através dos aplicativos de vídeos que viralizam na internet. 

É uma forma mais rápida de consumir e de aprender sobre um determinado assunto e as empresas que se adaptam a estas novas tendências, acompanham os desejos dos consumidores.

Além do que, os cliques em vídeos que aparecem como resultado de busca, tendem a ser maiores.

As técnicas que podem ajudar são:

  • Adicionar palavras-chaves na descrição e no título;
  • Adicionar tags que estejam relacionados ao tema do vídeo;
  • Adicionar imagens nos vídeos;
  • Adicionar legendas;
  • Adicionar uma descrição do conteúdo.

Pesquisa por voz:

As pessoas, quando estão dirigindo ou muito ocupadas, fazem pesquisa por voz, por ser um meio mais rápido e eficaz. 

As assistentes virtuais como Alexa e Siri, por exemplo, são formas de agilizar e facilitar a vida das pessoas. Talvez por este motivo o recurso de pesquisa de voz potencializa o SEO do site. 

O conteúdo que responde a este formato de pesquisa tende a aparecer quando a pergunta é feita na plataforma de busca. 

O ideal é que o site ofereça um conteúdo que seja direto, com uma linguagem natural e de fácil compreensão.

Princípio EAT:

EAT (Expertise, Authoritativeness and Trust) oferece especialização, autoridade e confiabilidade. Estas são partes importantes do algoritmo do Google que diz respeito sobre a expertise de um site que conquista a primeira página de busca.

Os fatores do EAT conseguem identificar se um site tem conteúdos úteis e de qualidade. 

Por este motivo, a importância de criar conteúdos para o site que sejam relevantes e com técnicas que deixam o texto mais aperfeiçoado, seguindo também as outras tendências e boas práticas de SEO citadas acima durante o artigo.

Conteúdo de qualidade:

Para desenvolver um conteúdo que faça a diferença e mova o SEO do site, é essencial desenvolver técnicas que possam contribuir com o artigo. 

Ao desenvolver um texto, existem meios como a persona, que oferece ao escritor informações e ferramentas para desenvolver linguagens e características que tem o poder de atingir o público ideal da marca.

Porém, vale ressaltar que existe uma diferença entre persona e público-alvo. A persona é o potencial cliente, já o público-alvo é o perfil geral do consumidor.

Contudo, a persona ou buyer persona é baseada em uma pesquisa, sendo uma estratégia eficiente onde é definido o perfil social, os objetivos do cliente e como a empresa pode ajudar a solucionar suas dores.

Um texto mal estruturado, que não corresponde às expectativas dos usuários, pode colocar o site fora da primeira página. 

Ou seja, escrever conteúdos que tenham fundamento, dados de pesquisas para transmitir segurança ao leitor faz toda a diferença. 

A importância de saber sobre tendências e técnicas de SEO para sua empresa

As técnicas de SEO são essenciais para todas as empresas que pretendem atingir seus objetivos através do site. 

Quanto mais se entende do assunto de SEO e suas estratégias, mais fácil será alcançar o público, ganhar visibilidade geral, construir segurança, oferecer experiências e vender mais.

A nova era do marketing está em constante transformação, bem como o comportamento dos usuários e ter essa expertise de investir em marketing digital, fará com que a empresa se destaque.

Vale evidenciar que os algoritmos do Google estão sempre mudando, logo, é importante que os profissionais que tomam conta das plataformas de sites e blogs estejam atualizados.

Leia também: Os 10 erros de marketing que a sua empresa pode estar cometendo.

Como uma agência pode te ajudar chegar ao topo dos mecanismos de busca

Saber todas as técnicas de SEO não é tão fácil e para isto, tempo e experiência são duas características básicas. 

Caso o tema seja complicado para você, uma agência de marketing digital especializada em SEO é uma opção excelente para que a sua empresa tenha problemas solucionados e crie presença na web.

A Lebbe te ajuda a identificar seu público-alvo, a jornada de compra e os canais corretos. Que tal gerar impacto, marcar lembranças do consumidor, investindo menos? 

Entre em contato conosco para fazer o seu site alcançar o topo do Google.

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